terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seria Miguel, o Arcanjo, Jesus?


Existem duas posições sobre como Jesus e o Arcanjo Miguel estariam relacionados. Na primeira, Jesus não é Deus, mas apenas Miguel em forma humana. Na segunda, Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, se revelou aos Anjos como Arcanjo Miguel por N motivos que não fazem sentido algum.
Como colocado em outro texto, Jesus claramente se referiu como Deus. As Testemunhas de Jeová, ao meu ver, não conseguem entender que quando falamos da Trindade, falamos Um Deus, que é Três Pessoas. A maioria das objeções que ouço deles tenta atingir a ideia auto refutável de que a Trindade é um deus que são três deuses. O que claramente não é o caso. Além disso, a tradução de João 1:1 deles esta completamente errada.
Vimos também que a Trindade é o único Deus perfeitamente amoroso e logicamente possível. Então, o texto a seguir tem o intuito de mostrar que o Arcanjo Miguel não é Jesus revelado aos anjos, e não existe base bíblica nenhuma para se crer nisso. Pelo contrario.

Seria Miguel, o Arcanjo, Jesus?


“Quem é igual a Deus?”


Se traduzirmos “Miguel” do hebraico, temos a frase “Quem é igual a Deus?”, e isso é usado para argumentar que Miguel esta no mesmo posicionamento que Deus. Porem, esse argumento falha em que o nome é uma pergunta. Ele simplesmente indaga “quem é igual a Deus?”, não afirma isso.
Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais percebemos que não somos nada perto d’Ele. Miguel, como o anjo mais próximo de Deus, responde ao seu nome (“quem é igual a Deus?”) com sua "vida de ser o mais próximo": Ninguém.
No Antigo Testamento, existem outros “Mikael” (hebraico: Quem é igual a Deus?) com o mesmo nome: Números 13:13; 1 Crônicas 6:40; 8:16; 27:18; 5:13; 7:3; 2 Crônicas 21:2; Esdras 8:8
Também existem “Mikaias” (hebraico: Quem é igual ao Senhor?): Jeremias 36:11; 1 Reis 22:9; 22:14; 22:25
Isso significa que todos são Jesus?

“O Anjo do Senhor” é Jesus no Antigo Testamento


A lógica aqui é, já que Jesus era chamado de O Anjo do Senhor no Antigo Testamento, então é plausível crer que Ele era um anjo antes da encarnação humana.
Se esse argumento fosse valido, poderíamos dizer que o Espirito do Senhor, que é a Terceira Pessoa da Trindade, se revelou aos Espíritos no Hades.
De qualquer forma, mesmo se esse argumento tivesse alguma validade, ele ainda não seria decisivo pra nenhuma posição.

“A voz do arcanjo”


Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. - 1 Tessalonicenses 4:16

Alguns tentam argumentar que essa passagem diz que Jesus voltará como arcanjo, já que ele é descrito com a voz do arcanjo. Porem, isso ignora completamente o grego original da passagem. A palavra usada para “com” é “en”, que é uma palavra usada para acompanhamento. Eu poderia usar como “eu estou COM minha família”, mas não para “eu me sinto COM alegria”.
Outras tentativas vem de dizer que a Bíblia diz que Jesus virá com seus anjos, assim como Miguel. Porem, se eu digo que o presidente virá com seus soldados, e logo depois digo que o capitão virá com esses mesmos soldados, eu não estou dizendo que ambos são a mesma pessoa.

Hebreus 1 nega que Jesus é um anjo


Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? - Hebreus 1:5

Alguns podem responder “Ok, mas Miguel é um Arcanjo, não um anjo.” Mas tal argumento ignora que arcanjos são “apenas” anjos lideres, não uma espécie nova. De acordo com a Strong's Concordance, "Arch" significa "chefe" e "angelos" significa "anjo". 
Verso 14 diz:

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? - Hebreus 1:14

Note que aqui o autor não fala de mensageiros ordinários, mas sim de espíritos ministradores específicos.

Daniel diz que haviam mais arcanjos


Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia. - Daniel 10:13

E sim, no original “príncipes” esta no plural (hassarim), assim como a palavra "um" é "echad", que é "um" de grupo. Ironicamente, contrariando a própria doutrina, Ellen White admite que existem mais arcanjos. Ela diz:


Anjos e arcanjos se maravilham em face desse grande plano da redenção; eles admiram e amam o Pai e o Filho ao contemplarem a misericórdia e o amor de Deus; não há sentimento de ciúmes ao ser esse novo templo, renovado à imagem de Cristo, apresentado em sua beleza, para ficar junto ao trono de Deus. — Carta 31, 1892 (Online em EGW Writings, Filhos e Filhas de Deus, http://m.egwwritings.org/pt/book/1732.2043#2043 enfase minha)

De fato, a tradição Judaica antiga nos mostra que os Judeus acreditavam em mais arcanjos. E isso é bem exposto no livro apócrifo de Enoque, onde Uziel, Rafael e outros são mencionados.
É verdade que certas vezes Jesus é chamado de Príncipe, mas nunca é chamado de “príncipe chefe”, e certas vezes ele é colocado acima disso:

E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. - Apocalipse 19:16

“O Senhor te repreenda!”


Em nenhuma parte dos Evangelhos, Jesus diz para os demônios ou Satanás serem afastados pelo Senhor. Ele sempre tem a autoridade para fazer isso sozinho. Então, por que, se Jesus é Miguel, Ele apelaria para os poderes de Deus, sendo Ele mesmo Deus? Judas 9 diz:

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!" - Judas 1:9

Alguns podem responder dizendo que Jesus falava sempre com o Deus Pai. Porem, Ele falava e orava, mas nunca demonstrava falta de autoridade contra os demônios. Por exemplo:

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. – Mateus 4:10-11

Outra tentativa de amenizar isso é dizendo que Judas estava citando Zacarias:

E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? - Zacarias 3:1-2

Porem, Existem alguns problemas aqui: Primeiro, o hebraico diz "o Senhor te repreende", não "o Senhor te repreenda". 
Segundo, Judas não estava citando Zacarias, mas sim um apócrifo chamado “A Assunção de Moisés”, que diz que o Senhor enviou Miguel, Gabriel, Samma’el  e Zagzagel para buscar a alma de Moisés. Judas não menciona as figuras históricas de Zacarias, e nem o profeta Zacarias. Pode ser o caso dele estar usando a mesma linguagem, mas não existe evidencia de que esteja citando.
Substitua "Arcanjo Miguel" por "Jesus Cristo" no texto, e ele fica completamente absurdo:

Contudo, nem mesmo o Jesus Cristo, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!" - Judas 1:9

Como assim nem mesmo Jesus ousou desafiar o capiroto? Jesus nunca teve que pedir ao Pai. Ele ja tinha o poder do dedo de Deus para expulsar demônios, pois era Deus. 
Temos também que nos perguntar: Por que Judas iria se referir a Jesus como Miguel? Ele já conhecia o Jesus humano. Se Miguel é Jesus, então ele não deveria ser descrito como “Jesus, em sua forma angelical” ou se referir a Miguel como Jesus mesmo? Mas não, Judas chama Miguel de Miguel, como se fosse mesmo uma pessoa distinta.
Essa não é a única coisa que podemos reparar nesse texto. Vejamos uma comparação de Judas 1:8-10 e 2 Pedro 2:9-18:

Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais. Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!" Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem. - Judas 1:8-10

Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais; contudo, nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor. Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção! - 2 Pedro 2:9-12

Ambas as passagens falam do mesmo assunto:

2 Pedro 2:9-12
Judas 1:8-10
Desprezam a autoridade
Rejeitam as autoridades
Difamas os seres celestiais
Difamam os seres celestiais
Contudo, nem os anjos
Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel
Fazem acusações injuriosas
Fazer acusação injuriosa
Contra aqueles seres
Contra ele
Difamam o que desconhecem
Difamam tudo o que não entendem
Criaturas irracionais
Animais irracionais
Serão corrompidos
Se corrompem

Conclusão


Jesus nunca é chamado de Arcanjo Miguel na Bíblia. Nem Miguel é chamado de Cristo. Dizer o contrario é fazer uma adição desnecessária a Palavra de Deus. O mesmo erro que Eva cometeu no Éden e que a levou a pecar.  

3 comentários:

  1. E mesmo se Jesus e Miguel fossem a mesma pessoa, isso também não iria invalidar a Trindade. Outra coisa, que não é relacionada com o post: eu voltei a defender a literalidade de Gênesis. Por quê? Gênesis é um documento histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer criacionista progressista crê em um gênesis literal também.

      Excluir
  2. Esta Explicação sobre o Arcanjo Miguel..

    Ele é Cristo. Pr. Rodrigo Silva https://www.youtube.com/watch?v=EvyUkML_Qv4&list=PL9DB9669D970A3B55&index=98

    ResponderExcluir