segunda-feira, 11 de maio de 2015

Supostas Contradições Bíblicas #1 - Gênesis 1,2 e 3 são contraditórios?


Nessa serie, pretendo responder a uma longa (looooonga) lista de supostas contradições bíblicas. A maioria dessas “contradições” vem de falta de estudo, desconsideração de contexto, desconsideração de estilo literário, entre outras coisas.
Pra começar, vamos ver o começo mesmo: Genesis 1, 2 e 3. Será que eles se contradizem e/ou contradizem o resto das Escrituras?


Gênesis 1, 2 e 3 são contraditórios?


Quem foi criado primeiro: O ser humano ou os animais?

Gênesis 1 diz que antes da criação do homem, no sexto dia, os animais foram criados. Porem, Gênesis 2 nos diz que os animais foram criados depois.
Gênesis 1 nos da uma seqüência de eventos, enquanto Gênesis 2 esta focado em detalhar os acontecimentos do sexto dia. Note que o texto em Gênesis 2:19 não diz que Deus criou, naquele momento, os animais. O texto simplesmente diz que depois que criou os animais, ele os levou a Adão. Veja como a tradução Almeida Corrigida e Revisada coloca o texto:

“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.” - Gênesis 2:19

Antes que você diga que estou selecionando uma tradução favorável a meu ponto de vista, veja como esta escrito no original:

Vayitser   ‘adonay  ‘elohim
E-formou  Senhor    Deus

A palavra usada aqui pra “formou” é “Vayitser”, que esta no Pretérito Perfeito simples. Ou seja, nos diz uma ação já concluída.

Os céus e a terra foram criados em seis dias (Gênesis 1) ou em um dia (Gênesis 2:4)?

A palavra para “dia” em hebraico é Yom, que não se restringe a um período de 24 horas. Em Gênesis 2:4, ela esta sendo usada no sentido de “no tempo em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”. Seria algo similar a quando nós dizemos “no meu tempo...”, nos referindo a vários períodos da nossa vida.

Mas e as plantas? Antes ou depois da criação do homem?

Gênesis 1:11-12 nos dizem que Deus fez a Terra produzir as plantas no terceiro “dia”, enquanto Gênesis 5 nos diz que foi no sexto:

“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.” - Gênesis 2:5

A solução aqui esta em entender o significado da palavra “erets” (terra) no hebraico. Como o texto diz, toda a planta do campo ainda não havia brotado. A palavra erets não significa necessariamente o planeta Terra inteiro. Pode significar o solo ou o campo local. A “terra” referida aqui obviamente é o solo do Jardim do Éden. E isso é implicado pelo contexto de Gênesis 2. Todo o capitulo se passa no Jardim do Éden e no sexto “dia”.

E as estrelas? Foram criadas antes (Jó 38:4-7) ou depois da Terra (Gênesis 1:16-19)?

“Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.” - Gênesis 1:16

A palavra para “fez” é “asah”, que significa “fazer” ou “preparar”. Muitos estudiosos atuais notaram que a forma correta da tradução pra esse verso é “Deus havia preparado/feito dois grandes luminares... também havia feito as estrelas”. (Falarei mais sobre isso em minha serie sobre Criacionismo Progressivo)

Se há somente um Deus (Deuteronômio 4:35), por que o plural (Gênesis 1:26; 3:22) e a menção de outros deuses (Números 33:4)?

Há apenas um Deus. Porem, esse Deus é um o que com três quem. Em Deuteronômio 6:4, por exemplo, diz o seguinte:

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.” - Deuteronômio 6:4

A palavra para “único” é echad, que não proíbe mais de uma pessoa. Um exemplo seria na frase “um casal”. É apenas “um casal”, mas possui duas pessoas. (Note que, não estou dizendo que a Trindade seja um grupo de três ou algo do tipo, mas sim um Deus que “é” três pessoas). A palavra para “Deus” nessa frase também é “Elohim”, que esta no plural. O Cristão usaria os versos no plural para dizer que é uma indicação da Trindade.
Quanto aos outros versos, que falam de outros deuses, a Bíblia simplesmente esta dizendo que o povo adorava outros seres criados que eles chamavam de deuses. Outras partes da Bíblia se referem a estes como ídolos.

Adão não deveria morrer no dia em que comesse da arvore do bem e do mal (Gênesis 3:17)? Então por que ele morreu apenas 900 anos depois (Gênesis 5:5)?

Alguns argumentam que isso seria evidencia de um sexto “dia” com mais de 24 horas, a que a palavra yom não se restringe a um período de 24 horas. Porem, uma explicação mais satisfatória é a de que Adão morreu espiritualmente naquele dia. No exato momento em que Adão comeu do fruto, ele pecou e se separou de Deus.
Embora alguns tentem argumentar que apenas o processo da morte começou naquele momento, o texto original não permite essa tradução. Eles argumentam que a tradução de “muwth muwth” é “morrendo morrereis”. Porem, a forma verbal não permite essa tradução, e o correto é “certamente morreras” mesmo. A tradução errada (morrendo morrereis) não faria sentido com a fala da serpente (certamente não morrerás) também.

Deus tem corpo (Gênesis 3:8) ou não (Lucas 24:39)?

Deus não tem corpo, Ele é puro espirito. Em Gênesis 3:8, Deus esta apenas se manifestando. Assim como se manifestou a Moisés na sarça ardente. Outras passagens que dizem que Deus “desceu dos céus” (Gênesis 11:5) são teofanias. Outras partes que dizem que Deus tem “partes” como em Êxodo 31:18 são antropomorfismos, falando de Deus com termos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário