Um “erro cientifico” comum da Bíblia
apontado pelos Neo-Ateus, é o de que no Livro de Josué existe um momento em que
o Sol para completamente. Josué pede a Deus para que pare o sol para que ele
consiga ter luz o suficiente para vencer seus inimigos. Mas como pode o sol ter
parado por um dia inteiro?
Como pode o sol ter parado por um dia inteiro?
Josué 10:12-14
Então Josué
falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de
Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua,
no vale de Ajalom.
E o sol se
deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está
escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se
apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve
dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz
de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Josué 10:12-14
A Terra não precisa ter parado completamente
Note ali, na parte sublinhada,
que o sol “não se apressou”. Isso pode indicar que a Terra simplesmente
diminuiu de velocidade, e o sol só se pos depois de um dia inteiro.
É Deus!
Embora essa não seja uma
alternativa considerada pelos ateístas, não há nada de absurdo em Deus parar a
Terra e impedir que catástrofes aconteçam. Ele criou o Sol e a Terra e pode
fazer o que quiser com eles. Você não pode argumentar contra um milagre sem
considerar quem causou o milagre. (Dã)
Reflexo milagroso
Alguns estudiosos sugerem também
que a Terra continuou normal, mas algo “miraculosamente criado” no céu refletia
a luz do sol, dando a impressão de que o sol ficou parado por um dia inteiro.
A linguagem da Bíblia
A Bíblia sempre fala da
perspectiva de um observador na Terra. Então, é bem possível que não tenha sido
o “sol” que parou, mas sim que o evento aparentou ter parado ao observador. Como
Norman Geisler e Thomas Howe colocaram:
“...a Bíblia emprega uma linguagem comum, referindo-se às coisas como
um observador as descreveria. Assim, na realidade não foi o sol que parou: foi
isso, porem, que aparentou a quem tenha observado o evento.” [1]
Fontes
[1] – Norman Geisler e Thomas
Howe, “Manual de dificuldades bíblicas”, p. 123
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