Recentemente eu ouvi a seguinte frase: “A Bíblia nunca nos manda fazer apologética”. Nesse texto, eu vou responder a essa afirmação. (Leia também esse texto.)
“A Bíblia nunca nos manda fazer apologética” – Uma Resposta
1 Pedro 3:15
Esse talvez seja o versículo mais
famoso sobre apologética. Para uma defesa desse versículo, vou copiar a partir
do versículo 8, o qual o titulo é “Sofrendo por fazer o bem”:
E, finalmente,
sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos,
entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
Não tornando
mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo
que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
Porque Quem
quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus
lábios não falem engano.
Aparte-se do
mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
Porque os
olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas
orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
E qual é
aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?
Mas também, se
padecerdes por amor da justiça, sois bemaventurados. E não temais com medo
deles, nem vos turbeis;
Antes,
santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança
que há em vós,
Tendo uma boa
consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores,
fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. - 1 Pedro
3:8-16
“Anti-apologeticos” vão dizer que
o versículo sempre usado para justificar a apologética é usado fora de
contexto. Porem, olhando acima eu não vejo nada que possa estar fora de
contexto. É bem claro que o contexto não fala de “sair por ai dando argumentos”,
mas normalmente quem interpreta esse versículo como ordenador de apologética o
interpreta como ordem de Apologética Defensiva. Que quer dizer, dar uma razão
para a esperança quando alguém vier para combater nossa fé.
O versículo diz “Estejam sempre
prontos para dar a razão da esperança que há em vós”, mas “tendo boa consciência”.
Pouco antes, ele fala de “não responder o mal com o mal, e insultos com
insultos”. Então, o que o autor esta dizendo é que, se alguém vier para falar
mal de sua fé, ou insultá-lo, responda com sabedoria, sabendo a forma adequada
de se defender. A palavra usada aqui é “Apologia”, que significa literalmente “defesa”.
Nenhuma outra interpretação faz jus ao que Pedro quis dizer.
O Evangelho de Lucas – Obra Apologética
Lucas começa seu Evangelho
dizendo:
Tendo, pois,
muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se
cumpriram,
Segundo nos
transmitiram os mesmos que os presenciaram desde oprincípio, e foram ministros da
palavra,
Pareceu-me
também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Para que conheças a certeza das coisas
de que já estás informado. - Lucas 1:1-4
Me parece um tanto quanto obvio
que Lucas escreveu o Evangelho para dar a razão da fé que ele tinha. Lucas não só escreveu os milagres de Cristo, como também apelou a testemunhas oculares.
Apostolo Paulo – O Apologista
Como eu argumentei em outro texto, Paulo foi um grande apologista em Atenas e em todas as suas cartas. Ele
não “viu que a filosofia era ruim” depois, ele simplesmente usou uma estratégia
diferente para públicos diferentes. Paulo foi um grande mestre apologético, ele
sabia como falar com determinados públicos da forma correta.
Cristo – O Maior Apologista da História
Se não faço as
obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as
faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que
o Pai está em mim e eu nele. – João 10:37,38
Não crês tu
que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não
as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. – João 14:10
Dando evidencias de que o que Ele
fazia vinha do Pai, Cristo fez Apologética. Alguns podem responder “Mas isso
seria contrario ao que Jesus disse, pois ele chamou os descrentes de porcos,
cachorros, cobras, hipócritas, etc”. Porem, Cristo não veio para condenar ou
insultar, Ele veio para buscar e salvar os perdidos. Só depois que os chefes
Judeus planejaram matá-lo ele condenou-os.
Mas a
sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada,
tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem
hipocrisia.
Ora, o fruto
da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. – Tiago 3:17,18
Devemos ser pacíficos,
especialmente quando pregamos o evangelho.
Pense na missão de Jesus: Deus
veio em forma humana com a missão de mostrar as pessoas que Ele era o Messias,
o Filho de Deus e o Salvador. Se Ele chegasse e apenas falasse “Iai, sou Deus,
caras”, o Cristianismo nunca teria existido. Ele sabia que deveria dar
evidencias. Os ensinamentos de Jesus e Seus milagres serviam de evidencias de
quem Ele era. Veja Mateus 11:4-6:
E Jesus,
respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:
Os cegos vêem,
e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são
ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
E
bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. - Mateus 11:4-6
O argumento de Jesus era básico:
Premissa 1 – Se alguém fizer certas ações (como as citadas em Mateus
11:4-6), então esse alguém é o Messias.
Premissa 2 – Eu estou fazendo essas ações
Conclusão – Portanto, Eu Sou o Messias.
Os Milagres mostrados na Bíblia tem
três motivos:
1-
Glorificar a natureza de Deus (João 2:11; 11:40)
2-
Dar credito a pessoas que são “agentes” de Deus (Atos
2:22; Hebreus 2:3-4)
3-
Dar evidencia para a crença em Deus (João 6:2, 14;
20:30-31)
Nicodemos disse a Jesus:
Rabi, bem
sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais
que tu fazes, se Deus não for com ele. – João 3:2
Em Atos, Pedro diz que Jesus foi “aprovado
por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no
meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”
(Atos 2:22)
Jesus disse:
Então alguns
dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver
da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes
respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe
dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38,39
Deus confirmou a afirmação Messiânica
quando Jesus disse que o sinal que confirmaria quem Ele era, era a ressurreição.
Note que nem todas as testemunhas
aos milagres creram, Jesus não fazia seus milagres para entretenimento. Eles
eram feitos para dar respostas.
Mesmo depois dos milagres, muitos
não creram em Cristo (João 12:37), e Jesus mesmo disse que estes não seriam
convencidos mesmo “se alguém ressuscitasse dos mortos” (Lucas 16:31). Um
resultado, apesar de não ser o propósito, dos milagres é condenar o descrente
(João 12:31, 37). O padrão Bíblico dos milagres é o seguinte:
Sinal/Milagre – conhecimento era transferido – Deveria resultar em obediência/participação
ativa.
Jesus também apelava a parábolas para
comunicar a mensagem do Reino de Deus, fazendo as pessoas usarem a imaginação
para entender a mensagem. Alem disso, Jesus usou a própria autoridade e
demonstrou a autoridade da Bíblia Hebraica.
Se nós somos chamados para ser
como Cristo, então somos chamados a fazer apologética. Da mesma forma que Ele
fez: Com clareza e amor.
Agradecimentos:
Grupo do Facebook: CAA – Christian
Apologetics Alliance
ThinkApologetics: The
Apologetics of Jesus
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