quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Os piores argumentos contra o Teísmo #1 - "Você só acredita em Deus porque lhe da conforto!"

Aqui se inicia outra serie do blog. Nela falarei sobre o que eu considero ser os piores argumentos naturalistas já usados. Se você é teísta, é bom saber responder esses argumentos, porque apesar de serem bem ruins, um teísta destreinado pode não saber o que falar. Se você é ateísta, é bom saber que esses são argumentos horríveis e não usa-los para não passar vergonha.
Nesse texto vou responder ao “argumento” que usam quando dizem “você só acredita porque é confortável! Te da uma razão pra viver! Pra não se sentir sozinho!”


“Você só acredita porque te da conforto!”

Esse é um ponto muito comum trazido por alguns ateus. E talvez seja o caso com algumas pessoas. Mas esse argumento falha em quatro pontos:

Falácia Genética

Mesmo se essa afirmação fosse verdadeira pra todo mundo, ela cometeria a falácia genética. Essa falácia é cometida quando se tenta invalidar uma crença ou posição atacando como ela possa ter se originado, o que não funciona. Suponha que eu tenha vindo a crer que o Obama é o presidente dos Estados Unidos porque li em uma história em quadrinhos. Apontar como vim a crer nisso torna a verdade dessa crença em falsa? Obviamente não.

“Você só é ateu porque...”

O mesmo argumento pode ser usado com naturalistas. Já vi vários que não acreditam em Deus porque iriam ter que abandonar sua imoralidade sexual, suas baladinhas, seus bares da noite, seus fica-fica e sua “liberdade moral”.

Seria bom se Papai Noel existisse

Ora, seria muito confortável eu acreditar que alguém me dará qualquer presente no fim do ano. Mas não acredito porque tenho bons motivos pra isso. Mesmo sabendo que seria bom que o Papai Noel existisse, querendo ou não ele não existe.

Não é totalmente verdade

Obviamente é bom saber que Deus te ama incondicionalmente e que você é salvo. Mas não é totalmente confortável saber que existe um céu e um inferno. Quando o céu e o inferno entram em cena, tudo muda.
Não é confortável saber que algum parente ou amigo pode ir pro inferno por não crer e desobedecer constantemente a lei de Deus. É triste. É como saber que algum parente ou amigo pode pegar câncer porque fuma muito. Não é confortável ter amigos que insistem pra você ir em lugares que sabe serem “pecaminosos” e você ter que ficar dizendo não. Não é confortável ser contra mil e uma coisas que o mundo atual quer e ser considerado “intolerante”.
Apesar de tudo, o Senhor é bom e nos ajuda a aguentar tudo. Mas não é totalmente verdade que se “acredita por conforto”.

Conclusão

Esse é um “argumento” muito usado, então espero ter demonstrado porque ele é terrível. Alem da falácia genética ele pode ser usado contra os naturalistas e não é completamente verdadeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário