sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que a Bíblia diz sobre astrologia?


O que a Bíblia realmente diz sobre horoscopo e astrologia? Recentemente, um amigo meu me pediu para verificar essa questão, pois ele mesmo estava gostando dos astros. Ele especificamente me pediu para verificar os textos até mesmo no grego e no hebraico! Então, sem mais delongas, vamos ao que a Bíblia realmente diz sobre astrologia.

O que a Bíblia diz sobre astrologia?


Daniel e Nabucodonosor


A história de Daniel se passa na Babilônia. O texto de Daniel 2 claramente fala da incapacidade de astrólogos em falar qualquer coisa acerca do sonho que o rei havia tido. É interessante dizer, antes de “exegetar” o texto, que a partir do versículo 4 do capítulo 2, até 7:28, o livro esta em aramaico, não em hebraico. Então, o texto em questão é o seguinte:

Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa declarar a palavra ao rei; pois nenhum rei há, grande ou dominador, que requeira coisas semelhantes de algum mago, ou astrólogo, ou caldeu.
Daniel 2:10

Por uma questão de espaço, vamos avaliar apenas a palavra aramaica para “astrólogo”. Que é: ashshaph וְאָשַׁ֥ף. A versão King James e a Almeida Corrigida e Revisada a traduz como astrólogo. Outras versões trazem:

...pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu.
Daniel 2:10 Almeida Revisada

...Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo.
Daniel 2:10 NVI

E, de fato, jamais rei algum, por maior e mais poderoso que tenha sido, pediu tamanha coisa a um escriba, mágico ou caldeu.
Daniel 2:10 Versão Católica

Um fato interessante é que a palavra aramaica para “caldeu” também significa astrólogo. E, mais interessante ainda, é que a palavra para “mago” é chartom. De acordo com o dicionário de concordância Strong: Chartôm \khar—tome\ - um horoscopista (como desenhando linhas e círculos mágicos): um mago. Então, o texto esta definitivamente falando de astrologia e a chamando de incapaz.
Mas, uma exegese apropriada exige que avaliemos o contexto. Então, é importante vermos o que Daniel diz mais pra frente sobre o tema:

Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei;
Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias...
Daniel 2:27,28

Se torna bem claro que Daniel esta falando da incapacidade dos magos, sábios, astrólogos, etc. E não apenas no contexto de sonhos. Mas Daniel exalta a soberania de Deus como único revelador no v.28.

Jeremias: Astrologia é ilusória


O texto de Jeremias 10 fala da vaidade nos sinais dos céus:

Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.
Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;
Jeremias 10:2,3

A Bíblia de Estudo MacArthur comenta dizendo que “os gentios adoravam corpos celestiais, incluindo o sol, a lua e as estrelas” (Comentário em Jeremias 10:2, p. 949). Isso pode fazer com que nos perguntemos se não estão adorando os astros e confiando neles para direcionar vidas e relacionamentos, não? Como diz o teólogo reformado Matthew Slick, “astrologia é uma forma de idolatria porque ela a promove a busca por coisas criadas ao invés de Deus para determinar o sentido e a direção da vida de uma pessoa.” (CARM, What does the Bible say about astrology?, https://carm.org/what-does-the-bible-say-about-astrology)
Por curiosidade, as palavras hebraicas para “sinais dos céus” são hashaimayim oth, que significam literalmente... sinais dos céus. Além disso, a palavra pra “vaidade” é hebel, que significa vazio, vaidade, algo transitório e insatisfatório

O Julgamento de Deus


Há ainda outros textos importantes que falam sobre Deus pedindo para que não olhemos para os astros:

Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
Deuteronômio 4:19

A Bíblia Apologética comenta:

A vastidão do universo não justifica a prática astrológica. Antes, revela a grandeza do Criador, o que nos leva a adorá-lo de todo o coração: “Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua ama, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro grande mandamento” (Mt 22.37, 38) No Salmo 91.1, encontramos um grande motivo para glorificarmos a Deus por sua magnificência: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Tudo o que Deus criou demonstra sua soberania: “Porquanto o que de Deus manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem, inescusáveis” (Rm 1.19, 20).
Assim, devemos levantar os olhos aos céus apenas para reconhecermos a grandeza e a soberania de Deus e não para buscarmos conhecimento do futuro, por meio das supostas adivinhações exotéricas. (Bíblia Apologética com Apócrifos, Comentário em Deuteronômio 4:19, p. 189)

Isaías também diz:

Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura te podes fortalecer.
Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti.
Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele.
Isaías 47:12-14 

A Bíblia de Estudo MacArthur comenta: 

A Babilônia confiava muito naqueles que olhavam para os céus, que olhavam para as combinações das estrelas em relação aos demais corpos celestes, aos meses de aniversário e que confiavam nos movimentos dos astros para predizer o futuro (Dn 2:2, 10). O profeta sarcasticamente expõe a futilidade dessa confiança. Essa antiga ilusão ainda é popular em nossos dias no tão difundido uso do horoscopo (Comentário em Isaías 47:13, p. 914) 

Para ser justo, alguém pode usar o argumento de que os reis magos usaram a astrologia para ver a vinda do Messias. Porém uma análise do texto não aprova o uso da astrologia. Os reis magos provavelmente eram sábios do Zoroastrismo, religião antiga da Pérsia (atual Irã), e tinham certa influencia política. Por isso Herodes os recebeu. 
Apesar da Bíblia proibir o uso de estrelas e a astrologia em geral, Deus pode usar diversas formas para comunicar a Sua Verdade às pessoas. Nesse caso, estava comunicando a localização do Salvador. Ainda assim, a estrela não mostrou o futuro, mas sim apontava para algo que já havia acontecido – O nascimento de Jesus. Apesar disso, a Bíblia nos diz que as estrelas revelam a glória de Deus (Salmos 19:1-6) e sua existência (Romanos 1:18-20). Note: A estrela foi usada para a Glória de Deus. Não de forma antropocêntrica para sabermos algo sobre nós mesmos e os outros. Deus pode porque Ele pode.
Também é verdade que Deus fez as constelações (Jó 9:9; 38:31-32). Mas o texto no máximo relata o que Deus fez, não que possamos tirar conclusões e visões a partir dos astros. 

Horoscopo: Previsão detalhada ou argumentação ad hoc?

                                                           
Ad hoc é um tipo de defesa argumentativa falaciosa que tenta arrumar várias desculpas para a falha de algo. Por exemplo, quando algum cético tenta explicar as evidências pra ressurreição de Jesus apelando para um irmão gêmeo desconhecido que fugiu de casa e foi morar longe e apareceu apenas no momento em que o corpo de Jesus foi roubado para se fazer passar por Messias ressurreto por motivos que ninguém sabe... isso é uma argumentação ad hoc. 
No caso do horoscopo, o mesmo acontece. Se você pegar esses horóscopos de jornal e internet, 99% das vezes qualquer signo vai servir pra qualquer signo. “Ah não, mas você tem que ver o ano do seu nascimento”. Ai não da certo e... “Ah não, mas você tem que ver a hora do seu nascimento.” Ai não da certo e... “Ah não, mas é que seu sol [what?] esta na casa de aquário.” A única pergunta que resta é se Camus vai derrotar meu sol... Mas note que sempre tem uma desculpa até levar a uma justificativa do porque não funcionou a principio, encaminhando para uma descrição generalizada de um numero X de pessoas do mundo de hoje.
Não é difícil achar pessoas com problemas emocionais e financeiros hoje em dia. Não é difícil achar pessoas que se dizem metódicas ou organizadas. Não é difícil achar pessoas assim. A diferença é que a maioria tem tudo isso, mas cada horoscopo pode se focar em apenas uma dessas informações para parecer diferente para cada um.

Conclusão - Satanás, horoscopo e antropocentrismo



Por fim, não é difícil imaginar como Satanás usa esse tipo de “encantamento” para enganar até mesmo os eleitos. O horoscopo da uma pequena sensação de poder. “Eu sei sobre a sua vida”. Fora que, os astros acabam se tornando ídolos e nos desviam da atenção que devemos dar a Deus. As pessoas acabam confiando demais naquilo que as da um suposto conhecimento e poder sobre as outras pessoas, e não se humilham e se voltam ao verdadeiro Deus. A leve sensação de onisciência nos tira o foco do Único que é Onisciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário