sábado, 7 de março de 2015

Os piores argumentos contra o Teísmo #15 - "Deus tem nariz?"


........................................................................................................................................................................................................................ . . .. ... ok.

Deus tem nariz?


O argumento dele é o seguinte:

Premissa 1 – Se Deus tem nariz, não é imortal, pois precisa respirar
Premissa 2 – Se Ele tem nariz e não o usa, então tem um órgão inútil, e não pode ser perfeito.
Premissa 3 – Se Ele não tem nariz, então não somos feitos a sua imagem e semelhança.
Conclusão – Portanto, Deus não existe.

Esse é de longe o pior argumento que eu já vi em toda a minha vida. E eu nem precisaria explicar o fato de Deus ser um ser espiritual (como dito na Bíblia) para refutar isso.
No tempo bíblico, o conceito de “imagem e semelhança com Deus” significava apenas a pessoa poder estar em um relacionamento com Deus. Essa é característica unica de humanos. Alguns teólogos dizem que pode ser também o fato de sermos os representantes do reino de Deus na Terra.
Santo Agostinho já escrevia em seu tempo:

“Há excelência do homem no fato de que Deus o fez à Sua própria imagem dando a ele uma alma intelectual, que o coloca acima das bestas selvagens” [1]

Mas mesmo sem essa informação adicional, qualquer pessoa que pense um pouco vai perceber que “imagem e semelhança” não têm nenhuma relação com características físicas. Nenhum crente pensaria que Deus, o Criador do espaço, tempo e matéria seria composto de algo material e dependente de algo material. Então, isso foi simplesmente um pensamento idiota do dono da pagina.

Conclusão

Eu queria acreditar que isso foi uma zuera da pagina. Mas o uso de “fatality” no final me faz pensar seriamente que o autor usou isso de forma seria. No mais, eu só respondi por que provavelmente tem gente que acha esse um “baita argumento” no meio ateísta. (crianças ou pessoas sem estudo em geral)
Certa vez, o filosofo ateísta Quentin Smith chamou o argumento contra Deus de Stephen Hawking em “Um Breve História do Tempo” de o “pior argumento ateísta de toda a história do pensamento ocidental". William Lane Craig repassou esse titulo para Richard Dawkins e seu “Quem projetou o projetista?”. Acho que é chegada a hora de passar o titulo para o argumento do dono da pagina “Detonando a Bíblia”.
(Esse texto foi uma parodia, tratando uma provável piada (espero) como algo serio)

Fontes

[1] – Santo Agostinho, “The literal meaning of Genesis”, Livro 6, Capitulo 12 (online, p 193)

6 comentários:

  1. Se sua fonte é o seu livrinho de estórias da carochinha, então você não tem fonte nenhuma. Precisa melhorar seu argumento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual é sua fonte pra afirmar que ele tem que melhorar o argumento dele?

      Excluir
  2. Se sua fonte é o seu livrinho de estórias da carochinha, então você não tem fonte nenhuma. Precisa melhorar seu argumento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele só o documento histórico mais bem preservado da história da humanidade, nada de mais

      Excluir
  3. Esse é o nível intelectual dos neo-ateístas de hoje. É com esse tipo de "apologética ateísta" que nos tornamos mais teístas ainda

    O fato de sermos imagem e semelhança de Deus não implica que Deus tenha limitações carnais como respirar etc, Deus nos deu isso (quando soprou no homem o fôlego de vida) na sua criação à sua semelhança

    Kkkkk o cara ainda manda um "FATALITY" kkkkk, fico imaginando um ateu acadêmico lendo isso

    ResponderExcluir
  4. Dava pra resumir o argumento mais ainda,oras na bíblia diz q Deus fez o homem semelhante a imagem dele, semelhante ≠ idêntico, portanto n há nenhuma contradição.

    ResponderExcluir