Nessa serie, pretendo responder a
uma longa (looooonga) lista de supostas contradições bíblicas. A maioria dessas
“contradições” vem de falta de estudo, desconsideração de contexto,
desconsideração de estilo literário, entre outras coisas.
Pra começar, vamos ver o começo
mesmo: Genesis 1, 2 e 3. Será que eles se contradizem e/ou contradizem o resto
das Escrituras?
Gênesis 1, 2 e 3 são contraditórios?
Quem foi criado primeiro: O ser humano ou os animais?
Gênesis 1 diz que antes da criação
do homem, no sexto dia, os animais foram criados. Porem, Gênesis 2 nos diz que
os animais foram criados depois.
Gênesis 1 nos da uma seqüência de
eventos, enquanto Gênesis 2 esta focado em detalhar os acontecimentos do sexto dia.
Note que o texto em Gênesis 2:19 não diz que Deus criou, naquele momento, os
animais. O texto simplesmente diz que depois que criou os animais, ele os levou
a Adão. Veja como a tradução Almeida Corrigida e Revisada coloca o texto:
“Havendo,
pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos
céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão
chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.” - Gênesis 2:19
Antes que você diga que estou
selecionando uma tradução favorável a meu ponto de vista, veja como esta
escrito no original:
Vayitser ‘adonay ‘elohim
E-formou Senhor Deus
A palavra usada aqui pra “formou”
é “Vayitser”, que esta no Pretérito Perfeito simples. Ou seja, nos diz uma ação
já concluída.
Os céus e a terra foram criados em seis dias (Gênesis 1) ou em um dia
(Gênesis 2:4)?
A palavra para “dia” em hebraico é
Yom, que não se restringe a um período de 24 horas. Em Gênesis 2:4, ela esta
sendo usada no sentido de “no tempo em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”.
Seria algo similar a quando nós dizemos “no meu tempo...”, nos referindo a vários
períodos da nossa vida.
Mas e as plantas? Antes ou depois da criação do homem?
Gênesis 1:11-12 nos dizem que
Deus fez a Terra produzir as plantas no terceiro “dia”, enquanto Gênesis 5 nos
diz que foi no sexto:
“E toda a
planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda
não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e
não havia homem para lavrar a terra.” - Gênesis 2:5
A solução aqui esta em entender o
significado da palavra “erets” (terra) no hebraico. Como o texto diz, toda a
planta do campo ainda não havia
brotado. A palavra erets não significa necessariamente o planeta Terra inteiro.
Pode significar o solo ou o campo local. A “terra” referida aqui obviamente é o
solo do Jardim do Éden. E isso é implicado pelo contexto de Gênesis 2. Todo o
capitulo se passa no Jardim do Éden e no sexto “dia”.
E as estrelas? Foram criadas antes (Jó 38:4-7) ou depois da Terra (Gênesis
1:16-19)?
“Deus fez os
dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a
noite; fez também as estrelas.” - Gênesis 1:16
A palavra para “fez” é “asah”,
que significa “fazer” ou “preparar”. Muitos estudiosos atuais notaram que a
forma correta da tradução pra esse verso é “Deus havia preparado/feito dois
grandes luminares... também havia feito as estrelas”. (Falarei mais sobre isso
em minha serie sobre Criacionismo Progressivo)
Se há somente um Deus (Deuteronômio
4:35), por que o plural (Gênesis 1:26; 3:22) e a menção de outros deuses (Números
33:4)?
Há apenas um Deus. Porem, esse
Deus é um o que com três quem. Em Deuteronômio 6:4, por exemplo, diz o
seguinte:
“Ouça, ó
Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.” - Deuteronômio 6:4
A palavra para “único” é echad,
que não proíbe mais de uma pessoa. Um exemplo seria na frase “um casal”. É
apenas “um casal”, mas possui duas pessoas. (Note que, não estou dizendo que a
Trindade seja um grupo de três ou algo do tipo, mas sim um Deus que “é” três pessoas).
A palavra para “Deus” nessa frase também é “Elohim”, que esta no plural. O
Cristão usaria os versos no plural para dizer que é uma indicação da Trindade.
Quanto aos outros versos, que
falam de outros deuses, a Bíblia simplesmente esta dizendo que o povo adorava
outros seres criados que eles chamavam de deuses. Outras partes da Bíblia se
referem a estes como ídolos.
Adão não deveria morrer no dia em que comesse da arvore do bem e do mal
(Gênesis 3:17)? Então por que ele morreu apenas 900 anos depois (Gênesis 5:5)?
Alguns argumentam que isso seria
evidencia de um sexto “dia” com mais de 24 horas, a que a palavra yom não se
restringe a um período de 24 horas. Porem, uma explicação mais satisfatória é a
de que Adão morreu espiritualmente naquele dia. No exato momento em que Adão
comeu do fruto, ele pecou e se separou de Deus.
Embora alguns tentem argumentar
que apenas o processo da morte começou naquele momento, o texto original não
permite essa tradução. Eles argumentam que a tradução de “muwth muwth” é “morrendo
morrereis”. Porem, a forma verbal não permite essa tradução, e o correto é “certamente
morreras” mesmo. A tradução errada (morrendo morrereis) não faria sentido com a
fala da serpente (certamente não morrerás) também.
Deus tem corpo (Gênesis 3:8) ou não (Lucas 24:39)?
Deus não tem corpo, Ele é puro espirito. Em Gênesis
3:8, Deus esta apenas se manifestando. Assim como se manifestou a Moisés na
sarça ardente. Outras passagens que dizem que Deus “desceu dos céus” (Gênesis
11:5) são teofanias. Outras partes que dizem que Deus tem “partes” como em Êxodo
31:18 são antropomorfismos, falando de Deus com termos humanos.
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