sábado, 11 de julho de 2015

Conceitos errados sobre o Evolucionismo Teísta


Recentemente, eu li um texto de Michelson Borges intitulado “Evolucionismo ou criacionismo: adventistas não têm opção” e comecei a pensar em como nem ele e nem muita gente entende o que é o teismo evolucionista. Quanto ao texto, eu não vou discutir aqui por que eu acho uma enorme bobagem (pra não dizer outra coisa) dizer que a guarda do domingo ou o teísmo evolucionista serão a marca da besta.
“Mas Felipe, você não é adventista?” – Não. É bem verdade que eu freqüentava a IASD e me considerei um por um tempo. Mas a importância de Ellen White me fez ver que eu não nasci pra ser ASD. O próprio Michelson Borges explica o por que de eu não poder ser um Adventista neste vídeo.

Conceitos errados sobre o Evolucionismo Teísta


“Evolucionismo Teísta tira Deus como Criador!”


Falso. Dizer que TEs tiram Deus de toda a criação é cometer a Falácia do Espantalho. Qualquer Teista Evolucionista (TE) vai dizer que Deus é o responsável pela criação. Ele criou os céus, a terra, os mares e tudo que neles há.

“Evolucionismo Teísta tira a importância de Cristo!”


Como? Admitindo que Deus veio ao mundo como homem, sofreu e morreu por nossos pecados e ressuscitou três dias depois? Isso é tirar a importância de Cristo? Outra falácia do espantalho.

“Evolucionismo Teísta trata parte da Bíblia (Gênesis) como mito!”


Primeiro, aqueles que tratam Gênesis 1 como poesia buscam razões para isso. Razões como a repetição, paralelismo e estilo poético de Gênesis 1. Segundo, eles ainda tratariam a mensagem de Gênesis 1 como de grande importância pra humanidade. Por fim, existem Teistas Evolucionistas que tratam Gênesis 1 como literal. Eles adotam a Gap Theory (Gênesis 1:1 – intervalo – Gênesis 1:2) junto com a interpretação Day-Age (Cada dia é uma era). Essa posição foi bem explicada no livro “Creation and the origin of species” de Matthew McClure. Essa ainda é uma interpretação literal de Gênesis 1. Então, não é obrigatório crer que Gênesis 1 seja uma poesia (ou mito, se preferir) pra ser um Cristão e Evolucionista.

“Evolucionismo Teísta diz que Deus criou morte!”


Bom... Ele criando antes ou depois do pecado ainda foi Ele quem criou, não?

“Evolucionismo Teísta trata o Dilúvio como mito!”


Não. Uma coisa não tem ligação com a outra. Eu, pessoalmente creio em um dilúvio local.

“Evolucionismo Teísta é uma reinterpretação das escrituras que trata a ciência como autoridade suprema!”


Como eu já argumentei em outro texto, interpretações diferentes de Gênesis são baseadas nas próprias Escrituras desde os Pais da Igreja. Mas, pelo bem do argumento, vamos supor que isso seja verdade. E daí? Por séculos os Judeus interpretaram as passagens do Antigo Testamento como se referindo a um Deus unitário. Mas depois que Jesus veio, nós conseguimos encontrar todas as três pessoas da Trindade no Antigo Testamento. É uma reinterpretação causada pela revelação progressiva de Deus. Então, mesmo que a ciência tenha nos dito algo que nos faça reinterpretar Gênesis 1, ainda assim não há mal algum nisso.

Conclusão


Você pode crer na evolução e crer 100% na Bíblia? Sem duvida nenhuma. Você pode crer na evolução e no Deus criador dos céus e da terra. Uma coisa não exclui a outra.
Infelizmente, a igreja não percebeu ainda que a interpretação humana de sete dias de 24 horas apenas afasta as pessoas de Deus e torna o Cristianismo em piada. Algo lamentável que me move como Apologista Cristão a tentar mudar esse cenário.

Concluo este texto oficializando duas coisas: Voltei ao Teismo Evolucionista (a serie sobre o Criacionismo Progressivo continuará, já que são posições parecidas.) e não me considero mais um Adventista do Sétimo Dia por algumas razões alem das citadas acima.

2 comentários:

  1. Uma Pergunta.. Você esta com a Verdade Absoluta? tem Chance de Você esta Errado?

    ResponderExcluir
  2. ótimo amei ! eu não entendo cristãos tratando um pessoa que busca conhecimento cientifico e desvendar os mistérios do mundo como desobediente a Deus ou enganados pois foi Deus mesmo q nos mandou dominar a criação....
    tbm acredito em Deus ,na ciencia e evolução

    ResponderExcluir