sexta-feira, 12 de junho de 2015

7 Dicas de Como Engajar Céticos Como Paulo Fez em Atenas


Por Mikel Del Rosario – Professor de Apologética

Traduzido de: Apologetics Guy – 7 Tips on Engaging Skeptics Like Paul Did in Athens

Traduzi juntando todas as três partes.

Parte 1


Dicas de Engajamento Cultural


Meus estudantes na Dallas Theological Seminary me desafiaram a pensar sobre lições praticas que podemos aprender do engajamento de Paulo em Atos 17. Eu recentemente tive uma conversa sobre essa passagem com meu mentor, Dr. Darrel Bock, e eu descobri algumas dicas de engajamento cultural que todo defensor da fé deveria saber.
Então, hoje, eu estou começando uma serie de posts chamada “7 Dicas de Como Engajar Céticos Como Paulo Fez em Atenas”. Nesse post [que seria a parte 1], nós vamos começar com algum pano de fundo, de forma que você saiba para onde Paulo estava caminhando. Então, nós vamos apenas olhar duas lições simples que podemos aprender de seu encontro em Atos 17.

O Apostolo Paulo em Atenas – Pano de Fundo


Alem de religião, muitas pessoas gostavam de filosofia, também. Atenas era a casa de Sócrates, Platão e Aristóteles – Basicamente o centro da filosofia Grega. Então, o que um defensor da fé de cada dia pode aprender dos encontros e Paulo em Atenas?
Voltando no tempo, Atenas era um centro intelectual massivo. Qualquer um que colocasse os pés na cidade não poderia deixar de notar todas as estatuas, templos, altares e inscrições para varias deidades. Então o politeísmo – a crença em vários deuses – estava em toda a parte. Por exemplo, havia um templo honrando Heféstion, o deus dos artesãos. O Partenon que os turistas visitam hoje em dia era na verdade um grande templo honrando Atena – a deusa patrona de toda a cidade.

O Apostolo Paulo em Atenas – Lições


Aqui estão duas lições de vida do tempo de Paulo em Atenas, registradas por Lucas em Atos 17:

1. Se Importe Com as Pessoas


O Apostolo Paulo se importava com as pessoas. Nós devemos, também. Quero dizer, realmente nos importar – mesmo se seus estilos de vida ou suas crenças religiosas meio que assustarem você. Enquanto Paulo estava em Atenas, ele “ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos (Atos 17:16)”. Como um Judeu devoto, isso deve ter deixado ele doente. Como um Fariseu, ele sabia o quão serio Deus lidou com Israel por causa da adoração a ídolos no passado.
Mas Paulo não saiu das ruas. E ele não apareceu com um pedaço espiritual em seu ombro, como se ele fosse de alguma forma melhor do que eles. Seus engajamentos com a cultura era cheia por uma profunda compaixão pelas pessoas escravizadas pela idolatria. Meio que me lembra da própria compaixão de Jesus para o publico descrente (Mateus 9:36)
Esse é o ponto: Nossa conversação e engajamento deveriam ser repletos de compaixão. Sempre é bom fazer uma boa checagem no coração antes de engajar com um publico cético. Coloque-se no lugar deles por um segundo e pense sobre como você vai falar. Então, pergunte a si mesmo, “Estou fazendo isso com amor e compaixão?”

Dica de #Apologética de Atos 17: Nossa conversa deve ser cheia de compaixão.

2. Se prepare para Insultos e Interesse


Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam. Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? – Atos 17:17-18

Paulo meio que teve uma mala mista aqui. Alguns basicamente o chamaram de “ignorante” ou de um “charlatão” que estava rasgando um monte de outras filosóficas. Eu já fui chamado de coisa pior. Talvez você também tenha.
Mas o próprio Jesus na verdade avisou os crentes que eles iriam ser rejeitados – assim como Ele foi (João 15:18-25). Mas ainda, isso não significa que todos vão rejeitar a mensagem. Por exemplo, a mensagem de Paulo foi aceita por “alguns homens... (incluindo) Dionísio... Damaris, e outros... (Atos 17:34)”. Simplesmente não existe forma de saber quem vai eventualmente ser persuadido pelo evangelho.
Apesar de quase todos os Cristãos que eu conheci não dizem que a apologética tem um papel grande em sua conversão, aqueles que tiveram são normalmente usados por Deus para o avanço de Seu reino. Pense no impacto que pessoas como C. S. Lewis, Josh McDowell, Lee Strobel e ainda ex-ateistas menos conhecidos como meu amigo, Dr. Holly Ordway, que agora esta indo para um novo M.A. em um programa de Apologética Cristã na Houston Baptist University.

Que triste imaginar um irmão Cristão ou irmã Cristã pensando sobre o amigo cético, pensando, “Por que me importar falando a eles sobre coisas espirituais? Eles vão provavelmente zombar de mim e rejeitar o evangelho de qualquer forma.”

Alguém me disse uma vez que eu tinha uma “pele espessa”. Na verdade, não tenho. Mas quando algumas coisas me pagam, eu me lembro que tudo vale pelo bem do nosso Senhor. As próprias palavras de Paulo me encorajam:

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. - 1 Coríntios 15:58

De volta a Atenas. Aqui, as pessoas que não rejeitaram a mensagem de Paulo queriam ter outra conversa com ele. De fato, eles foram atrás e perguntaram a ele:

“Podemos saber o que é esse ensinamento que você esta proclamando? Pois você esta trazendo algumas coisas surpreendentes a nossos ouvidos, então nós queremos saber o que elas significam” (Todos os atenienses e os estrangeiros que viviam ali costumavam passar seu tempo em nada mais do que dizer ou ouvir algo novo.)

Esse é o ponto: Interesse e insultos vêm com o território. Nenhuma surpresa aqui. Mas não se esqueça que a persuasão pode acontecer pouco a pouco. Até mesmo se só disser algo que convide o cético ou aquele que procura a uma conversa é uma etapa na direção certa.

Apenas convidar o cético para uma conversa é um passo na direção certa. #Apologética

Parte 2


3. Encontre um Ponto de Contato


Paulo mantinha seus olhos em pontos de contato com a cultura. Ele sabia que as pessoas em Atenas se preocupavam em acidentalmente desrespeitar algum deus que eles não conheciam – um deus que pudesse levar algum mal a sua cidade. Eu realmente gosto como ele começou com uma tática observacional que geralmente era positiva e convidativa:

Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos - Atos 17:22

Isso provavelmente surpreendeu algumas pessoas que sabiam de onde ele estava vindo. Mas ao invés de derrubar um possível dialogo dizendo que suas crenças religiosas estava erradas logo de cara, ele começou com seus interesses em deuses e idéias:

Andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. – Atos 17:23

Esse é o ponto: Seja observador. Alguns de seus amigos apenas gostam de falar – mesmo se for apenas sobre o que você esteja interessado. Você sabe quem eles são! Mas outras pessoas gostam de falar sobre idéias interessantes, assim como as pessoas em Atenas. Se for ai que eles estão, procure por algum caminho para se conectar com idéias que sejam interessantes a eles.

4. Ajude Eles a Conectar os Pontos


Paulo estava falando com Greco-Romanos que adoravam um monte de deidades pagãs. Mas, ele também tinha os Epicureus la – Pessoas que eram céticas com relação a religiões organizadas e não acreditavam em inferno; Não muito diferentes de um monte de gente que eu conheci enquanto ensinava em um curso de Religião Mundial em uma universidade secular – exceto que os Epicureus na verdade adoravam um monte de deuses diferentes (eu devo ter tido um ou dois politeístas na aula antes).
Mas Paul também teve Estóicos que acreditavam em Zeus e pensavam que os Epicureus entendiam tudo errado. Talvez você já esteve nesse mesmo lugar – falando a um grupo de pessoas de varias religiões diferentes. Como conectar os pontos em uma conversa como essa?
Depois de conseguir a atenção de todos, Paulo prosseguia a conversa dessa forma:

Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. - Atos 17:23

Uma das coisas mais legais do encontro de Paulo é a forma como ele desafiava as pessoas. É claro que ele respeitava suas missões por espiritualidade, mas então ele clarificava o que eles buscavam. De fato, ele define isso. Paulo sabia onde eles estavam, espiritualmente, e onde eles precisavam ir para encontrar um verdadeiro relacionamento com Deus – a única coisa que de fato trás preenchimento completo.
Esse é o ponto: Desafie pessoas de forma que respeite suas buscas por espiritualidade. Deixe seus amigos saberem que você começou onde eles estão em tudo isso, mesmo quando você muda a conversa gentilmente para a esperança que tem em Jesus.

Dica de #Apologética de Atos 17: Desafie as pessoas respeitando suas buscas pela verdade.

5. Reconheça o Potencial para a Verdade na Cultura.


Paulo estava ligado na cultura de sua época. De fato, ele prontamente usou poemas populares que eram na verdade consistentes com as Escrituras em sua conversa. Por exemplo, ele citou um poeta de Creta chamado Epimenides que escreveu, “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”. Outro cara que ele aludiu era um poeta Ciliciano chamado Arato, que escreveu, “Também somos descendência dele” (Atos 17:28)
E eu adoro a forma que ele usa as idéias das culturas deles para ajudar a construir uma ponto para sua mensagem – dizendo algo do tipo, “eu sei onde vocês estão. Aqui é onde sua missão pode ir”, e “Aqui é onde vocês realmente deveriam ir com tudo isso.”

Essa é uma das razões do porque eu gosto de usar histórias e ilustrações da TV, filmes, musicas e Web sites populares. Deixa as pessoas concordando com a cabeça, tipo “Sim, esse cara sabe onde ele esta”. Então, assista TV ou vá ver um filme. Isso pode ajudar você como um defensor Cristão.

Esse é o ponto: Mostre as pessoas que você sabe onde elas estão reconhecendo o potencial para a verdade em sua cultura. Existe alguma forma que você possa usar a cultura pop – algo que expresse anseios universais – para entender melhor seus amigos céticos e construir uma ponte para a mensagem Cristã?

Dica de #Apologética de Atos 17: Reconheça o potencial para a verdade na cultura. Vá ver um filme!

Parte 3


6. Espere interrupções


Já sentiu como se você normalmente fosse interrompido logo quando você estava prestes a fazer algum progresso com aquele parente cético ou seu amigo cético? Não deixe isso acontecer. Se você for ver o registro do Apostolo Paulo, você vai ver que isso aconteceu com ele um monte de vezes também.
Em Atenas, ele nunca nem ao menos chegou ao argumento decisivo. Ele nunca chegou ao evangelho. Ele nunca chegou a explicar a ressurreição em termos de, “Você vai ser responsável perante alguém. Você vai ser responsável perante Jesus Cristo.” Por que? Porque eles tinham dificuldade aceitando sua afirmação de que Jesus fisicamente ressuscitou dos mortos.
Esse tipo de coisa acontece comigo. Isso aconteceu com Paulo. E se você ainda não teve essa experiência, esteja preparado para o fato de que isso vai acontecer com você. Você não esta em uma corrida para “fechar a conta” como algum tipo de vendedor. Lembre-se, esses são seus amigos. Seus familiares. Pessoas que você se importa e querem o melhor para você. Apenas busque outra oportunidade para manter a conversa indo e saiba que o Senhor esta satisfeito com seu testemunho fiel para Ele.
Esse é o ponto: Não se preocupe quando suas conversas ficar interrompido. Deus foi paciente com você. Peça-lhe pela graça de ser paciente com os seus amigos e parentes céticos. Ele os ama ainda mais do que você!

Quando as conversas são interrompidas, lembre-se que Deus foi paciente com você! Não desista! #apologética

7. Seja um People Mover


Meu mentor, Dr. Darrel Bock, me disse uma vez que as palavras de Paulo em Atos 17 eram “completamente subversivas”. Eu gosto da forma como ele explicou o objetivo de Paulo nesse encontro particular: “Seu objetivo era pegar as pessoas onde elas estavam e leva-las a um lugar onde eles certamente não estavam”. Meio que me traz a ideia de um people-mover a mente. Talvez porque eu fiquei muito tempo em aeroportos desde o tempo em que eu era pequeno!
Mas enquanto fazia tudo isso, o Apostolo Paulo identificou na cultura deles artefatos: ícones, ídolos, templos e santuários. Ele estava familiarizado o bastante com sua cultura popular ao ponto onde ele conseguiu a atenção deles e engajou efetivamente – até mesmo citando seus próprios poetas enquanto fazia seu ponto sobre Deus.
Aqui, eu vejo Paulo sendo estrategicamente convidativo, cuidadosamente construindo uma ponte e sendo um people-mover. Depois de fazer tudo isso, ele habilidosamente mudou a conversa na direção que iria levar eles a reconsiderar a forma como eles pensavam sobre a religião e sua busca por espiritualidade de uma forma totalmente nova – Dando a eles uma perspectiva nova que rebaixava totalmente a forma como eles pensavam sobre tudo isso antes.
Esse é o ponto: Saiba onde seus amigos estão. Saiba onde eles precisam ir espiritualmente. E não perca de vista seu papel como um embaixador de Cristo – o de manter essa conversa viva e compartilhar com eles a oportunidade de experimentar o amor de Deus, a graça, o perdão e a esperança que nós temos em Jesus. Saiba quano pressionar eles e quando dar a eles espaço.

Mantenha a conversa viva. Saiba quando pressionar e quando dar espaço. #apologética

Conclusão


Eu encorajaria você a ler Atos 17:16-32 de novo e pedir ao Senhor para dar a você uma ousadia renovada para engajar com a cultura e ser um embaixador nesse mundo. Eu espero que você tenha gostado dessa mini-serie [aqui um único texto] nas “7 Dicas de Como Engajar Céticos Como Paulo Fez em Atenas”. Se você gostou, por favor, compartilhe esse post no Facebook, Twitter e em suas outras redes sociais. Obrigado!


Tradução: Felipe Soares Forti

Nenhum comentário:

Postar um comentário