quarta-feira, 3 de junho de 2015

“A Bíblia nunca nos manda fazer apologética” – Uma Resposta



Recentemente eu ouvi a seguinte frase: “A Bíblia nunca nos manda fazer apologética”. Nesse texto, eu vou responder a essa afirmação. (Leia também esse texto.)

“A Bíblia nunca nos manda fazer apologética” – Uma Resposta


1 Pedro 3:15

Esse talvez seja o versículo mais famoso sobre apologética. Para uma defesa desse versículo, vou copiar a partir do versículo 8, o qual o titulo é “Sofrendo por fazer o bem”:

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?
Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bemaventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. - 1 Pedro 3:8-16

“Anti-apologeticos” vão dizer que o versículo sempre usado para justificar a apologética é usado fora de contexto. Porem, olhando acima eu não vejo nada que possa estar fora de contexto. É bem claro que o contexto não fala de “sair por ai dando argumentos”, mas normalmente quem interpreta esse versículo como ordenador de apologética o interpreta como ordem de Apologética Defensiva. Que quer dizer, dar uma razão para a esperança quando alguém vier para combater nossa fé.
O versículo diz “Estejam sempre prontos para dar a razão da esperança que há em vós”, mas “tendo boa consciência”. Pouco antes, ele fala de “não responder o mal com o mal, e insultos com insultos”. Então, o que o autor esta dizendo é que, se alguém vier para falar mal de sua fé, ou insultá-lo, responda com sabedoria, sabendo a forma adequada de se defender. A palavra usada aqui é “Apologia”, que significa literalmente “defesa”. Nenhuma outra interpretação faz jus ao que Pedro quis dizer.

O Evangelho de Lucas – Obra Apologética

Lucas começa seu Evangelho dizendo:

Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde oprincípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. - Lucas 1:1-4


Me parece um tanto quanto obvio que Lucas escreveu o Evangelho para dar a razão da fé que ele tinha. Lucas não só escreveu os milagres de Cristo, como também apelou a testemunhas oculares.

Apostolo Paulo – O Apologista

Como eu argumentei em outro texto, Paulo foi um grande apologista em Atenas e em todas as suas cartas. Ele não “viu que a filosofia era ruim” depois, ele simplesmente usou uma estratégia diferente para públicos diferentes. Paulo foi um grande mestre apologético, ele sabia como falar com determinados públicos da forma correta.

Cristo – O Maior Apologista da História

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele. – João 10:37,38

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. – João 14:10

Dando evidencias de que o que Ele fazia vinha do Pai, Cristo fez Apologética. Alguns podem responder “Mas isso seria contrario ao que Jesus disse, pois ele chamou os descrentes de porcos, cachorros, cobras, hipócritas, etc”. Porem, Cristo não veio para condenar ou insultar, Ele veio para buscar e salvar os perdidos. Só depois que os chefes Judeus planejaram matá-lo ele condenou-os.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. – Tiago 3:17,18

Devemos ser pacíficos, especialmente quando pregamos o evangelho.
Pense na missão de Jesus: Deus veio em forma humana com a missão de mostrar as pessoas que Ele era o Messias, o Filho de Deus e o Salvador. Se Ele chegasse e apenas falasse “Iai, sou Deus, caras”, o Cristianismo nunca teria existido. Ele sabia que deveria dar evidencias. Os ensinamentos de Jesus e Seus milagres serviam de evidencias de quem Ele era. Veja Mateus 11:4-6:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:
Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. - Mateus 11:4-6

O argumento de Jesus era básico:

Premissa 1 – Se alguém fizer certas ações (como as citadas em Mateus 11:4-6), então esse alguém é o Messias.

Premissa 2 – Eu estou fazendo essas ações

Conclusão – Portanto, Eu Sou o Messias.

Os Milagres mostrados na Bíblia tem três motivos:

1-      Glorificar a natureza de Deus (João 2:11; 11:40)
2-      Dar credito a pessoas que são “agentes” de Deus (Atos 2:22; Hebreus 2:3-4)
3-      Dar evidencia para a crença em Deus (João 6:2, 14; 20:30-31)

Nicodemos disse a Jesus:

Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. – João 3:2

Em Atos, Pedro diz que Jesus foi “aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”
(Atos 2:22)
Jesus disse:

Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38,39

Deus confirmou a afirmação Messiânica quando Jesus disse que o sinal que confirmaria quem Ele era, era a ressurreição.
Note que nem todas as testemunhas aos milagres creram, Jesus não fazia seus milagres para entretenimento. Eles eram feitos para dar respostas.
Mesmo depois dos milagres, muitos não creram em Cristo (João 12:37), e Jesus mesmo disse que estes não seriam convencidos mesmo “se alguém ressuscitasse dos mortos” (Lucas 16:31). Um resultado, apesar de não ser o propósito, dos milagres é condenar o descrente (João 12:31, 37). O padrão Bíblico dos milagres é o seguinte:

Sinal/Milagre – conhecimento era transferido – Deveria resultar em obediência/participação ativa.

Jesus também apelava a parábolas para comunicar a mensagem do Reino de Deus, fazendo as pessoas usarem a imaginação para entender a mensagem. Alem disso, Jesus usou a própria autoridade e demonstrou a autoridade da Bíblia Hebraica.
Se nós somos chamados para ser como Cristo, então somos chamados a fazer apologética. Da mesma forma que Ele fez: Com clareza e amor.

Agradecimentos:


ThinkApologetics: The Apologetics of Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário