domingo, 10 de julho de 2016

Quais livros são bons para apologistas mais avançados?


Depois da lista dos livros para iniciantes (ok, vamos admitir, alguns ali não eram para totais iniciantes), aqui vai a lista de livros mais avançados para quem quer manjar bem dos paranaues da defesa da fé cristã.

Quais livros são bons para apologistas mais avançados?


Apologética Contemporânea: A Veracidade da Fé Cristã
Autor: William Lane Craig
Conteúdo:
- Basicamente o mesmo do Em Guarda, mas com o Argumento Ontológico e explicações das diferentes versões dos argumentos cosmológico, teleológico e moral ao longo da história.Também há uma refutação de argumentos contra milagres, alem de contar a história da pesquisa do Jesus histórico. Além disso, Craig mostra o absurdo do relativismo histórico, e faz uma defesa bem robusta da historicidade da ressurreição de Jesus.

Filosofia e Cosmovisão Cristã
Autores: William Lane Craig e J. P. Moreland
Conteúdo:
- Os dois filósofos não fazem apenas uma defesa da fé, mas explicam conceitos filosóficos avançados. Indo de epistemologia até a filosofia das doutrinas cristãs, existem analises de teorias da verdade, regras de lógica, teorias ético normativas, filosofia do tempo, filosofia da ciência, a coerência do teísmo, a existência de Deus, etc. É um pacote bem completo e especialmente muito importante para o cristão que quer se aventurar no mundo da filosofia.
Craig e Moreland mostram como muitos estudantes se prendem à filósofos de duzentos anos atrás e, por isso, crêem que a crença em Deus é furada. Quando na verdade, a filosofia cristã tem tido uma grande revolução. Com defesas mais fortes dos argumentos para a existência de Deus, refutações fortes à argumentos ateístas e uma reforma epistemológica.

Deus, a Liberdade e o Mal
Autor: Alvin Plantinga
Conteúdo:
- O livro é bem fino, mas com um bom conteúdo. Plantinga se esforça para mostrar como o problema do mal moral não é um problema para o teísta que crê no livre arbítrio libertário, partindo da perspectiva de um molinista. Ele também critica os argumentos cosmológico tomista e teleológico de William Paley, e mostra como o Argumento Ontológico tem sucesso, mesmo com as criticas ao longo da história. A ressurreição deste argumento foi de grande importância para a filosofia contemporânea, sendo defendido (estranhamente) até mesmo por alguns filósofos ateus, que admitem não conseguir refutar o argumento, e mostram que as objeções dadas são fracas. (Essa ultima parte não esta no livro, mas fica de curiosidade)

Panorama do Antigo Testamento
Autor: Gleason Archer
Conteúdo:
- Archer vai do inicio ao fim do Antigo Testamento dando uma visão histórica de cada livro. Ele refuta teorias seculares sobre as origens e datas dos livros, e mostra que alguns (como Daniel, por exemplo) devem ter tido origem sobrenatural pela precisão das profecias que foram cumpridas ao longo da história. É um “guia completo” do Antigo Testamento, com informações históricas, arqueológicas e teológicas que fazem um bom arsenal na apologética histórica.

A Ressurreição do Filho de Deus
Autor: N. T. Wright
Conteúdo:
- Nessa obra de 1100 páginas, o autor mostra como origem da crença dos discípulos só pode ser explicada através de uma experiência real. Wright mostra como tal crença era totalmente inesperada, tanto de um ponto de vista judaico quanto pagão. Os discípulos realmente não esperavam um Messias que fosse morrer e muito menos ressuscitar, já que a crença na ressurreição, por parte dos judeus, era a de uma ressurreição conjunta no fim dos tempos. Mas mesmo assim, eles vieram a crer de forma tão forte na ressurreição física de Jesus que estavam dispostos a morrer por essa crença. Qual a melhor explicação para isso? N. T. Wright vai mostrar como a melhor explicação é, sem duvida, a ressurreição de Jesus.

2 comentários:

  1. Boa lista! Gostaria de te dar uma ideia. Poderia fazer mais listas e também fazer algumas análises de alguns livros, tipo um "review".

    ResponderExcluir