quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Apostolo Paulo e seu uso da filosofia grega


Uma das coisas mais interessantes que os exegetas bíblicos notaram, foi o constante uso de citações de filósofos, poetas e autores teatrais gregos feita pelo Apóstolo Paulo em suas cartas. Apesar de alguns erroneamente acharem que Paulo abandonou a filosofia depois de Atos 17 por supostamente ter falhado (veja por que este pensamento esta errado clicando aqui), Paulo continuou com constante uso da filosofia grega, de forma que ele sempre usava para a) dar um aconselhamento cristão, e b) cristocentralizar o ensino grego de forma edificante. 

O Apostolo Paulo e seu uso da filosofia grega


Epimenides, Sócrates, etc...


Paulo esta citando Epimênides em:

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos
Atos 17:28

Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
Tito 1:12

Ele cita Menandro, autor de peças teatrais, em:

As más conversações corrompem os bons costumes.
1 Coríntios 15:33

Quando Aristóteles diz que “Contra tal não há lei, pois eles mesmos são a lei”, Paulo concorda quando diz:

Contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:23
...para si mesmos são lei;
Romanos 2:14b

Os mesmos paralelos ficam mais claros quando comparamos Paulo e Platão:

Platão: Mas estes são verdadeiros corredores, chegando ao fim, ambos recebem os prêmios e são coroados.
Paulo: ...todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. - 1 Coríntios 9:24b

Platão: Ser mentalmente carnal era a morte.
Paulo: Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção - Gálatas 6:8

Platão: Se viver é assim, eu digo que morrer é ganho.
Paulo: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. - Filipenses 1:21

Platão: Mas me é imposta essa obrigação – a palavra de Deus que eu pensei que deveria ser considerada primeiro.
Paulo: Pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! - 1 Coríntios 9:16
[Traduzi da Apologia de Sócrates do inglês. As traduções brasileiras trazem: “não obstante, parecia-me imperioso dar a máxima importância ao serviço do Deus.”]

Sócrates: Conhece-te a si mesmo
Paulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo - 1 Coríntios 11:28a

O conceito de ensinamentos de Platão também pode ser visto em alguns escritos de Paulo. Para aqueles familiarizados com a Alegoria da Caverna, vão ver que Paulo faz referencia em Colossenses 2:16-17, quando diz:

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Colossenses 2:16,17

Paulo, aqui, esta resolvendo os dois problemas da igreja de Colosso com uma só referência. Na igreja, eles estavam dando muita atenção às festividades cerimoniais judaicas e às doutrinas filosóficas dos gregos. Então, Paulo usou em uma só frase uma formula judaica para falar das festas (“festas, luas novas e sábados” – “anuais, mensais e semanais”) com referência à Alegoria da Caverna (“são sombras... mas o corpo é Cristo”). Enquanto os oponentes de Paulo afirmavam que essas coisas eram sombras de um Mundo das Ideias, Paulo mostrou do que realmente estas coisas eram sombras: De Cristo.

É bem interessante ver que Paulo possuía um bom conhecimento da cultura grega e de seus filósofos. Além de usar seu conhecimento sobre o judaísmo para a evangelização de Judeus, Paulo também utilizou seu conhecimento da filosofia para a evangelização dos gentios. Além disso, vemos claras referencias de Paulo à estes filósofos em seus escritos para a edificação espiritual dos Cristãos.

Fontes


BIBLE THINGS IN BIBLE WAYS. Paul and his use of greek philosophy. Disponível em: <https://biblethingsinbibleways.wordpress.com/2013/07/14/paul-and-his-use-of-greek-philosophy/>. Acesso em: 24 nov. 2016.

BIBLEHUB. Pulpit Commentary: Colossians 2 Disponível em: < http://biblehub.com/commentaries/pulpit/colossians/2.htm>. Acesso em: 24 nov. 2016.

COPAN, Paul; LITWAK, Kenneth. The gospel in the marketplace of ideas: Paul's Mars Hill for Our Pluralistic World. 1 ed. [S.L.]: IVP Academic, 2014. 201 p.

RECLAIMING THE MIND. Paul, the new socrates in athens: paul as philosopher (part III). Disponível em: <http://www.reclaimingthemind.org/blog/2010/09/paul-the-new-socrates-in-athens-paul-as-philosopher-part-iii/>. Acesso em: 24 nov. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário