sábado, 16 de maio de 2015

Como pode o "sol ter parado" por um dia inteiro? (Josué 10:12-14)


Um “erro cientifico” comum da Bíblia apontado pelos Neo-Ateus, é o de que no Livro de Josué existe um momento em que o Sol para completamente. Josué pede a Deus para que pare o sol para que ele consiga ter luz o suficiente para vencer seus inimigos. Mas como pode o sol ter parado por um dia inteiro?

Como pode o sol ter parado por um dia inteiro?


Josué 10:12-14

Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Josué 10:12-14

A Terra não precisa ter parado completamente

Note ali, na parte sublinhada, que o sol “não se apressou”. Isso pode indicar que a Terra simplesmente diminuiu de velocidade, e o sol só se pos depois de um dia inteiro.

É Deus!

Embora essa não seja uma alternativa considerada pelos ateístas, não há nada de absurdo em Deus parar a Terra e impedir que catástrofes aconteçam. Ele criou o Sol e a Terra e pode fazer o que quiser com eles. Você não pode argumentar contra um milagre sem considerar quem causou o milagre. (Dã)

Reflexo milagroso

Alguns estudiosos sugerem também que a Terra continuou normal, mas algo “miraculosamente criado” no céu refletia a luz do sol, dando a impressão de que o sol ficou parado por um dia inteiro.

A linguagem da Bíblia

A Bíblia sempre fala da perspectiva de um observador na Terra. Então, é bem possível que não tenha sido o “sol” que parou, mas sim que o evento aparentou ter parado ao observador. Como Norman Geisler e Thomas Howe colocaram:

“...a Bíblia emprega uma linguagem comum, referindo-se às coisas como um observador as descreveria. Assim, na realidade não foi o sol que parou: foi isso, porem, que aparentou a quem tenha observado o evento.” [1]

Fontes

[1] – Norman Geisler e Thomas Howe, “Manual de dificuldades bíblicas”, p. 123

Nenhum comentário:

Postar um comentário