No
meio dos defensores do Criacionismo de Terra Jovem, existem certos “jargões”
que são repetidos várias e várias vezes, mas aparentemente não há nenhuma
reflexão crítica no que diz respeito a eles. Não quero soar grosseiro, mas
esses “argumentos” são tão... ruins, que me surpreende alguém com qualquer
capacidade mental usá-lo.
Assim,
vamos ver quais são os piores argumentos dos Criacionistas de Terra Jovem
(podemos chama-los de Terrajovistas?) usam.
“Por que o autor usou yom e não outra palavra, como olam?”
Extremamente
comum no meio Terrajovista, esse argumento levanta um questionamento, no
mínimo, inútil. Suponha que te diga a seguinte frase: “Eu joguei a dama na
piscina”. Estou eu falando da peça “dama” do xadrez, ou de uma senhora? Teria
eu jogado a peça na piscina, ou empurrado uma mulher nela? Sendo assim, por que
eu não usei a palavra “senhora” ou “mulher”?
Vê? O
questionamento acima é análogo ao que ao Terrajovistas fazem ao questionar por
que Moisés usou yom e não outra
palavra. A palavra yom pode
significar um longo período.[1] Desse modo, questionar o
por que de Moisés não ter usado outra palavra para longo período, quando a
palavra que ele usou pode significar um longo período, é um questionamento
vazio e sem muito sentido.
Além
disso, deve ser apontado o fato de que a tradução correta em Gênesis 1
provavelmente é “dia” mesmo. A questão é se esses dias são literais ou não, e
há diversas razões exegéticas para se dizer que eles podem não ser literais.
Por exemplo, o uso da linguagem poética em quiasma e repetições, a ausência de
artigo definido na língua original, o uso de palavras de poesias (“luzeiro
menor” e “luzeiro maior”), o uso óbvio de metáforas (Gênesis 2:24), etc.
Ao
falar que a palavra “dia” de Gênesis 1 é usada de modo metafórico, seremos
levados ao outro “argumento” dos Terrajovistas...
“Se você não considerar Gênesis totalmente
literal, você logo estará dizendo que a ressurreição de Jesus não foi literal!”
Esse
sim é o pior argumento dos
Criacionistas de Terra Jovem. Ele é tão ruim, mas tão ruim, que qualquer ser
pensante deveria repensar sua existência depois de usá-lo.
Ei,
você! Leia os seguintes textos:
Disse Deus: "Haja luminares
no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para
marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para
iluminar a terra". E assim foi.
Deus fez os dois grandes
luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite;
fez também as estrelas.
Gênesis 1:14-16
Por essa razão, o homem
deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gênesis 2:24
A terra, porém, ajudou a
mulher, abrindo a boca e engolindo o rio que o dragão fizera jorrar da sua
boca.
O dragão irou-se contra a
mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que
obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.
Então o dragão se pôs em pé
na areia do mar.
Apocalipse 12:16-18
Acho que, então, devemos dizer que a lua literalmente é um luminar que emite luz,
que quando as pessoas fazem sexo elas literalmente se fundem, e que no fim dos
tempos vai vir um grande dragão que vai brigar com uma mulher por aí. Ah, não é
literal? CUIDADO! Se você disser que essas passagens não são literais, logo
logo vai estar dizendo que a ressurreição não é literal hein! Dã.
Não é
o caso de interpretarmos como não-literal para encaixar a ciência moderna no
texto, mas porque há razões exegéticas para entendermos que esse não é o caso.
O Dr.
Michael Heiser expõe o que acha desse movimento “literalista” de interpretar as
Escrituras:
Eu diria algo assim: a
interpretação literalista é um bom caminho a se seguir, mas não é o único
caminho, e em diversas passagens não é o caminho crucial. Em vários casos, você
vai se enganar com relação ao que a Escritura está ensinando se você tiver
apenas o literalismo na sua mente – Se essa for a sua única perspectiva de como
a Bíblia pode ser legitimamente entendida em qualquer parte da Escritura. Isso
[o literalismo] é algo que as pessoas ensinam muito quando se fala de profecia.
Bom, adivinhe? As profecias do Antigo Testamento não eram sempre cumpridas
literalmente. Isso é muito fácil de se perceber quando você vê as referências no
Novo Testamento citando o Antigo. Por exemplo, em Oséias 11:1 diz: “do Egito
chamei a meu filho”, mas Mateus [2:15] cita isso quando fala de Jesus, Maria e
José, quando eles levam Jesus de volta do Egito. E adivinha o que mais? Oséias
11:1 nem ao menos é uma profecia. É uma referência ao tempo passado, que se
refere ao êxodo de Israel do Egito, e Mateus vê isso como uma analogia a Jesus
quando sai do Egito. Onde está o literalismo ali?[2]
Essa
noção literalista não é crucial para a inerrância das Escrituras. Norman
Geisler diz que essa insistência dos Terrajovistas em dizer que a crença numa
Terra Antiga levanta duvidas sobre o restante da Palavra de Deus é apenas um
exemplo de falácia do declive escorregadio.[3] Ou seja, estão dizendo que
se deixarmos A acontecer, logo deixaremos Z acontecer. O que é simplesmente
falacioso.
Geisler
prossegue dizendo que isso não aconteceu com ele (que é um dos maiores
defensores da inerrância atualmente!) e nem com a grande maioria dos fundadores
do movimento da inerrância dos últimos 100 anos.[4] “É um fato”, diz Geisler, “que
não existe conexão lógica necessária entre a crença de uma pessoa em um
universo antigo e na descrença na Palavra de Deus.”[5]
Esse questionamento dos
Terrajovistas mostra claramente como o movimento de Terra Jovem está se
tornando uma seita, colocando medo em seus adeptos caso não concordem com eles. Essa é a tática principal das seitas para manter seus membros presos a elas.
“A Bíblia é simples! Sua interpretação é
muito complicada para um livro que até uma criança pode entender!”
“...nosso
amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando
disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender. que os indoutos e inconstantes
torcem, e igualmente as outras Escrituras,
para sua própria perdição.” (2 Pedro 3:15,16)
Esse
simples versículo já refuta a ideia de que a Bíblia é um livro simples. Mas não
vamos parar por aqui. É verdade que há certos versículos que são simples, e que
até mesmo uma criança pode entender o evangelho. Mas a Bíblia não é um livro simples. Isso é só uma
desculpa pra se ficar na superfície e não estudar a Palavra de Deus por
preguiça ou ficas nesse “super misticismo” de que a Bíblia é um super livro.
Veja se essas passagens são simples:
Doutra
maneira, que farão os que se batizam
pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se
batizam eles então pelos mortos? (1 Coríntios 15:29)
E
então? Devemos nos batizar pelos mortos? Devemos imitar os Mórmons e fazer o
batismo pelos mortos, pensando na ressurreição final?
São
também sete reis. Cinco já caíram, um ainda existe, e o outro ainda não surgiu;
mas, quando surgir, deverá permanecer durante pouco tempo.
A
besta que era, e agora não é, é o oitavo
rei. É um dos sete, e caminha para a perdição. (Apocalipse 17:10,11)
São
sete ou oito reis? Como o oitavo rei é um dos sete reis? O que há de simples nessa passagem?
[Jesus]
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito
de toda a criação (Colossenses 1:15)
Jesus
é Deus e nunca começou a existir, ou ele foi o primeiro gerado de toda a
criação? A que o termo “primogênito” se refere? O que significa πρωτότοκος
[prototokos]?
Deus está na assembléia divina; julga no meio dos deuses:
Até
quando julgareis injustamente, e tereis respeito às pessoas dos ímpios?
Fazei
justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado.
Livrai
o pobre e o necessitado, livrai-os das mãos dos ímpios.
Eles
nada sabem, nem entendem; andam vagueando às escuras; abalam-se todos os
fundamentos da terra.
Eu
disse: Vós sois deuses, e filhos do
Altíssimo, todos vós. (Salmos 82:1-6)
O Deus
Trino é o único Elohim? Ou há deuses
menores que são os filhos de Deus? Como entender que esses “deuses” são apenas
juízes se não há relato de Deus escolhendo judeus para julgar as nações fora de
Israel?
Não
são respostas simples para esses versos. A “leitura plena e simples” do texto
nos faz crer que devemos nos batizar pelos mortos, ensinar que Jesus foi criado
e que o henoteísmo é bíblico. Seriamos um mix
de Testemunhas de Jeová com Mórmons! Mas quem estuda esses textos a fundo sabe
que eles não ensinam isso.[6]
A Bíblia
não é um livro simples. Talvez ela tenha sido mais simples quando foi escrita, já que os leitores viviam no
contexto em que ela foi escrita. Mas nós temos um distanciamento cultural e linguístico
muito grande.
Normalmente,
pessoas como Kent Hovind dizem que se você der a Bíblia para qualquer pessoa na
rua ela sempre chegará a conclusão de que Deus criou tudo em seis dias.
Qualquer pessoa na rua também chegaria a conclusão de que Jesus é ontologicamente
menor do que o Pai (João 14:28). Mas interpretar o texto sem estuda-lo é o
mesmo que encher o prato de carne para ser devorada pelas seitas.
Em
suma, esses são os argumentos dos Terrajovistas que julgo serem os piores.
Outros argumentos foram respondidos no meu livro A Gênese em Gênesis, então se tiver interesse pode compra-lo no
site do Clube de Autores ou na Amazon.
[1] Em
1 Reis 1:1 é traduzido para “idade”. Em 1 Reis 11:42 ela é usada para um
período de quarenta anos. Em 2 Crônicas 21:19 é usado duas vezes, uma se refere
a “anos” e outra a “tempo”. Em Zacarias 14:7-9 yom é acompanhado de um numeral e se refere a um período de 1000
anos. Salmo 90:1-7 também usa yom com
as palavras “tarde” e “manhã” se referindo há um período “como de mil anos”.
[2] Sentinel
Apologetics, Michael Heiser - Top 10
Myths about Bible Study, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=15PT8EVN1UQ;
acesso 19/03/2019
[3]
Norman Geisler, A Responde to Ken Ham
and Answers in Genesis on does inerrancy require believe in a Young Earth?,
disponível em https://normangeisler.com/a-response-to-ken-ham-and-answers-in-genesis-on-does-inerrancy-require-believe-in-a-young-earth/;
acesso 19/03/2019
[4]
Ibid.
[5]
Ibid.
[6]
Apesar de existirem cristãos como Michael Heiser que defendem a ideia de um
Concílio Divino. Veja: HEISER, Michael. The
unseen realm: Recovering the Supernatural Worldview of the Bible,
Bellingham, WA: Lexham Press, 2015; e HEISER, Michael. Supernatural: What the Bible Teaches About the Unseen World - and
Why It Matters, Bellingham, WA: Lexham Press, 2015.
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