quinta-feira, 6 de abril de 2017

Alegria, Confiança e Esperança

http://www.livinghopechicago.com/need-hope.html

A Bíblia nunca prometeu a felicidade terrena. Deus pode nos abençoar de diversas formas, mas não há promessa na Bíblia de que seremos 100% felizes 100% do tempo com coisas terrenas. Mas isso não significa que a Bíblia não fale nada sobre a alegria. Pelo contrário, há uma receita bíblica simples para o homem se alegrar a qualquer momento: Lembre-se de Cristo.

Em Filipenses 4:4-5, lemos o seguinte:

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Filipenses 4:4,5

A ênfase de Paulo aqui esta numa espécie de alegria perpétua. Ele diz para nos alegrarmos sempre. Não para nos alegrarmos quando as coisas estiverem boas. Mas isso nos leva a um conflito: Devo me alegrar mesmo quando as coisas estiverem terríveis? Como fazer para a minha amabilidade ser conhecida por todos em um momento em que tudo da errado?
Um fato interessante que deve ser mencionado é que a palavra grega para amabilidade é ἐπιεικής epieikés, que significa gentileza, racionalidade, amabilidade ou moderação. O que parece é que Paulo esta dizendo para não entrarmos em desespero nessas horas. E ele da o motivo disso no final do versículo 5: Porque perto esta o Senhor. Matt Chandler e Jared Wilson comentam esse verso dizendo:

É por isso que um cristão maduro é uma pessoa racional. Isso porque, como diz Paulo, “perto esta o Senhor”, até mesmo numa situação de desespero... [...] O Deus da Bíblia não é um motorista de ambulância que aparece depois do desastre, salta de dentro do veículo e pensa: “Muito bem, vamos fazer uma triagem aqui”. O Deus da Bíblia não aparece depois do acidente e tenta remediá-lo. Não é isso o que ele faz. Ele está lá. Ele sabe. [1]

Isso me lembra um professor meu da faculdade. Foi pastor por muitos anos, e recentemente sua esposa e filho tiveram câncer. Apesar da tristeza que ele sentia, sempre dizia que tudo “estava nas mãos do Papai”. Ainda aproveitava para evangelizar em hospitais e sempre nos desejava “coisas boas”.
Claro, isso não significa que devemos ficar sorrindo como bobos em meio à dor. Mas que, assim como fez esse meu professor, podemos ter uma alegria em meio à dor e dizer que confiamos em Deus. Como Chandler e Wilson colocaram, “[Deus] é glorificado quando, no mais profundo sofrimento, você ainda encontra um meio de dizer: ‘Confio em ti. Ajuda-me, porque meu coração esta me sufocando no peito...” [2]
Essa confiança em Deus é importante para a vida cristã. Vemos exemplos de pessoas que não tinham confiança em Deus na Bíblia. Mas não confiar que Deus pode mudar uma situação é o mesmo que confiar na crença de que Deus não é Todo Poderoso.
Usemos como exemplo Abraão e Sara:

Disse também Deus a Abraão: "De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.
Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos".
Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?"
Gênesis 17:15-17

Então disse o Senhor: "Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho". Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele.
Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos.
Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer? "
Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?’
Existe alguma coisa impossível para o Senhor?...”
Gênesis 18:10-14a

Há algo ainda pior nesse texto que não fica tão claro na tradução. A palavra hebraica para “riu-se” é צָחַק tsachaq, que significa literalmente zombar. Em outras palavras, Abraão e Sara zombaram de Deus com sua descrença. Não há razão para crermos que Deus não pode mudar nossa situação. Claro, isso não garante que Deus vá mudar tudo. Deus faz o que quiser, Ele é soberano. Mas nós não devemos crer que Deus é incapaz de mudar nossas circunstancias. Por isso, não devemos desistir de orar para que Deus mude uma situação. Não devemos deixar de orar por uma cura, por emprego ou pela conversão de alguém. Deus pode realizar todas essas coisas.
Temos essa esperança em Deus, por sermos seus servos. O texto de Isaías 50 diz:

Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.
Isaías 50:10

Obedecer a palavra de Deus pode ser feito até mesmo por descrentes. Mas há ainda algo mais profundo aqui. A palavra hebraica para “obedecer” é שָׁמַע shama que significa literalmente “ouvir”. Não é o simples ato de obedecer. “Não matar” pode ser feito por qualquer um. Mas quando temos o sentido de “ouvir”, o verso para uma mensagem mais intima. E é dessa forma que os judeus sempre entenderam. A Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento escrita antes de Cristo) traduz essa palavra por ακουσατω akusató, que significa “ouvir” mesmo.
Mas a única forma de termos essa alegria com confiança no Senhor que nos traz esperança é se tivermos contentamento em Deus. Como disse Stephen Altrogge:

Nunca estaremos plenamente satisfeitos quando alcançarmos o que buscamos. Como Deus nos ama e quer que encontremos satisfação nele, não permitirá que estejamos satisfeitos. Acreditar que finalmente estaremos satisfeitos depois de conseguir o que queríamos é uma mentira. [3]

C. S. Lewis colocou de forma perfeita quando disse que “tudo o que não é eterno é eternamente inútil.” Como somos criados à imagem e semelhança de Deus, temos um desejo interno de servi-lo com tudo. Quando Jesus pergunta “de quem é a imagem nessa moeda” e respondem que é de Cesar, Jesus diz para darmos a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus. Se devemos dar a Cesar o que tem a imagem de Cesar, então devemos então dar a Deus o que tem a imagem de Deus. Quer dizer, nós mesmos.
Nenhum substituto de nós fará essa tarefa de entrega a Deus, assim como nenhum substituto de Deus nos trará plenitude. Isso por que “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade...” (Eclesiastes 3:11)

Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses 1:16

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Romanos 11:36

Fontes


[1] – CHANDLER, Matt; WILSON, Jared C. Viver é Cristo, morrer é lucro, São Paulo: Vida Nova, 2016, p. 163
[2] – Ibid, p. 164

[3] – ALTROGGE, Stephen, The greener grass conspiracy, Wheaton: Crossway, 2011, p. 55-56 (Citado em Viver é Cristo, morrer é lucro, p. 212)

Nenhum comentário:

Postar um comentário