sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os Pilares da Ciência #6 - Exame da Comunidade


Resultados Científicos são Examinados Em Grupo

Cientistas não trabalham sozinhos, mas em um tipo particular de comunidade. O ultimo estagio de um projeto de buscas é publicar e examinar os resultados. Assumindo que esses resultados sejam notados, isso inicia o processo para mais analises, criticas, confirmação e refutação de outros cientistas. Nenhuma pessoa é esperta o suficiente para ver as coisas de todos os ângulos. Nós precisamos de ajuda dos outros para ver de forma mais clara, menos fragmentada. Talvez alguém poderia chamar isso de olhar unificado? [Serio, o blog do Wall chama Undivided Looking, mas a piada funcionou aqui também.]

A ciência não é apenas um conjunto de fatos, ou um procedimento abstrato para testar ideias. É uma comunidade ética, buscando a verdade. O amor pela verdade esta unido em uma aliança de homens falhos em particular, unidos por um interesse nerd em comum de encontrar algo. Juntos, nós criamos um deposito publico de informações que podem ser usadas para descobrir novas coisas.
Já que a comunidade toda esta buscando a verdade, em longo prazo isso reduz a necessidade de confiar na competência e ética dos pesquisadores originais. Se alguém falsifica um experimento (ou faz algum erro inocente), outras pessoas serão incapazes de replicar os resultados, e eventualmente a verdade aparecerá.
A colaboração cientifica saudável encoraja a divergência racional. De outra forma, pensar em grupo pode isolar a comunidade da critica efetiva de ideias aceitas. Algumas pessoas dizem que os cientistas deveriam proporcionar suas crenças a evidencia. Porem, existe também um valor na diversidade de opinião, porque isso permite aos subgrupos trabalhar com hipóteses que não são populares. Eu suponho que as coisas funcionem melhor quando a comunidade cientifica considerada como um todo proporciona seu trabalho de busca para a evidencia.
Alguém poderia argumentar que a colaboração não é estritamente necessária na Ciência. Imagine um cientista sozinho fazendo experimentos cuidadosos em segredo, e aproximando a conclusão correta dos outros. (Mesmo nesse caso o cientista estaria levando ao publico ideias que antes já haviam, “permanecido nos ombros de gigantes”, por assim dizer.) Mas na pratica, os benefícios da discussão são tão bons que é difícil imaginar um cientista bem sucedido moderno trabalhando completamente sozinho. Daí a simbiose da Ciência com a Academia.

Indivíduos que pensam que podem revolucionar a Ciência sozinhos são quase sempre doidos, o tipo de pessoa doida que eu descrevi em um pilar atrás. Se você quer ver claramente, você tem que se expor na luz.

Traduzido de: Aron Wall, Undivided Looking - "Pillars of Science VI: Community Examination"

Nenhum comentário:

Postar um comentário