quarta-feira, 1 de maio de 2019

Quem são Beemote e Leviatã?



Beemote e Leviatã. Seriam eles dinossauros? Colocar criaturas que viveram milhões de anos no passado em conjunto com as pessoas da Bíblia parece ser mais uma tentativa de encaixar nossa ciência moderna no texto, coisa que os Criacionistas de Terra Jovem amam fazer. Contudo, um estudo (mesmo que mínimo) do contexto em que o Antigo Testamento foi escrito revela quem realmente são essas criaturas. Para avaliar o que eram essas criaturas, devemos ir ao contexto em que o texto foi escrito, e tentar entender como os leitores daquela época viam tais criaturas.
Primeiro, vejamos nosso amigo Beemote:

Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.
Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.
Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam.
Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama.
As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.
Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca.
Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz? (Jó 40:15-24)

Mas porque o Beemote não pode ser um dinossauro? Bom, há diversas razões para isso: em primeiro lugar, o único argumento fornecido é da “cauda que se move como um cedro”. Como o cedro é uma árvore enorme, então a cauda só pode ser de um dinossauro. Certo? Errado. Note dois problemas aqui: (1) não é uma descrição da aparência da cauda, mas sim do movimento da cauda; (2) não existe esse tipo de cedro no Oriente Próximo, mas existe um outro tipo de cedro que se move facilmente com o vento[1]. O segundo problema é que o Beemote cabe debaixo de uma árvore (21-22), coisa que uma criatura como o Sauropode (a qual os Criacionistas de Terra Jovem amam dizer que é o Beemote) não pode fazer, por ter cerca de 25 metros de altura.
Um terceiro problema vem com a palavra hebraica בְ֭הֵמוֹת behemot que tem sua origem na palavra בְּהֵמָה behemah, que significa “gado”. Os dinossauros não eram animais de gado e, na verdade, tinham uma estrutura mais de répteis. Assim, a comparação entre o Beemote e um dinossauro não funciona.
Um quarto problema que pode ser apontado, vem da estrutura do texto. Note o que é dito:

Eis que a sua força está nos seus lombos,
e o seu poder nos músculos do seu ventre.
Quando quer, move a sua cauda como cedro;
os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são como tubos de bronze;
a sua ossada é como barras de ferro.
Jó 40:16-18

A estrutura desse texto é chamada de paralelismo, onde a sentença sublinhada está em paralelo com a sentença em itálico que a precede, e as cores correspondem ao seu paralelo na sentença seguinte. Note que “sua força” é paralela ao “seu poder”, “seus lombos” aos “músculos do seu ventre”, “seus ossos” à “sua ossada”, e “tubos de bronze” às “barras de ferro”. Agora, por que a “sua cauda” é paralela aos “nervos das suas coxas” e “cedro” à “entretecidos”? Porque provavelmente o cedro a que se refere é um tipo de Cedro do Líbano, onde os galhos entrelaçados se movem facilmente com o vento. Essa “cauda” está em paralelo com os “nervos”, que se referem aos testículos do animal (a Vulgata traduz para “testiculorum”). Assim, o foco aqui é na capacidade reprodutora desse animal, onde, dada a estrutura de paralelismo poético do texto, vemos que “cauda” não é literal.[2]
Quem é, então, o Beemote? Não é atoa que esse ente com um boi (40:15). O Beemote aqui provavelmente é um grande boi, comum nos textos sagrados do Antigo Oriente Médio. O estudioso John Day diz que, assim como em Jó

os textos Ugaríticos mencionam duas vezes uma criatura mítica parecida com um boi junto do Leviatã, conhecido como Arsh, ou Atik, o bezerro de El (KTU2 1.3.III.40-44; 1.6.VI.51-53), e isso deve, com certeza ser a grande fonte da figura do Beemote. Além disso, na segunda alusão Ugarítica, Arsh é representado como estando no mar, assim como o Beemote está em um rio em Jó 40:23.[3]

O Beemote, assim, é uma criatura sobrenatural, um “monstro do caos”, que representa a fertilidade, o gado e o mundo animal como um todo. Ele representa tudo isso. O fato do Leviatã, nos outros textos religiosos, também vir acompanhado de uma criatura do gado, serve de forte evidência para essa conclusão.
Mas falando em Leviatã, como devemos enxergar ele? Um dinossauro ou um crocodilo? Se você leu até aqui com atenção, notará que o Leviatã está na mesma categoria do Beemote, mas como representante do caos dos mares. A Bíblia fala do Leviatã em diversos textos:

Característica
Texto Bíblico
Várias cabeças
Salmos 74:14
Serpente
Isaías 27:1
Dragão
Isaías 27:1
Orgulhoso
Jó 41:15, 34

Em Isaías 27, lemos: “Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar” (Isaías 27:1).
 Esse texto é paralelo ao texto Ugarítico, que diz: “Quando tu castigou a Litanu, a serpente veloz, aniquilaste a serpente tortuosa, o dominante que possui sete cabeças” (KTU 1.5:I:2)[4]
As sete cabeças de “litanu” estão em paralelo com o Salmo 74:Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto” (Salmos 74:14). John Day coloca da seguinte forma:

No Antigo Testamento, o dragão é, algumas vezes, chamado de Leviatã, e ele também é dito como um ser com mais de uma cabeça (Sl 74.14), e também é chamado de tannîn ‘dragão’, descrito como a ‘serpente tortuosa’ (Is 27.1). Nos textos Ugaríticos, nós lemos algo similar, falando de um dragão (tnn) de sete cabeças chamado ltn [...] (KTU2 1.5.i.1-3)[5]

Em outros textos, no próprio livro de Jó, Leviatã aparece com outros nomes, como Yam e Raabe:

Sou eu o mar [yam], ou o monstro das profundezas [tannin], para que me ponhas sob guarda? (Jó 7:12)
Deus não refreia a sua ira; até o séquito de Raabe encolheu-se diante dos seus pés. (Jó 9:13)
Com seu poder agitou violentamente o mar; com sua sabedoria despedaçou Raabe. Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca. (Jó 26:12,13)

No texto Ugarítico, após chamar Litanu de Tirano, nos lemos também:

Certamente eu destruí Yam, amado de El, certamente eu coloquei um fim no Rio, o poderoso deus.
Certamente eu levantei o Dragão [tannin] de duas chamas
Eu destruí a Serpente tortuosa, o Tirano com sete cabeças. (KTU 1.3:III:38-46)[6]

Leviatã é o dragão de várias cabeças, que no Antigo Oriente Médio era conhecido por ser a personificação do caos do mar. Assim, Leviatã, Yam, Litanu, Raabe e tannin, são essa mesma criatura do caos. Vejamos o Salmo 74, onde Leviatã aparece, e qual o seu papel:

Mas tu, ó Deus, és o meu rei desde a antiguidade; trazes salvação sobre a terra.
Tu dividiste o mar pelo teu poder; quebraste as cabeças das serpentes das águas.
Esmagaste as cabeças do Leviatã e o deste por comida às criaturas do deserto.
Tu abriste fontes e regatos; secaste rios perenes.
O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua.
Determinaste todas as fronteiras da terra; fizeste o verão e o inverno. (Salmos 74:12-17)

No Salmo 74, nos é dito a Deus: “dividiste o mar” (74:13), “quebrantaste as cabeças das serpentes das águas” (74:13) e de Leviatã (74:14), que foi dado como “comida às criaturas do deserto” (74:14). Deus criou as “fontes e regatos” e secou os rios perenes (74:15). Essa batalha de Deus contra as “águas” é encontrada em diversas passagens da Bíblia, e nesse salmo, temos uma linguagem paralela à de Gênesis 1.[7] Michael Heiser coloca da seguinte forma:

O salmo possui um número de alusões a Gênesis 1. No capítulo original da criação, Deus também “dividiu as águas” (Gn 1:6-7). Praticamente toda a linguagem dos versos do Salmo 74:16-17 pode ser encontrada em Gênesis 1 (Gn 1:4-5, 9-10, 14-18).
Confuso? Um Israelita antigo não iria ter problemas decifrando a mensagem no Salmo 74 e reconheceria que ela está ligando a travessia do êxodo à criação – e então liga ambos os eventos à derrota de um monstro marinho conhecido como Leviatã.[8]

Assim, o Salmo 74 e outras passagens bíblicas nos mostram que o mar, como um exemplo da desordem e caos no mundo, é algo que os Israelitas entendiam estar sob o domínio de Deus. Até mesmo o mais poderoso ser que é responsável pela desordem do mundo não é páreo para Deus (Jó 41). Heiser enfatiza que:

O salmo 74 descreve a criação também – como a vitória de Yahweh sob as forças do caos primitivo. Yahweh trouxe o mundo à ordem, fazendo dele habitável à humanidade, ou, podemos dizer, seu povo. O ato de criação descrito no Salmo 74 era teologicamente crucial para estabelecer a superioridade de Yahweh acima de todos os outros deuses. Baal não era o rei dos deuses, como a história Usarítica proclamou – Yahweh era.
O Faraó também não era, ou qualquer um dos deuses Egípcios. Ao ligar o evento do êxodo – o domar das águas caóticas de modo que o povo de Yahweh pudesse passas sem ser tocado – com a história de criação, os autores bíblicos estavam colocando uma mensagem simples e potente. Yahweh é o rei de todos os deuses. Ele é o senhor da criação – não o Faraó, que, na teologia Egípcia, era o responsável por manter a ordem da criação. O mesmo Deus que criou e que mantém a criação, também a coloca a seu serviço quando precisa.
Não é atoa que em Êxodo 15:11, Moisés, do outro lado das águas, pergunta: Quem é como tu dentre os deuses, Yahweh?[9]

No Salmo 104 também temos Deus como criador do Leviatã e vitorioso na batalha contra as águas, algo que também é paralelo à Gênesis 1[10]:

Salmo 104

Gênesis 1
1-4
Criação dos céus e da terra
1-5
5-9
Repreensão das águas
6-10
10-13
Águas colocadas para uso benéfico
6-10
14-18
Criação da vegetação
11-12
19-23
Criação dos luminares
14-18
24-26
Criação das criaturas marinhas (Leviatã incluso)
20-22
27-30
Criação das criaturas viventes
24-31


Talvez você esteja perguntando: colocar Leviatã e Beemote como seres sobrenaturais, presentes em textos mitológicos de outros povos, não coloca em cheque a autoridade da Bíblia, dizendo que ela também pode ser um mito?
Bom, em primeiro lugar, ninguém está dizendo que Leviatã e Beemote são seres mitológicos no sentido de serem falsos ou metáforas. Leviatã é a aquele que representa o caos dos mares, e Beemote o caos no reino animal. Ambos são tão reais quanto os mares e os animais. Contudo, não são dinossauros, mas sim criaturas sobrenaturais.
Em segundo lugar, devemos entender a Bíblia em seu contexto histórico. Se a Bíblia relata outras criaturas sobrenaturais (anjos, querubins, serafins, satanás, etc.) por que, a partir de toda essa evidência, não entendemos Beemote e Leviatã como outras criaturas sobrenaturais?  Não devemos impor nossa ciência moderna e dizer que são dinossauros que conviveram com humanos (no melhor estilo Flintstones). Ao invés disso, o contexto do Antigo Oriente Médio (contexto em que os autores da Bíblia viveram) deve ser nosso pano de fundo. Dizer que temos nesses textos dinossauros que conviveram como humanos é, não só uma violação da ciência, mas uma completa deturpação do texto bíblico e um desrespeito ao conhecimento dos autores hebreus. Como cristãos, temos que abraçar mais a cosmovisão sobrenatural da Bíblia ao invés de tentar ver tudo como natural.




[1] WisdomByTheSpirit. The Behemoth - This is NOT a Dinosaur, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wWVdViTylaQ; acesso 30/04/2019
[2] Ben S. Why Behemoth isn't a Dinosaur, 2017, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AxGARM5cYKY; acesso 30/04/2019
[3] DAY, John. Yahweh and the gods and goddesses of canaan, Sheffield: Sheffield Academic Press, 2000, p. 103-104
[4] Ben S. Why Leviathan isn't a Dinosaur, 2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CMf1OKxT390; acesso 01/05/2019
[5] DAY, John. Yahweh and the gods and goddesses of canaan, p. 99
[6] Ben S. Why Leviathan isn't a Dinosaur, 2018, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CMf1OKxT390; acesso 01/05/2019
[7] HEISER, Michael. The unseen realm: recovering the supernatural worldview of the Bible, Bellingham, WA: Lexham Press, 2015, p. 157. Edição ePub
[8] Ibid.
[9] Ibid. p. 158
[10] DAY, John. Yahweh and the gods and goddesses of canaan, p. 101

7 comentários:

  1. Mas e os relatos dos homens da antiguidade, indígenas, pinturas e etc indicando a convivência entre o homens e os dinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São animais comuns com características exageradas. Alguns desenhos egípcios colocam animais com grandes pescoços, enquanto outros da idade da pedra, por sua habilidade primitiva de desenhar, erram ao caracterizar certas formas.
      De todo modo, o texto é sobre a Bíblia e a cultura em que foi escrita, não sobre as "evidências" de Flintstones.

      Excluir
  2. Parei de ler quando disse: criaturas que viveram milhões de anos.

    ResponderExcluir
  3. A terra não tem milhões de anos.

    ResponderExcluir
  4. Deus diz: olhe para o monstro beemote, que eu criei,como também criei você. Ele come capim como o boi, mas veja quanta força têm e como São poderosos os seus músculos!
    O seu rabo levantado é duro como um galho de cedro, e nos músculos das suas pernas ele têm muita força. Os seus ossos São fortes como canos de bronze, e suas pernas São como barras de ferro. Ele é o mais espantosa de minhas criaturas. Sou eu, o seu criador, sou capaz de vence-lo. O capim que o alimenta cresce nas montanhas, onde as feras se divertem. Ele se deita debaixo dos espinheiros e se esconde no brejo, entre as tábuas. Os espinheiros lhe dão sombra;Os salgueiros do ribeirão o rodeiam. se há uma enchente, ele não se assusta;e fica tranquilo mesmo que a água do rio Jordão suba ate o seu focinho. Quem é capaz de cega-lo e agarra-lo, ou de prender seu mocinho numa armadilha?

    ResponderExcluir