quarta-feira, 24 de junho de 2015

Estamos no Sétimo Dia ou no Oitavo Dia?



[Atenção: Leve tudo o que esta escrito aqui como uma "ideia interessante". Não sou teólogo, apenas um cara que gosta de "brizar" nessas coisas]
Qualquer Criacionista de Terra Antiga (exceto os que creem na teoria da lacuna) vão dizer que estamos no sétimo dia ou no oitavo dia. Existem evidencias para ambas as posições, então vamos avalia-las.

Estamos no Sétimo Dia ou no Oitavo Dia?


Evidencia para estarmos no sétimo dia


O sétimo dia em Gênesis 2 esta assim:

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. - Gênesis 2:2, 3

Todos os outros dias terminam com “e houve a tarde e houve a manhã”, mas o sétimo não possui essa finalização. De fato, Salmos 95 e Hebreus 4 dizem que o descanso do Senhor ainda não acabou.

A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. - Salmos 95:11

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência. - Hebreus 4:4-6

Evidencia para o oitavo dia


As evidencias para o oitavo dia estão em varias partes dos evangelhos. Começando por João 1:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. - João 1:1-9

Agora, o que aconteceu no primeiro dia da semana de criação?

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. - Gênesis 1:3-5

(Não, eu não estou dizendo que Jesus é uma luz criada, ja que eu não acho que no primeiro dia a luz tenha sido criada, mas apenas apareceu)
Note que Deus não faz (asah) nem cria (barra) nada no primeiro dia. Ele apenas separa a luz das trevas. O que Jesus faz? Ele é a Luz verdadeira que veio ao mundo e até o Apocalipse esta separando a luz do mundo das trevas:

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. - João 9:5

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. - João 8:12

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte ...
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. - Mateus 5:14; 16

Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. - João 12:46

Agora, também temos outra evidencia de que o sétimo dia acabou:

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. - Mateus 28:1

E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. - Marcos 16:1,2

As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele. Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. - Lucas 23:55,56

No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. - Lucas 24:1

No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. - João 20:1

Agora, isso pode parecer meio forçado, mas porque essa ênfase no “primeiro dia da semana”? Todas as outras vezes que falam de um determinado dia nos evangelhos se referem a “certo dia”, “no dia seguinte” ou “dia x”. Mas em nenhuma outra vez acontece a formula:

“depois do sábado” – “de manhã” – “no primeiro dia da semana”

É como se dissesse: Passou o sétimo dia, houve a manhã e veio o primeiro dia da semana.
Isso nos deixa com um problema: Então, porque em Hebreus 4 diz que o descanso do Senhor ainda pode ser alcançado? Bom, muitos especialistas também consideram essa passagem com um sentido escatológico. Quer dizer, no fim dos tempos entraremos no descanso. Porem, essa interpretação não me parece muito convincente.
Uma outra possível interpretação, é a de que o descanso continua pelo fato de Deus não ter feito nada no primeiro dia, apenas separou a luz das trevas, assim como Jesus o faz agora. Agora, isso tem algumas consequências teológicas que eu não vou entrar aqui, mas essa me parece a melhor opção.

Conclusão


Existem mais evidencias do oitavo dia, mas você entendeu. Uma nova semana se iniciou com a Ressurreição de Cristo. É inteiramente possível que estejamos no oitavo dia e não no sétimo. Porem, fica a pergunta: Se estamos no oitavo dia, não teriam se iniciado os novos céus e nova terra? Obviamente não. Mas talvez esse seja o momento de preparação para isso.

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