quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Supostas Contradições Bíblicas #3 - Se ninguém nunca viu Deus, como Adão e Eva viram Ele?



Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. - João 1:18

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente - Gênesis 2:16

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. - Gênesis 3:8-10


Se ninguém nunca viu Deus, como Adão e Eva viram Ele?


Respostas comuns que são invalidas 


“Ninguém viu depois do pecado”


Essa resposta não é boa, pois o texto de João diz claramente que ninguém nunca viu a Deus.
Dizer que “ninguém viu a Deus depois do pecado, mas antes Ele podia ser visto” é, alem de ad hoc, cometer o que filósofos chamam de falácia do táxi. Quer dizer, você usa um principio apenas onde lhe contém, mas quando não lhe convêm você o descarta como um táxi. (É como quando Calvinistas dizem que todos são livres, menos quanto sua salvação.)

“Eles viram Jesus, não Deus Pai”


Isso pode parecer razoável mas, de novo, requer interpretar o texto com algo que não esta nele. O texto diz que Deus (a Trindade) nunca foi visto a não ser pelo Filho. Porem, o Filho só teve uma aparência física depois de nascer de Maria. Logo, antes Ele ainda não possuía uma aparência física que conviveu com Adão e Eva. (Isso também faria parecer que Deus é um ser físico, porem invisível. Mas a Bíblia deixa claro que Deus não é um ser físico.) 

"Deus apareceu em forma de Anjo."


Apesar de ser possível, eu ainda acho meio ad hoc e insatisfatório. E o texto diria se esse fosse o caso. Mas ele sempre fala que o Senhor Deus estava la.

“Adão e Eva eram apenas metáforas”


Essa seria a resposta comum dos Teístas Evolucionistas. Porem, Adão e Eva são mencionados por Jesus e Paulo, alem de estarem ligados a genealogias. 

A Resposta


O texto em Gênesis nunca diz que Deus apareceu fisicamente de forma visível a Adão ou Eva. Nunca é dito que Adão e Eva viram a Deus. De fato, o texto apenas diz que Deus falou com eles. Quando Deus “desce ao Jardim”, é uma teofania. Quer dizer, uma forma simbólica de dizer que Deus se manifestou no local.
Mas e quanto ao “formou da terra e soprou nas narinas”? Adão não teria acordado e visto Deus fazendo isso? Bom, essa é uma razão do porque eu creio que “veio da terra” é uma metáfora para um processo natural controlado por Deus. Ele não é “um ser que desce” e fica em um lugar. Ele é Onipresente.
E a costela de Adão? Deus não o fez dormir, retirou-a e formou Eva? Bom, Deus pode te-lo feito dormir, retirado a costela sobrenaturalmente e formado a mulher. Mas eu ainda creio que isso seja uma metáfora pra dizer que Deus levou a mulher perfeita para Adão, para ela estar ao seu lado (“nem na cabeça para comandá-lo e nem nos pés para ser pisada”) e ser o par perfeito.

E quanto a Adão andar com Deus? Deus não o levou para o Jardim? Simplesmente, Deus o levou ao Jardim. Deus o direcionou até la.

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esta é a Maravilha da Grandeza e Humildade de Deus.
    Deus em se mesmo se Basta, mas ele prefere contar com as criaturas, e para se relacionar com as criaturas muitas vezes ele tem que agir como se ele não fosse Deus.
    Ele tem Tudo, mas ele pede, me dá o seu coração.
    Ele sabe tudo, mas ele pede, conte-me o que você esta passando.
    Ele esta em Toda parte, mas ele vem até o Jardim..

    A bíblia diz que a Vida Eterna é conhecer a Deus.. Mas como conhecer um ser que esta em Toda Parte, Então Deus se Manifesta.

    Ha maneira de Deus se revelar, é se escondendo, se apresenta de uma Forma limitada,Como se não Estivesse em Toda Parte, Como se não Soubesse Tudo, isso foi feito de uma Maneira tão Maravilhosa pela segunda pessoa da Trindade, que muitos entenderam erroneamente que Ele não era Deus, mas um deus secundário ..

    Martinho Lutero disse o Seguinte : O homem usa máscaras para se esconder, Deus usa máscaras para Se Revelar..
    ..

    ResponderExcluir
  3. Autor do Yexto.

    Analise o Texto a respeito de Adão e Eva, antes de afirmar que eles VIRAM DEUS. Verá que, nas duas falas, a BIBLIA diz que eles "OUVIRAM" a Voz de Deus. Nao diz que VIRAM A DEUS. Esta tudo muito claro lá.

    ResponderExcluir
  4. (E ouviram a voz do Senhor Deus), que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: (Ouvi a tua voz) soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. - Gênesis 3:8-10

    Veja entre parenteses.
    Eles apenas ouviram a Voz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , mas gostaria de ver uma explicação plausível . Para ele passeava pelo jardim.
      Dizer que e uma metáfora fica muito vago quando o texto da claro entendimento que foi de forma literal

      Excluir
    2. João 5:37 E o Pai que me enviou, Ele mesmo testemunhou sobre mim. Jamais ouvistes a sua voz, nem contemplastes a sua face.


      Que voz de Deus que eles escutavam???????

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Interessante, eles ouviram os passos passeando no jardim, ouviram a voz, mas nao tinha nenhuma presença lá? O Pai tem poder pra se revelar no filho em um corpo glorificado sim, com sempre aconteceu decorrer do velho testamento.

    ResponderExcluir
  6. ... e alguém vai se esconder de medo ouvindo a voz de alguém que não está vendo ? Se você ouvisse hoje a voz de Deus, sem vê-lo... você procuraria uma árvore para se esconder Dele ? Adão se escondia de uma presença que ele conhecia....que falava com ele.... e que ele podia ver... POIS ADÃO POSSUIA UM CORPO INCORRUPTÍVEL....COMO NÓS TEREMOS UM DIA....QUANDO O QUE FORMOS TRANSFORMADOS...O QUE É CORRUPTIVEL SE REVESTIRÁ DE INCORRUPTIBILIDADE....COMO ERA O CORPO DE ADÃO....ENTÃO NÓS O VEREMOS....COMO ADÃO VIA ANTES DA CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a melhor explicação que eu já vi parabéns pelo seu analise

      Excluir
    2. Excelente argumentação...
      Tem fundamento...
      Pois, esta acertiva corrobora tal entendimento.
      PARABÉNS!!!

      Excluir
    3. Concordo com o que você disse na primeira parte, mas quando você falou sobre o corpo de Adão, você mesmo se contradiz. Ora, se o corpo de Adão era incorruptível, logo ele não era seria capaz de se corromper (pecar) o que acabou acontecendo. O corpo de Adão era de carne, não conseguiria ver Deus face a face em sua plenitude. Deus sempre se reduzia para aparecer ao homem, como geralmente é descrito como o "Anjo do SENHOR". Na ressurreição, teremos um corpo incorruptível, exatamente diferente do de Adão, pois carne e sangue não podem herdar o reino de Deus. (I Coríntios 15:50)

      Excluir
    4. mais o corpo de Adão até então era incorruptível,, mas quando comeu do fruto deixou de ser. quando ele ouviu a voz de Deus, ele não sabia então que depois de ter pecado, não mais veria Deus. Adão achava que mesmo depois de ter pecado ainda veria Deus,.. a passagem de (I Coríntios 15:50)-> refere-se a adão pecador,, podemos entender assim

      Excluir
    5. Eu penso exatamente assim, parabéns sua explicação me encheu de alegria 👏👏👏

      Excluir
  7. Como que uma voz poderia cozer roupa pra Adão?
    Sial claro da presença física de Deus.
    Adão era puro de espírito e corpo.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém jamais viu a Deus, mas e quanto a Isaias?

    1. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

    5. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

    Isaías 6:1,5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a palavra fala Senhor dos Exércitos se refere a Jesus, não a Deus Pai. No antigo testamento tem várias aparições de Jesus o qual muitos homens viram, mas não viram a Deus Pai.

      Excluir
  9. Entendo que a presença de Deus no Jardim se deu de forma pessoal...
    No texto de Ex33.18 ...Ex33.22,23.
    Ora,por que ficar entre uma fenda...poder ver as costas e não ver a face? Não é espírito e sim materialuzado!!!

    ResponderExcluir
  10. O fato da Bíblia dizer que foi Deus quem criou o homem, não impede que os anjos tenham participado na modelagem do boneco de barro, por exemplo, ou trabalhado de alguma outra
    forma, cumprindo as ordens divinas.
    Há quem diga que a expressão “Façamos o homem a nossa imagem” está se referindo a um “plural qualitativo”, que denota intensidade (excelência, relevância, majestade, superioridade), e não a um “plural quantitativo”, que denota número de pessoas.
    Porém, tal raciocínio parece cair por terra quando o Senhor diz, em Gênesis 3:22, que, após o pecado, o homem era “como um de nós”, referindo-se, por certo, aos que o acompanhavam durante a
    criação de todas as coisas (a corte angelical) (Jó 38:7).
    Assim sendo, tais verdades, por consequência, dão-nos respaldo para afirmarmos, com tranquilidade, a carência de base bíblica para as supostas aparições de Jesus Cristo no Velho Testamento,
    cognominadas de cristofanias, as quais são defendidas por grande parte dos teólogos.
    Até porque Jesus veio à existência somente há dois mil anos atrás, sendo, antes disso, a eterna Palavra de Deus (Apocalipse
    19.13).
    O Livro de Hebreus parece ser a prova cabal de que as supostas manifestações de Jesus [como Filho] no Velho Testamento
    são fábulas, ao garantir que somente nestes últimos tempos é que Yahweh falou conosco por meio do Filho (Hebreus 1.2), invalidando, assim, a possibilidade de que houvesse uma pré-encarnação de Jesus como uma existência distinta do Pai.
    Além disso, a Biblia assegura que nenhum homem viu a Deus (João 1.18; João 6.46; 1 Timóteo 6.16), o que nos leva a crer que essas supostas aparições de Cristo [no Velho Testamento] não
    passam de construções teológicas.
    Se as cristofanias fossem reais, elas teriam, necessariamente, que anular a divindade de Cristo, pois, como está dito, NINGUÉM VIU A DEUS (grifo do autor). Seria como se estivéssemos diante de uma forma atenuada de Deus, ou um Deus sem glória, ou um Deus disfarsado, que não pudesse ser classificado como Deus.
    Até mesmo o relacionamento pessoal de Deus com Adão parece ser algo questionável diante de tal afirmação, pois “ninguém” é “ninguém” e a Bíblia não diz que tal afirmação se refere ao homem pós-queda. A não ser que Adão, antes da queda, não fosse considerado homem, o que é uma incongruência.

    ResponderExcluir
  11. Outro detalhe importante acerca da passagem de Gênesis 1:26 é
    o fato dos verbos “criar” e “fazer” serem completamente distintos, de tal foma que quem criou o homem [quem elaborou o projeto] foi unicamente Yahweh, mas a realização da obra pode perfeitamente ter tido a participação dos anjos.
    Uma boa comparação para o que ocorreu na criação do homem seria o lançamento de um novo automóvel por uma montadora. O engenheiro é aquele que faz o projeto dos novos carros, segundo seus conhecimentos e sua capacidade criativa; contudo, são os
    demais funcionários da fábrica montadora que os fabricam.
    Tal suposição não contraria as Escrituras Sagradas, pois elas dizem, por exemplo, que os céus são “obra das mãos de Deus” (Salmo 102:25; Salmo 19:1) e são “obra dos Seus dedos” (Salmo 8:3), mesmo sabendo que eles foram criados pela Sua Palavra.

    ResponderExcluir