quarta-feira, 27 de abril de 2016

Seria a Justificação somente pela Fé (Sola Fide) algo novo?


Outra ideia que os apologistas católicos romanos gostam de espalhar, é a de que a Justificação apenas pela Fé é algo novo, que veio da reforma. Porém, uma análise da história da Igreja mostra como essa afirmação esta equivocada.

Seria a Salvação somente pela Fé (Sola Fide) algo novo?


Justino Martir (100-165 d.C.)

“Não mais por meio do sangue de cabras e ovelhas, ou pelas cinzas de uma novilha [...] os pecados são purgados, mas pela fé, através do sangue de Cristo e sua morte, que morreu por conta disto.” (Dialogo com Trypho)

Clemente de Roma (110 d.C.)

“E nós que por sua vontade temos sido chamados em Cristo Jesus somos justificados, não por nós mesmos, ou por meio de nossa sabedoria ou entendimento ou religiosidade, ou pelas obras que nós fizemos na santidade do coração, mas pela fé, pela qual todos os homens desde o principio tem sido justificados pelo Deus Todo-Poderoso, a quem seja toda a glória do mundo sem fim. Amém.” (1 Clemente, 32-33)

Irineu (120-200 d.C.)

“Então, eles que são de fé devem ser abençoados com o fiel Abraão, e esses são os filhos de Abraão, não sua semente, quer dizer, aqueles que são justificados pela fé, agora recebem qualquer herança nisso; mas eles devem receber isso na ressurreição do justo.” (Contra Heresias, Livro 5, Capítulo 32, par. 2)

Hilário de Poitiers (300-368 d.C.)

“Isso foi perdoado por Cristo, por meio da fé, porque a Lei não poderia produzir, pois a fé sozinha justifica [fides enim sola justificat]” (In Evangelium Matthaei Commentarius, cap. VIII)

São Jeronimo (347-420 d.C.)

“Deus justifica apenas pela fé. [Deus ex sola fide justificat]” (Epistola aos Romanos, Cap. X, v. 3)

“Aquele que com todo o seu espirito colocar a sua fé em Cristo, mesmo se ele morrer em pecado, sua fé deverá viver para sempre. [fide sua vivit in perpetuum] (Epistola CXIX Ad Minervium et Alexandrum Monachos)

Ambrosiastro (366-384 d.C.)

“Paulo sustentou isso com o exemplo do profeta Davi, que disse que eles são os abençoados a quem Deus decretou que, sem obras ou qualquer mantimento da lei, eles são justificados perante Deus pela apenas pela fé. [sola fide justificentur apud Deum]” (In Epistolam Ad Romanos, PL. 17:83 [Sobre Romanos 4:6])

“Eles são justificados livremente pois eles não fizeram nada para ganharem qualquer coisa em retorno, mas apenas pela fé eles foram feitos santos pelo dom de Deus. [sola fide justificati sunt dono Dei]” (ibid, PL 17:79 [Sobre Romanos 3:24])

“Paulo diz que aqueles que vivem na lei que eles não tem razão nenhuma para ostentar a si mesmos na lei e clamando serem da raça de Abraão, vendo que ninguém é justificado ante Deus, exceto pela fé. [videntes non justificari hominem apud Deum, nisi per fidem]” (ibid, PL 17:80 [Sobre Romanos 3:27])

João Crisóstomo (347-407 d.C.)

“Atendendo a isso, vós que se batiza ao fim da vida, pois nós, de fato, oramos para que depois do batismo vocês também possam ter esse comportamento, mas tu estas buscando e fazendo o teu melhor para partir sem isso. Pois, embora sejas justificado: ainda é somente pela fé. Mas nós oramos para que devas ter confiança que vem do cometimento de boas obras” (Sobre a Segunda Epístola de São Paulo O Apostolo aos Coríntios, Homilia 2)

“Pois uma pessoa que não tem obras, para ser justificada pela fé, não era nada incomum. Mas para uma pessoa ricamente adornada com boas obras, não será feita justa por isso, mas pela fé, é isso o que causa maravilhas, e que coloca o poder da fé em uma luz forte” (Sermão sobre a Epístola de Paulo o Apostolo aos Romanos, Sermão 8, Romanos 4:1, 2)

Santo Agostinho (354-430 d.C.)

“Antes, porem, tudo isso havia sido completado, antes da pregação real do evangelho chegar ao fim de toda a terra [...] ‘Se a justiça vem pela natureza, então Cristo morreu em vão’. Se, porem, Cristo não morreu em vão, então a natureza humana não pode de forma nenhuma ser justificada e redimida da palavra da ira de Deus, da punição – exceto pela fé e o sacramento do sangue de Cristo.” (On Nature and Grace, Against Pelagius, 2, 4)

Conclusão


Eu reconheço que também existem citações dos pais da igreja a respeito de salvação por obras e/ou fé com obras. Mas o fato demonstrado é claro: A doutrina da justificação somente pela fé (Sola Fide) não é algo novo, criado na Reforma.

Fontes


CARM: Early Church Father quotes on Salvation by Faith and/or Works, https://carm.org/early-church-fathers-salvation
CARM: What about faith alone and Protestants before the Reformation?, https://carm.org/early-church-and-faith-alone



Um comentário:

  1. http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/571-a-qsola-fidesq-a-igreja-primitiva-e-os-pais-da-igreja

    ResponderExcluir