quarta-feira, 1 de julho de 2015

Criacionismo Progressivo #11 - Profetas “desde o principio”?


Recentemente, eu li esse texto de Henri Morris, no qual ele argumenta que, como a Bíblia fala de coisas “desde o principio”, então a criação recente é a melhor interpretação. Ignorando toda a arrogância do individuo, teriam os argumentos dele algum sucesso? Creio que não. Alguns estão fora de contexto e outros são forçados.


Profetas “desde o principio”?


Lucas 11:50-51


Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração. - Lucas 11:50, 51

Pelo bem do argumento, vamos supor que os dias sejam literais. Abel nasceu quando? No sétimo dia? Oitavo? Novo? Não. Depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim (em um dia que ninguém sabe quando foi), eles ainda tiveram que “casar” e esperar nove meses pra Abel nascer. Quase um ano depois de Adão e Eva terem sido expulsos. Então claramente a passagem fala do inicio dos profetas ou inicio dos humanos modernos.

João 8:44


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. - João 8:44

No texto de Morris, ele diz que aqui fala de Cain. Não consigo ver onde diz isso. Claramente fala de Satanás, que foi criado bem antes do universo. Deus já sabia que ele iria se rebelar quando o criou, então ele é categorizado como “homicida” desde o principio. Desde que ele nasceu.

Lucas 1:70


Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo - Lucas 1:70

De novo, desde o principio do mundo humano, desde o primeiro profeta. Mas de qualquer forma, a primeira profecia sobre o Messias veio do próprio Deus, não dos profetas (Gênesis 3:15).

Atos 3:21


O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. - Atos 3:21

Contexto é tudo:

Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser. Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo’.
"De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias..." - Atos 3:22-24

“De Samuel em diante” é algo bem significativo, não?

Romanos 1:20


Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis - Romanos 1:20

Desde a criação do mundo... haviam humanos nos dias 1 a 5? Ah... De qualquer forma, desde a criação do mundo Deus já havia colocado suas “pistas”. E desde a criação do primeiro observador, essas “pistas” são vistas.

Conclusão



Nenhuma parte do Novo Testamento da um argumento forte para a crença em criação literal em seis dias consecutivos de 24 horas. Buscar pelo em ovo não muda o fato simples: A Biblia não fala a idade da Terra nem do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário