segunda-feira, 7 de março de 2016

Seria o titulo de “Filho do Homem” usado por Jesus o mesmo de Ezequiel?


Tipicamente, nós Cristãos dizemos que esse é um titulo único de Jesus que demonstra sua divindade. Porem, Espíritas vão apontar que durante todo o livro de Ezequiel, o profeta Ezequiel é chamado de “filho do homem”. E então? Será que esse titulo demonstra apenas que Jesus é “um filho do homem” qualquer? A resposta é não, e por alguns bons motivos.

Seria o titulo de “Filho do Homem” usado por Jesus o mesmo de Ezequiel?


A tradução do grego pro hebraico é única de Jesus


O titulo “Filho do Homem” usado em grego para Jesus é “ho huios tou anthropos”, que significa “O Filho do Homem”. Esta se tratando de alguém especifico. Se traduzirmos para o hebraico, a tradução seria “ben hadam”, enquanto o hebraico do livro de Ezequiel é “ben adam”, que significa “um filho do homem”. Então, enquanto em Ezequiel temos um mero filho do homem, quando Jesus diz “O Filho do Homem” esta falando de alguém especifico.

Quem é esse especifico?


Quando Jesus diz:

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Mateus 24:30

E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.
Marcos 14:62

Ele esta citando a profecia de Daniel 7:

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Daniel 7:13-14

E alem disso, no Antigo Testamento, o ato de voar nas nuvens é apenas para Deus:

Peso do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles.
Isaías 19:1

Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele. [...]
Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente.
Salmos 68:4; 33

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade.
Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina.
Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento.
Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.
Salmos 104:1-4

Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.
Deuteronômio 33:26

Conclusão



Em Ezequiel, ele é apenas “um filho do homem”. Um filho de seres humanos qualquer. Mas quando Jesus diz ser “O Filho do Homem” esta dizendo que é alguém especifico. No texto completo de Marcos 14:62/Mateus 24:30, Jesus esta citando uma passagem de Daniel, onde ele vê O Filho do Homem nas nuvens. Isso é uma afirmação que mostra o auto-entendimento de Jesus como Deus. Então, O Filho do Homem é o próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário