quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alguns comentários sobre os comentários do Papa Francisco


Recentemente, o Papa Chicão fez algumas declarações sobre o Big Bang e a Evolução e sua compatibilidade com a descrição em Gênesis de Deus criando o universo e os seres vivos. Como isso teve um certo barulho, resolvi dar uma comentada.

O Big Bang

Papa Francisco disse que o Big Bang não é incompatível com Gênesis e... que... bom! Achei que isso era obvio.
Gênesis nos diz que Deus criou o universo e a Teoria do Big Bang nos diz que o universo apareceu a partir do nada. Da pra imaginar perfeitamente Deus criando o universo a partir do nada e expandindo o espaço, como é dito na teoria.
Isso na verdade me lembra Isaias 42:5, que diz:

“É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu” Isaías 42:5

Astrofísico Hugh Ross comenta sobre esse verso:


“O verbo Hebraico traduzido como ‘criou’ em Isaias 42:5 é bara’ que tem sua definição primaria como ‘trazendo a existência algo novo, alguma coisa que não existia antes’.” [1]




Ele vai adiante e analisa varias passagens da Bíblia que dizem como ela já nos ensinava o Big Bang. (Talvez tentar encaixar a ciência moderna nas Escrituras não seja a melhor coisa a se fazer, mas o texto dele é bem interessante.)
Talvez alguns cristãos gostem de se opor ao Big Bang por achar que devem considerar os dias como literais ou que o universo deve ter menos de 10 mil anos, enquanto o a Teoria do Big Bang nos diz que o universo tem 13,7 bilhões.
Sem entrar na discussão de se os dias são literais (eu acho que mesmo se “Yom” for “Dia”, ele pode ser usado metaforicamente) ou na questão das genealogias, note que os dias só falam da criação da Terra. Similarmente, a genealogia não aconteceria sem a Terra.
Outro motivo que pode fazer alguns cristãos se afastarem do Big Bang é a afirmação de que “a Bíblia não fala de nenhuma grande explosão!”. Bom, a teoria também não! O Big Bang nada mais é do que o nome dado à expansão inicial do universo após a singularidade. Não houve explosão de “material pré-existente”.
Alem disso, eu diria que se você é um Cristão e não quer acreditar no Big Bang, você esta em maus lençóis...

A questão da evolução

Aqui é onde alguns podem ficar mais desconfortáveis. Apesar de minha recente mudança de posição quanto a isso (não sou mais um Teista Evolucionista) eu ainda acredito que a teoria da evolução é perfeitamente compatível com a Bíblia. Ela certamente levanta algumas questões teológicas que merecem atenção, mas não acredito que seja incompatível com a Bíblia.
Se a teoria da evolução for provada, tudo o que isso significa é que Gênesis não deve ser tratado de forma literal. Mas ainda assim ele é verdadeiro no sentido em que é um grande poema da criação majestosa de Deus.
Essa era na verdade a visão de muitos pais da igreja e rabinos antigos. Santo Agostinho já havia nos alertado sobre isso em sua obra “O Sentido Literal de Gênesis”, quando disse:


“De maneiras que são tão obscuras e muito alem de nossa visão, nós encontramos nas Escrituras Sagradas passagens que podem ser interpretadas de varias formas diferentes sem prejudicar a fé que nós recebemos. Nesses casos, nós não deveríamos nos apressar e ficar apenas de um lado, se o progresso na busca pela verdade justamente acabar com essa posição, nós caímos com ela.” [2]





Conclusão

Não devemos temer a ciência e suas teorias. Algumas podem ser bem cabulosas e contrarias aos ensinamentos da Bíblia, mas note que aquelas mais fortes não a invalidam.  
Eu alertaria os Cristãos a não serem “Ken Hams” e ficarem indo contra toda e qualquer ciência moderna que supostamente contradiz a Bíblia. A Bíblia não é um livro de ciências. É a grande história da criação de Deus, da queda do homem, da redenção do homem e da salvação por Cristo.

Fontes

[1] – Reasons to Believe, “Big Bang—The Bible Taught It First!”, http://www.reasons.org/articles/big-bang---the-bible-taught-it-first

[2] – Santo Agostinho, “The Literal Meaning of Gênesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário