terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Seria a Ciência de Terra Jovem algo Bíblico?



Criacionistas de Terra Jovem vão, com freqüência, dizer que “precisamos olhar para o mundo com os olhos da Bíblia”. É claro que, aqui eles não querem dizer “Bíblia”, mas sim a sua interpretação de que a criação aconteceu apenas à alguns milhares de anos.
Por exemplo, Ken Ham do Answers in Genesis diz, em seu debate com Bill Nye que eles “tem a mesma evidência, mas chegam a conclusões diferentes pois Ken Ham enxerga com olhos bíblicos” (provavelmente não foi com essas palavras, mas quem já viu algo do Ham e outros CTJ sabe que eles sempre falam isso.)
Deixando todo o raciocínio circular de lado, existe um problema maior nisso: A Bíblia diz que o cético pode saber que Deus existe olhando pra natureza. Mas, o cético nunca vai pressupor que a Bíblia seja verdade. Portanto, a “ciência” de Terra Jovem não é Bíblica.
Onde a Bíblia diz isso? Aqui:

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis - Romanos 1:20

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? - Salmos 8:3-4

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol, que é como um noivo que sai de seu aposento, e se lança em sua carreira com a alegria de um herói. Sai de uma extremidade dos céus e faz o seu trajeto até a outra; nada escapa ao seu calor. - Salmos 19:1-6

Se Deus pode ser conhecido na natureza, e a terra “aos olhos de céticos” tem bilhões de anos, então o cético pode conhecer ao Deus que criou o universo com bilhões de anos. Através do Big Bang. Que ajustou finamente o universo para a existência de vida. Que ajustou finamente o universo para que a ciência pudesse ser feita.

Se o Deus da Bíblia pode ser conhecido pela natureza, e a natureza tem bilhões de anos, então o Deus da Bíblia criou uma natureza antiga. E, portanto, a interpretação das Escrituras de terra jovem esta errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário