Beemote e Leviatã. Seriam eles
dinossauros? Colocar criaturas que viveram milhões de anos no passado em
conjunto com as pessoas da Bíblia parece ser mais uma tentativa de encaixar
nossa ciência moderna no texto, coisa que os Criacionistas de Terra Jovem amam
fazer. Contudo, um estudo (mesmo que mínimo) do contexto em que o Antigo
Testamento foi escrito revela quem realmente são essas criaturas. Para avaliar
o que eram essas criaturas, devemos ir ao contexto em que o texto foi escrito,
e tentar entender como os leitores daquela época viam tais criaturas.
Primeiro, vejamos nosso amigo Beemote:
Contemplas
agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
Eis que a
sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.
Quando
quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Os seus
ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
Ele é
obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.
Em
verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam.
Deita-se
debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama.
As
árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.
Eis que
um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se
levante até à sua boca.
Podê-lo-iam
porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz? (Jó
40:15-24)
Mas porque o Beemote não pode ser um
dinossauro? Bom, há diversas razões para isso: em primeiro lugar, o único
argumento fornecido é da “cauda que se move como um cedro”. Como o cedro é uma
árvore enorme, então a cauda só pode ser de um dinossauro. Certo? Errado. Note
dois problemas aqui: (1) não é uma descrição da aparência da cauda, mas sim do movimento
da cauda; (2) não existe esse tipo de cedro no Oriente Próximo, mas existe um
outro tipo de cedro que se move facilmente com o vento[1]. O segundo problema é que
o Beemote cabe debaixo de uma árvore (21-22), coisa que uma criatura como o
Sauropode (a qual os Criacionistas de Terra Jovem amam dizer que é o Beemote)
não pode fazer, por ter cerca de 25 metros de altura.
Um terceiro problema vem com a palavra
hebraica בְ֭הֵמוֹת behemot que tem
sua origem na palavra בְּהֵמָה behemah,
que significa “gado”. Os dinossauros não eram animais de gado e, na verdade,
tinham uma estrutura mais de répteis. Assim, a comparação entre o Beemote e um
dinossauro não funciona.
Um quarto problema que pode ser
apontado, vem da estrutura do texto. Note o que é dito:
Eis que a sua força está
nos seus lombos,
e o seu poder nos músculos do
seu ventre.
Quando quer, move a sua
cauda como cedro;
os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são
como tubos de bronze;
a sua ossada é como barras
de ferro.
Jó
40:16-18
A estrutura desse texto é chamada de
paralelismo, onde a sentença sublinhada está em paralelo com a sentença em
itálico que a precede, e as cores correspondem ao seu paralelo na sentença
seguinte. Note que “sua força” é paralela ao “seu poder”, “seus lombos” aos
“músculos do seu ventre”, “seus ossos” à “sua ossada”, e “tubos de bronze” às
“barras de ferro”. Agora, por que a “sua cauda” é paralela aos “nervos das suas
coxas” e “cedro” à “entretecidos”? Porque provavelmente o cedro a que se refere
é um tipo de Cedro do Líbano, onde os galhos entrelaçados se movem facilmente
com o vento. Essa “cauda” está em paralelo com os “nervos”, que se referem aos
testículos do animal (a Vulgata traduz para “testiculorum”). Assim, o foco aqui
é na capacidade reprodutora desse animal, onde, dada a estrutura de paralelismo
poético do texto, vemos que “cauda” não é literal.[2]
Quem é, então, o Beemote? Não é atoa que
esse ente com um boi (40:15). O Beemote aqui provavelmente é um grande boi,
comum nos textos sagrados do Antigo Oriente Médio. O estudioso John Day diz
que, assim como em Jó
os textos
Ugaríticos mencionam duas vezes uma criatura mítica parecida com um boi junto
do Leviatã, conhecido como Arsh, ou Atik, o bezerro de El (KTU2 1.3.III.40-44; 1.6.VI.51-53), e isso deve, com
certeza ser a grande fonte da figura do Beemote. Além disso, na segunda alusão
Ugarítica, Arsh é representado como estando no mar, assim como o Beemote está
em um rio em Jó 40:23.[3]
O Beemote, assim, é uma criatura
sobrenatural, um “monstro do caos”, que representa a fertilidade, o gado e o
mundo animal como um todo. Ele representa tudo isso. O fato do Leviatã,
nos outros textos religiosos, também vir acompanhado de uma criatura do gado,
serve de forte evidência para essa conclusão.
Mas falando em Leviatã, como devemos
enxergar ele? Um dinossauro ou um crocodilo? Se você leu até aqui com atenção,
notará que o Leviatã está na mesma categoria do Beemote, mas como representante
do caos dos mares. A Bíblia fala do Leviatã em diversos textos:
Característica
|
Texto Bíblico
|
Várias
cabeças
|
Salmos
74:14
|
Serpente
|
Isaías
27:1
|
Dragão
|
Isaías
27:1
|
Orgulhoso
|
Jó
41:15, 34
|
Em Isaías 27, lemos: “Naquele dia o
SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz,
e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o
dragão, que está no mar” (Isaías 27:1).
Esse texto é paralelo ao texto Ugarítico, que
diz: “Quando tu castigou a Litanu, a serpente veloz, aniquilaste a serpente tortuosa, o dominante que possui sete cabeças”
(KTU 1.5:I:2)[4]
As sete cabeças de “litanu” estão em
paralelo com o Salmo 74: “Fizeste
em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes
do deserto” (Salmos 74:14). John Day coloca da seguinte forma:
No Antigo
Testamento, o dragão é, algumas vezes, chamado de Leviatã, e ele também é dito
como um ser com mais de uma cabeça (Sl 74.14), e também é chamado de tannîn ‘dragão’, descrito como a ‘serpente
tortuosa’ (Is 27.1). Nos textos Ugaríticos, nós lemos algo similar, falando de
um dragão (tnn) de sete cabeças
chamado ltn [...] (KTU2 1.5.i.1-3)[5]
Em outros textos, no próprio livro de
Jó, Leviatã aparece com outros nomes, como Yam e Raabe:
Sou eu o mar [yam], ou o monstro das profundezas [tannin], para que me ponhas sob guarda?
(Jó 7:12)
Deus não refreia a sua
ira; até o séquito de Raabe encolheu-se diante
dos seus pés. (Jó 9:13)
Com seu poder agitou
violentamente o mar; com sua sabedoria despedaçou Raabe.
Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca. (Jó 26:12,13)
No texto Ugarítico, após chamar Litanu
de Tirano, nos lemos também:
Certamente
eu destruí Yam, amado de El,
certamente eu coloquei um fim no Rio, o poderoso deus.
Certamente
eu levantei o Dragão [tannin] de duas
chamas
Eu destruí
a Serpente tortuosa, o Tirano com sete cabeças. (KTU 1.3:III:38-46)[6]
Leviatã é o dragão de várias cabeças,
que no Antigo Oriente Médio era conhecido por ser a personificação do caos do
mar. Assim, Leviatã, Yam, Litanu, Raabe e tannin, são essa mesma criatura do
caos. Vejamos o Salmo 74, onde Leviatã aparece, e qual o seu papel:
Mas tu, ó
Deus, és o meu rei desde a antiguidade; trazes salvação sobre a terra.
Tu dividiste
o mar pelo teu poder; quebraste as cabeças das serpentes das águas.
Esmagaste
as cabeças do Leviatã
e o deste por comida às criaturas do deserto.
Tu
abriste fontes e regatos; secaste rios perenes.
O dia é
teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua.
Determinaste
todas as fronteiras da terra; fizeste o verão e o inverno. (Salmos 74:12-17)
No Salmo 74, nos é dito a Deus: “dividiste
o mar” (74:13), “quebrantaste as cabeças das serpentes das águas” (74:13) e de
Leviatã (74:14), que foi dado como “comida às criaturas do deserto” (74:14).
Deus criou as “fontes e regatos” e secou os rios perenes (74:15). Essa batalha
de Deus contra as “águas” é encontrada em diversas passagens da Bíblia, e nesse
salmo, temos uma linguagem paralela à de Gênesis 1.[7] Michael Heiser coloca da
seguinte forma:
O salmo
possui um número de alusões a Gênesis 1. No capítulo original da criação, Deus
também “dividiu as águas” (Gn 1:6-7). Praticamente toda a linguagem dos versos
do Salmo 74:16-17 pode ser encontrada em Gênesis 1 (Gn 1:4-5, 9-10, 14-18).
Confuso? Um
Israelita antigo não iria ter problemas decifrando a mensagem no Salmo 74 e reconheceria
que ela está ligando a travessia do êxodo à criação – e então liga ambos os
eventos à derrota de um monstro marinho conhecido como Leviatã.[8]
Assim, o Salmo 74 e outras passagens
bíblicas nos mostram que o mar, como um exemplo da desordem e caos no mundo, é
algo que os Israelitas entendiam estar sob o domínio de Deus. Até mesmo o mais
poderoso ser que é responsável pela desordem do mundo não é páreo para Deus (Jó
41). Heiser enfatiza que:
O salmo
74 descreve a criação também – como a vitória de Yahweh sob as forças do caos
primitivo. Yahweh trouxe o mundo à ordem, fazendo dele habitável à humanidade, ou,
podemos dizer, seu povo. O ato de criação descrito no Salmo 74 era teologicamente
crucial para estabelecer a superioridade de Yahweh acima de todos os outros
deuses. Baal não era o rei dos deuses, como a história Usarítica proclamou –
Yahweh era.
O Faraó
também não era, ou qualquer um dos deuses Egípcios. Ao ligar o evento do êxodo –
o domar das águas caóticas de modo que o povo de Yahweh pudesse passas sem ser
tocado – com a história de criação, os autores bíblicos estavam colocando uma
mensagem simples e potente. Yahweh é o rei de todos os deuses. Ele é o senhor
da criação – não o Faraó, que, na teologia Egípcia, era o responsável por
manter a ordem da criação. O mesmo Deus que criou e que mantém a criação, também
a coloca a seu serviço quando precisa.
Não é
atoa que em Êxodo 15:11, Moisés, do outro lado das águas, pergunta: Quem é como tu dentre os deuses, Yahweh?[9]
No Salmo 104 também temos Deus como
criador do Leviatã e vitorioso na batalha contra as águas, algo que também é
paralelo à Gênesis 1[10]:
Salmo
104
|
Gênesis
1
|
|
1-4
|
Criação dos céus e da terra
|
1-5
|
5-9
|
Repreensão das águas
|
6-10
|
10-13
|
Águas colocadas para uso benéfico
|
6-10
|
14-18
|
Criação da vegetação
|
11-12
|
19-23
|
Criação dos luminares
|
14-18
|
24-26
|
Criação das criaturas marinhas (Leviatã
incluso)
|
20-22
|
27-30
|
Criação das criaturas viventes
|
24-31
|
Talvez você esteja perguntando: colocar
Leviatã e Beemote como seres sobrenaturais, presentes em textos mitológicos de
outros povos, não coloca em cheque a autoridade da Bíblia, dizendo que ela também
pode ser um mito?
Bom, em primeiro lugar, ninguém está
dizendo que Leviatã e Beemote são seres mitológicos no sentido de serem falsos
ou metáforas. Leviatã é a aquele que representa o caos dos mares, e Beemote o caos
no reino animal. Ambos são tão reais quanto os mares e os animais. Contudo, não
são dinossauros, mas sim criaturas sobrenaturais.
Em segundo lugar, devemos entender a
Bíblia em seu contexto histórico. Se a Bíblia relata outras criaturas
sobrenaturais (anjos, querubins, serafins, satanás, etc.) por que, a partir de
toda essa evidência, não entendemos Beemote e Leviatã como outras criaturas
sobrenaturais? Não devemos impor nossa
ciência moderna e dizer que são dinossauros que conviveram com humanos (no
melhor estilo Flintstones). Ao invés disso, o contexto do Antigo Oriente Médio (contexto
em que os autores da Bíblia viveram) deve ser nosso pano de fundo. Dizer que
temos nesses textos dinossauros que conviveram como humanos é, não só uma
violação da ciência, mas uma completa deturpação do texto bíblico e um
desrespeito ao conhecimento dos autores hebreus. Como cristãos, temos que
abraçar mais a cosmovisão sobrenatural da Bíblia ao invés de tentar ver tudo
como natural.
[1]
WisdomByTheSpirit. The Behemoth - This
is NOT a Dinosaur, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wWVdViTylaQ;
acesso 30/04/2019
[2]
Ben S. Why Behemoth isn't a Dinosaur,
2017, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AxGARM5cYKY;
acesso 30/04/2019
[3]
DAY, John. Yahweh and the gods and
goddesses of canaan, Sheffield: Sheffield Academic Press, 2000, p. 103-104
[4]
Ben S. Why Leviathan isn't a Dinosaur,
2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CMf1OKxT390;
acesso 01/05/2019
[5]
DAY, John. Yahweh and the gods and
goddesses of canaan, p. 99
[6]
Ben S. Why Leviathan isn't a Dinosaur,
2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CMf1OKxT390;
acesso 01/05/2019
[7] HEISER,
Michael. The unseen realm:
recovering the supernatural worldview of the Bible, Bellingham, WA: Lexham
Press, 2015, p. 157. Edição ePub
[8]
Ibid.
[9]
Ibid. p. 158
[10] DAY,
John. Yahweh and the gods and goddesses
of canaan, p. 101
Mas e os relatos dos homens da antiguidade, indígenas, pinturas e etc indicando a convivência entre o homens e os dinos.
ResponderExcluirSão animais comuns com características exageradas. Alguns desenhos egípcios colocam animais com grandes pescoços, enquanto outros da idade da pedra, por sua habilidade primitiva de desenhar, erram ao caracterizar certas formas.
ExcluirDe todo modo, o texto é sobre a Bíblia e a cultura em que foi escrita, não sobre as "evidências" de Flintstones.
Parei de ler quando disse: criaturas que viveram milhões de anos.
ResponderExcluirParabéns.
ExcluirA terra não tem milhões de anos.
ResponderExcluirRealmente, ela tem bilhões.
ExcluirDeus diz: olhe para o monstro beemote, que eu criei,como também criei você. Ele come capim como o boi, mas veja quanta força têm e como São poderosos os seus músculos!
ResponderExcluirO seu rabo levantado é duro como um galho de cedro, e nos músculos das suas pernas ele têm muita força. Os seus ossos São fortes como canos de bronze, e suas pernas São como barras de ferro. Ele é o mais espantosa de minhas criaturas. Sou eu, o seu criador, sou capaz de vence-lo. O capim que o alimenta cresce nas montanhas, onde as feras se divertem. Ele se deita debaixo dos espinheiros e se esconde no brejo, entre as tábuas. Os espinheiros lhe dão sombra;Os salgueiros do ribeirão o rodeiam. se há uma enchente, ele não se assusta;e fica tranquilo mesmo que a água do rio Jordão suba ate o seu focinho. Quem é capaz de cega-lo e agarra-lo, ou de prender seu mocinho numa armadilha?