segunda-feira, 4 de abril de 2016

Depressão


[O texto a seguir saiu de uma conversa que eu tive com Aron Wall por email. Ele postou no site dele as partes relevantes e eu resolvi traduzir.]

Por Aron Wall

Eu não tenho me sentido particularmente deprimido no momento, mas é algo que minha personalidade tende a ir em geral, e eu estava falando sobre isso com alguém via email agora pouco. Eu pensei em colocar alguns pensamentos sobre isso aqui.
Muita gente é enganada pelo que eu chamei de “evangelho da prosperidade emocional”, que Cristãos deveriam estar felizes todo o tempo. Muitas dessas pessoas não seriam enganadas nem por um minuto pela versão financeira do evangelho da prosperidade – de que Cristãos vão se tornar ricos. Mas ambos são baseados em uma leitura superficial da Bíblia que ignora o fato de que Cristo foi “um homem de dores, e experimentado nos sofrimentos”, O profeta Isaías, falando daquele que havia de vir, escreveu esse dialogo entre Deus e nosso Messias:

Ele me disse: "Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor".
Mas eu disse: "Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus".
Isaías 49:3-4

Esse não é, claro, o fim da passagem. Os planos de Deus terminam com alegria. Mas a depressão é muitas vezes encontrada no meio das coisas, na dificuldade da vida.

O “evangelho” da prosperidade emocional – que na verdade não é o evangelho – ignora que os Profetas e os Apóstolos normalmente tinham tanto pobreza emocional quanto pobreza financeira. 2 Coríntios deixa claro o bastante que São Paulo não estava sempre feliz, mesmo ele achando a alegria em suas dores.

Nós vivemos em um mundo caído, e nossos corpos e mentes são quebrantados de várias formas. Emoções são fisiológicas, não apenas espirituais; nossos corpos afetam nossas mentes e vice versa. Então, a depressão é parcialmente um problema médico. Se o balanceamento químico em nossos cérebros estiver mal, isso pode fazer com que a gente se sinta triste, ou desgastado, ou preguiçoso sem a capacidade de arrumar as coisas. Esse quadrinho da internet é famoso por ser uma representação precisa do que a depressão severa pode ser:


Como a depressão é parcialmente um problema fisiológico, existem mudanças físicas que podem ser úteis. Muitas pessoas acham que ter um sono melhor, exercitar-se mais, e/ou fazer mudanças na alimentação pode ajudar. Eu fico com depressão sazonal no inverno, e de noite, e eu tenho uma mesa de luz que produz uma luz brilhante, que me faz sentir ocasionalmente melhor.

Para uma depressão severa, pode ser apropriado buscar uma ajuda medica, como medicamentos ou psicoterapia. (Por falar em terapia, eu recomendaria que Cristãos normalmente tentassem encontrar um psicólogo que também seja Cristão, se for possível. Se você apenas quer alguém para prescrever medicamentos, isso pode ser menos relevante.)

Esse link diz mais sobre o que esperar se você for a um médico:

Muitas pessoas resistem em fazer isso porque eles pensam que se eles conseguirem ajuda isso significa que eles são “loucos”. Se existe alguma coisa que eu aprendi com a vida é que nós todos somos um pouco loucos; pessoas deveriam perceber que problemas mentais são normais e comuns, e não olhar pra baixo sobre si mesmo por ter nascido um ser humano.

Se alguém não consegue andar porque ele tem uma perna quebrada, nós não iríamos apenas dizer a eles para confiar que Deus vai tirar isso dele – nós devemos orar por um milagre, mas nós também devemos ir à um médico. Deveria ser da mesma forma quando o órgão que esta quebrado é nosso cérebro. Alem disso, nós não diríamos que uma pessoa incapacitada foi “irresponsável” e “imatura” por usar uma muleta, se isso a ajuda a funcionar melhor em sua vida diária. Então, nós não deveríamos dizer isso sobre muletas psicológicas também.

Pra ter certeza, os frutos do Espírito incluem alegria e paz. Eu questionaria a fé de um suposto Cristão que nunca encontrou consolação emocional alguma na ressurreição de Cristo. Desespero, a crença de que Deus não pode fazer sua vida melhor, é um pecado. E nós precisamos gastar tempo com as Escrituras aprendendo sobre as promessas de Deus sobre a salvação, oração, e a redenção do mundo. Mas existem muitos humores nas Escrituras: ela contem Lamentações, Eclesiastes, e os Salmos questionadores, junto com a exortações para alegrar e ser feliz. Se a Bíblia tivesse autorizado apenas alguns tipos de sentimentos, isso seria superficial, inadaptado ao mundo, não-inspirado. Felizmente, Deus nos deu algo melhor que isso. Cristo era totalmente humano, não apenas divino.

Emoções vem e vão. Depressão muitas vezes diminui todas as emoções, fazendo parecer mais difícil sentir qualquer coisa. É comum que o "amor", o fruto principal do Espírito, deva ser considerado principalmente como um ato de vontade, em vez de uma emoção. Eu iria sugerir que “alegria” e “paz” são da mesma forma, e que é possível ficar triste ou deprimido e ainda ter uma atitude de alegria. E não podemos esquecer que a é a “paz que excede o entendimento”, não a paz que vem de um coquetel bem calibrado de genes e circunstâncias.

Alguns Cristãos tem ambos os tipos de paz e são naturalmente felizes e saltitantes todo o tempo; isso não esta errado desde que nenhum tipo de Cristão olhe para baixo por ser diferente deles. Nosso “set point” emocional é muito na sorte, é o que nós fazemos com isso que importa. Depressão pode, as vezes, ser uma resposta legitima ao mundo caído. Somos peregrinos em uma jornada, não ainda em nosso lar final. As vezes, nós não temos escolha a não ser nos sentirmos tristes. Mas nós podemos tentar direcionar nossas emoções negativas às coisas que realmente importam no mundo.

Deus pode e, de fato, resgata muitas pessoas da depressão nessa vida. Mas nossa fé não é primeiramente sobre essa vida, ela é primeiramente sobre olhar pra frente, o que durará para sempre. Lembre-se, São Paulo opinava que o Cristianismo não vale a pena, se ele nos ajuda apenas nessa vida (1 Coríntios 15:19). Isso é algo crescentemente impopular de se dizer em uma era crescentemente mundana.

Mas paradoxalmente, olhando para frente, para o Paraíso, isso nos ajuda a nos sentir capacitados a lidar com a Terra. Tristezas terrenas não são um grande problema, se nós soubermos que elas vão acabar no final. Se nós sofrermos com Cristo, nós vamos reinar com ele.


Traduzido de: Aron Wall, “Undivided Looking - Depression”, http://www.wall.org/~aron/blog/depression/

Nenhum comentário:

Postar um comentário