Pessoas sendo sempre pessoas.
Acho fascinante como o ser humanos consegue ser hipócrita a ponto de
relativizar apenas aquilo que não o convêm. Por exemplo, se alguém pede pro
filho dizer a verdade sobre algo, ele não pode dizer “bom, isso que meu filho
disse eu vou interpretar dessa forma, mas talvez minha esposa interprete de
outra e estamos ambos certos”. Ninguém chega no banco, ve que só tem 5 mil na
conta a diz “isso é verdade pra você, mas a minha verdade é que eu tenho 100
milhões”.
Pessoas querem a verdade com
tudo, mas quando chega a religião e a moralidade elas relativizam. Isso,
obviamente comete a falácia do taxi. Quer dizer, você usa um principio onde lhe
convêm, mas quando não lhe agrada mais, você o dispensa como se fosse um taxi
que chegou ao ponto.
Agora, a questão é: A Bíblia
admite diversas interpretações? A resposta é “sim” e “não”. Deixe-me explicar:
Existem passagens na Bíblia
que são descritas de forma histórica, mas também possuem um significado
simbólico. Por exemplo, a fuga dos israelitas do Egito é descrita de forma
literal e histórica, mas também possui o significado simbólico de que o Messias
viria a livraria o povo da escravidão do pecado. Nesse caso (e em alguns outros)
existe um sentido duplo. Literal e metafórico, ao mesmo tempo. Duas
interpretações que não se contradizem.
Claro que, você não pode dizer
que é apenas uma metáfora. A história do êxodo é descrita em linguagem
histórica, então você estaria sendo hermeneuticamente e historicamente incorreto
em dizer que é apenas simbolismo. E o sentido metafórico também deve ser secundário e incerto em muitos casos.
Agora, no quadrinho acima você
ve que esta escrito “por isso existem 1000 denominações”. Porem, isso esta
errado. Na verdade, de acordo com a Enciclopédia Cristã Mundial existem 33820
denominações. Sendo 21990 pós-denominacionalismo e 11830 denominacionais. Dessas
11830, 242 são católicas romanas e 8793 são protestantes. Desse grupo de
protestantes, existem varias denominações que não são protestantes (como
Pentecostais Unidos). Mas, enfim, isso não vem muito ao caso. [Caso queira mais
informações, sugiro que acesse o artigo “O
Mito das 30 mil denominações protestantes”, do meu amigo Erving Ximenes]
O fato de pessoas
interpretarem a Bíblia de forma diferente, não
implica que a Bíblia admita diversas interpretações. Seria como se alguém
lesse um livro com a história dos Estados Unidos e interpretasse cada parte da
história de forma diferente.
Quando falamos da Bíblia,
falamos de 66 livros e cerca de 40 autores que escreveram em um período de 1500
anos. Então, você não pode pegar uma parte e interpretar sem levar em conta: o
contexto histórico, o contexto literário, o estilo de escrita do autor, as
condições do autor, o publico alvo, etc.
Obviamente, pessoas que não
tem estudo algum vão interpretar de forma errada. Mas não podem todas essas
interpretações estarem ao mesmo tempo corretas.
Quando Jesus diz “Antes de
Abraão ser, Eu Sou” (João 8:58), vemos no contexto que os Judeus ficaram bravos
e queriam apedreja-lo pois entenderam que ele estava usando o mesmo nome que
Deus usa em Êxodo 3:14.
Dado o contexto, e a forma
como os judeus entenderam o que Jesus disse, é impossível você interpretar de
forma de Jesus não tenha dito ser Deus. (A não ser que você queira fazer
cambalhotas exejegues, o que mostra que não quer compreender a Bíblia, mas sim
que ela se encaixe ao seu pensamento.)
É impossível interpretar os seguintes
versos de diversas formas:
No
princípio criou Deus o céu e a terra. - Gênesis 1:1
Jesus
chorou. - João 11:35
Mas, vindo
a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a
lei - Gálatas 4:4
E no
primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as
especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. - Lucas 24:1
Eu poderia ir além. Mas creio
que ficou claro: A idéia de que a Bíblia admite várias interpretações, porque
pessoas tem interpretações diferentes, é gigantescamente falaciosa. Mesmo se
duas pessoas interpretarem um versículo de forma diferente, isso não implica
que ambas estão certas. É logicamente impossível que duas afirmações opostas
sejam verdades ao mesmo tempo.
Se você não gosta de uma
interpretação, isso não a torna em falsa. Como Paul Copan colocou:
“Existem
varias verdades que eu mesmo não gosto ou acho difíceis de aceitar, mas não
gostar delas não me da a liberdade de rejeita-las. Eu tenho que aceitar que
elas são verdades.” [Citado em “Think Christianly”, How to Respond to the “That’s Just Your Interpretation” Objection,
online em http://www.thinkchristianly.org/how-to-respond-to-the-thats-just-your-interpretation-objection/
(acesso em 28 de janeiro de 2016)]
“Ah, mas é falsa pra mim!” –
Para ver qual é a verdade, sua “verdade” pode ser mentira. O mundo não gira a
sua volta.
Alem disso, isso é baseado em raciocínio circular: Se a Bíblia foi inspirada por Deus, então Ele não pode dizer varias coisas contraditórias no mesmo lugar. Para a objeção pelo menos começar a funcionar, ela tem que pressupor que Deus não inspirou a Bíblia.
Por fim, a própria ideia de
que a Bíblia admite diversas interpretações é auto-refutável. Afinal, essa
interpretação da Bíblia de que a Bíblia admite diversas interpretações, é a
interpretação correta ou é apenas a sua?
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