quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O Teísmo Evolucionista mostra um Deus “preguiçoso” e “ineficiente”?


Um erro comum dos críticos ao Teísmo Evolucionista é o de achar que colocamos Deus em uma posição de “preguiçoso” e "ineficiente". Um Deus que apenas “deixa rolar” e depois aparece. No texto de hoje, vou mostrar alguns motivos do porque essa visão esta errada.

O Teísmo Evolucionista mostra um Deus “preguiçoso” e “ineficiente”?


Deus é o Sustentador


Deus sustenta o mundo em todo o momento. Ele não é apenas “O Criador”, mas também o Sustentador do universo. Se Ele escolher destruir o universo a qualquer momento, o faz em um piscar de olhos.

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos... - Atos 17:28

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. - Colossenses 1:17

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder... - Hebreus 1:3

Deus sempre cuida de nós


Você crê que nesse exato momento Deus esta cuidando da humanidade? Que em Sua providencia, Ele sabe sustem e comanda o mundo pelo melhor caminho de forma que sejamos ainda livres? Se sim, o que o impediria de fazer o mesmo no mundo antigo? De fato, a Bíblia diz que Deus cuida dos animais. Se nós tivermos sido animais durante o processo evolucionário, então não há nada de ilógico em Deus cuidando de nós e nos guiando durante o processo.

Porventura caçarás tu presa para a leoa, ou saciarás a fome dos filhos dos leões, Quando se agacham nos covis, e estão à espreita nas covas? Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? - Jó 38:39-41

Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento. - Salmos 104:21

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? - Mateus 6:26

Deus criou por métodos naturais


O relato de Gênesis é bem claro: Deus nos criou usando métodos naturais. Ele ordenou que as aguas e a terra produzissem animais. Ao mesmo tempo, o relato diz que Deus nos criou. Então, Deus ordenou que a terra produzisse os animais terrestres, e ao mesmo tempo nos criou diretamente.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. - Gênesis 1:20, 21

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. - Gênesis 1:24, 25

No primeiro verso, a palavra é “bara”, que significa “criar algo novo”. Isso não é necessariamente criação ex nihilo (a partir do nada). De outra forma, seria contraditório Deus usar a agua pra criar e ao mesmo tempo criar sem usar nada. No segundo verso, a palavra é “asah”, que significa “fazer algo” (não algo novo e muito menos do nada) ou “preparar”.

Quem somos nós pra dizer algo?


Se Deus escolheu criar pelo método evolucionista, quem somos nós pra dizer que Ele esta errado? Mesmo que nós não vejamos esse método como o melhor, para Deus, que sabe tudo, talvez esse tenha sido o melhor método para o propósito que Ele tinha em mente. Como Francis Collins colocou:

“Eu vejo a mão de Deus trabalhando através do mecanismo da evolução. Se Deus escolheu criar os seres humanos em sua imagem e decidiu que o mecanismo da evolução era uma forma elegante de alcançar seu objetivo, quem somos nós para dizer que não foi assim?”

E Dr. Craig diz:

“Talvez não haja a melhor forma possível de criar a vida. Então, um ser perfeito deve simplesmente escolher uma forma boa para criar a vida. Podem haver formas melhores de criar a vida do que pela evolução, mas enquanto essa for uma forma boa, um ser perfeito não pode ser culpado por escolher assim. [...] Isso levanta a questão [...] O que nós queremos dizer por ‘melhor’? Melhor pra quem? Pra Deus? Certamente não! Ele já é perfeito. [...] para um ser onipotente todas as formas de criar são igualmente fáceis.” [Reasonable Faith Q&A #301, “An Evolutionary Argument against (Christian) Theism”]

Seria Deus ineficiente?


Eficiência não é um problema pra Deus. Pra algo ser ineficiente, deve-se ter os recursos e o tempo limitado. Mas Deus não tem limites. Como Craig diz:

“Eficiência é valoroso apenas para criaturas que tenham recursos limitados ou tempo limitado ou ambos e portanto precisa controlar seus recursos e o uso de seu tempo da forma mais eficiente. Mas para um ser infinito como Deus que tem recursos ilimitados e tempo ilimitados, eficiência simplesmente não é algo valoroso. Não é importante.” [Defenders, “Creation and Evolution” (Part 14) Transcript]

Dr, Craig diz isso seguindo de uma citação de Thomas Morris, que diz:

“...que razões nós temos para crer que eficiente seja uma propriedade de grandeza máxima? [...] O que é a propriedade de ser eficiente? Um pessoa eficiente é uma pessoa que usa sua energia e seu tempo tentando alcançar seus objetivos com a menor energia e tempo possíveis. Eficiência é uma propriedade boa para se ter se essa pessoa tiver poder limitado e tempo limitado, ou ambos. Mas fora essas limitações, não esta claro que eficiência seja o tipo de propriedade que seja melhor ter do que não ter. Em uma concepção Anselmiana de Deus, ele é tanto onipotente quanto eterno, sem sofrer limitações nem em poder nem em tempo. Então, me parece que não há uma boa razão para pensar que eficiência seja o tipo de propriedade que um ser Anselmiano exemplificaria. [Thomas V. Morris, “The Logic of God Incarnate”, p. 78]

Conclusão


Evolucionismo Teísta não torna Deus um “preguiçoso” que só olha. Mas nos da a mesma visão de qualquer criacionista: Um Deus Criador e Sustentador que cuida de Sua criação de acordo com Seu proposito e Seu desejo. Deus pode criar da forma que quiser, como Ele achar melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário