segunda-feira, 17 de agosto de 2015

“Resposta” as 5 perguntas não respondidas sobre Jesus


Eu estava na internet (sem saber o que postar), e ai eu vi esse texto da pagina Ultra Interessante. Vale dizer que, sempre que uma pagina com “Interessante” ou “Fatos” ou “Desconhecido” no nome fala de Jesus ou do Cristianismo, sai alguma asneira. Nesse caso, foi pouca bobagem, mas creio que não posso culpar o autor do texto.

“Resposta” as 5 perguntas não respondidas sobre Jesus


Quando Jesus Nasceu?


Essa é realmente um mistério. Com certeza não foi 25 de dezembro, mas eu duvidaria também que tenha ocorrido em 7 a.C. ou 2 a.C. Mas, se tivesse que escolher entre um dos dois, 2 a.C. é mais provável. Mas eu a excluiria e preferiria crer em algum ponto de 1 d.C. (Apesar de admitir de cara que não tenho evidencia fora da tradição para dar suporte ao minha crença.)

Jesus foi casado?


Com toda a certeza não. O site diz “alguns estudiosos bíblicos” logo depois de citar O Codigo da Vinci, o que não traz credibilidade nenhuma para a afirmação. Não existe evidencia alguma nas quatro biografias confiáveis de Jesus ou nas cartas do Novo Testamento que digam que Jesus foi casado com qualquer mulher. Qualquer fonte citada (como o Evangelho de Filipe) veio séculos depois e com toda a certeza não foram escritos por aqueles a quem a autoria é atribuída. Por contraste, todos os livros do Novo Testamento foram escritos no primeiro século, com fontes próximas dos eventos (Q, M, L e a tradição Paulina) e com as testemunhas ainda vivas. Então, nenhum critico do Novo Testamento diria seriamente que Jesus foi casado.

Será que Jesus andou sobre as aguas?


O texto do site tenta “naturalizar” o milagre dizendo que Ele andou sobre o gelo. Isso é ridículo, aqueles presentes com certeza veriam o gelo e não diriam que foi um milagre. Alem disso, quem andaria de barco no gelo?
Jesus andando nas aguas é multiplamente atestado por fontes independentes e antigas. Que algo aconteceu ali, é fato. De qualquer forma, essa passagem não é apenas importante pelo milagre, mas pelo Ego Eimi (“Eu Sou”) dito por Jesus. Isso mostra que Ele realmente disse ser igual ao Pai.
Em todo caso, excluir a possibilidade de milagres é raciocínio circular. Se Deus existe, milagres são possíveis. Então pra dizer que é impossível o Deus encarnado andar sobre as aguas, é excluir milagres logo de inicio, o que é raciocínio circular.

Quando Jesus morreu?


O eclipse em 29 d.C. pode ser descartado, pois não esta de acordo com a data tradicional. Recentemente, o cosmólogo cristão Dr. Aron Wall propôs que a escuridão foi um “evento miraculoso” ou que nuvens cobriram o sol por vontade de Deus mesmo.

Jesus morreu no Sudário de Turin?



Creio que Gary Habermas seja o maior defensor do sudário. Mas de qualquer forma, não vejo tanta relevância no debate da ressurreição. A evidencia histórica vinda dos evangelhos e da tradição Paulina é muito mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário