sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Seria o uso de "Elohim" (deuses) evidência de politeísmo na Bíblia?


Seria o termo “elohim” (deuses) um argumento em favor do politeísmo, usando a Bíblia? Alguns grupos politeístas dizem que sim. Mas uma breve analise do texto hebraico refuta não apenas a teologia deles, como a daqueles que dizem que Deus é apenas uma pessoa.

Seria o uso de "Elohim" (deuses) evidência de politeísmo na Bíblia?


Elohim é o plural de Elohah. Essa palavra literalmente significa “deuses”. Porem, existem versos em que ela é usada no plural para se referir ao singular. Por exemplo:

No princípio criou [bara] Deus [Elohim] o céu e a terra. - Gênesis 1:1

A palavra “bara” esta no singular, enquanto “Elohim” esta no plural. No primeiro verso de toda a Bíblia, já temos uma incitação da Trindade: Um Deus que é Três Pessoas.
Em outros textos, ainda fica mais claro que existe uma pluralidade de pessoas que são um único Deus:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. - Gênesis 1:26,27

De novo, “Elohim” é a palavra usada. “Façamos”, “nossa”, etc estão no plural. “Criou” no singular. Novamente vemos aqui a doutrina da Trindade.
Testemunhas de Jeová vão dizer que esse texto deve ser interpretado como Deus falando ao “mestre de obras”, Jesus. Na concepção deles, Jesus era o Arcanjo Miguel, que é um deus menor. Porem, isso vai contra a teologia deles que é monoteísta e também contra Isaías:

“Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” - Isaías 43:10


Unicistas vão dizer ainda que Deus estava falando com os anjos. Porem, o texto é claro em dizer que: (a) Deus disse façamos (plural) o homem a nossa (plural) imagem; e (b) Deus criou (singular) o homem a sua imagem. Com isso em mente, vemos o erro dos unicistas. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Não à imagem e semelhança de anjos.
Também não pode ser Deus falando com seus atributos porque isso basicamente não faz sentido nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário