quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Supostas Contradições Bíblicas #3 - Se ninguém nunca viu Deus, como Adão e Eva viram Ele?



Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. - João 1:18

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente - Gênesis 2:16

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. - Gênesis 3:8-10


Se ninguém nunca viu Deus, como Adão e Eva viram Ele?


Respostas comuns que são invalidas 


“Ninguém viu depois do pecado”


Essa resposta não é boa, pois o texto de João diz claramente que ninguém nunca viu a Deus.
Dizer que “ninguém viu a Deus depois do pecado, mas antes Ele podia ser visto” é, alem de ad hoc, cometer o que filósofos chamam de falácia do táxi. Quer dizer, você usa um principio apenas onde lhe contém, mas quando não lhe convêm você o descarta como um táxi. (É como quando Calvinistas dizem que todos são livres, menos quanto sua salvação.)

“Eles viram Jesus, não Deus Pai”


Isso pode parecer razoável mas, de novo, requer interpretar o texto com algo que não esta nele. O texto diz que Deus (a Trindade) nunca foi visto a não ser pelo Filho. Porem, o Filho só teve uma aparência física depois de nascer de Maria. Logo, antes Ele ainda não possuía uma aparência física que conviveu com Adão e Eva. (Isso também faria parecer que Deus é um ser físico, porem invisível. Mas a Bíblia deixa claro que Deus não é um ser físico.) 

"Deus apareceu em forma de Anjo."


Apesar de ser possível, eu ainda acho meio ad hoc e insatisfatório. E o texto diria se esse fosse o caso. Mas ele sempre fala que o Senhor Deus estava la.

“Adão e Eva eram apenas metáforas”


Essa seria a resposta comum dos Teístas Evolucionistas. Porem, Adão e Eva são mencionados por Jesus e Paulo, alem de estarem ligados a genealogias. 

A Resposta


O texto em Gênesis nunca diz que Deus apareceu fisicamente de forma visível a Adão ou Eva. Nunca é dito que Adão e Eva viram a Deus. De fato, o texto apenas diz que Deus falou com eles. Quando Deus “desce ao Jardim”, é uma teofania. Quer dizer, uma forma simbólica de dizer que Deus se manifestou no local.
Mas e quanto ao “formou da terra e soprou nas narinas”? Adão não teria acordado e visto Deus fazendo isso? Bom, essa é uma razão do porque eu creio que “veio da terra” é uma metáfora para um processo natural controlado por Deus. Ele não é “um ser que desce” e fica em um lugar. Ele é Onipresente.
E a costela de Adão? Deus não o fez dormir, retirou-a e formou Eva? Bom, Deus pode te-lo feito dormir, retirado a costela sobrenaturalmente e formado a mulher. Mas eu ainda creio que isso seja uma metáfora pra dizer que Deus levou a mulher perfeita para Adão, para ela estar ao seu lado (“nem na cabeça para comandá-lo e nem nos pés para ser pisada”) e ser o par perfeito.

E quanto a Adão andar com Deus? Deus não o levou para o Jardim? Simplesmente, Deus o levou ao Jardim. Deus o direcionou até la.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esta é a Maravilha da Grandeza e Humildade de Deus.
    Deus em se mesmo se Basta, mas ele prefere contar com as criaturas, e para se relacionar com as criaturas muitas vezes ele tem que agir como se ele não fosse Deus.
    Ele tem Tudo, mas ele pede, me dá o seu coração.
    Ele sabe tudo, mas ele pede, conte-me o que você esta passando.
    Ele esta em Toda parte, mas ele vem até o Jardim..

    A bíblia diz que a Vida Eterna é conhecer a Deus.. Mas como conhecer um ser que esta em Toda Parte, Então Deus se Manifesta.

    Ha maneira de Deus se revelar, é se escondendo, se apresenta de uma Forma limitada,Como se não Estivesse em Toda Parte, Como se não Soubesse Tudo, isso foi feito de uma Maneira tão Maravilhosa pela segunda pessoa da Trindade, que muitos entenderam erroneamente que Ele não era Deus, mas um deus secundário ..

    Martinho Lutero disse o Seguinte : O homem usa máscaras para se esconder, Deus usa máscaras para Se Revelar..
    ..

    ResponderExcluir