quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Os piores argumentos contra o Teísmo #13 - "O homem criou Deus a sua imagem"


Uma acusação comum dos ateus da internet hoje em dia, é a de que “o homem criou Deus a sua imagem”. Isso vem da idéia de que “pessoas viviam com medo” e por isso criaram uma espécie de “super-man” para protegê-las e consola-las. Esse “super-man” teria que ser parecido com eles, para poder ser “amigo”.

O Homem criou Deus a sua imagem?


Não funciona no Cristianismo

Essa idéia pode funcionar com os deuses pagãos das religiões antigas, pois seus deuses possuíam forma humana. Os deuses gregos tinham a cor da pele branca, assim como os gregos, e os deuses da Etiópia tinham a pele escura, assim como o povo de la. Mas isso não funciona no conceito de Deus Judaico-Cristão.

O Deus Judaico-Cristão

Diferente dos deuses pagãos, o Deus Judaico-Cristão é descrito como sendo invisível (algo bem diferente do Seu povo). Os Hebreus eram comandados a não fazer imagens de Deus, isso porque seria uma demonstração limitada dEle. Alem disso, o Novo Testamento diz que Deus não se parece com o ser humano:

“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” - Romanos 1:22-23

A Bíblia descreve Deus como um ser santo e sagrado, enquanto o ser humano é um grande pecador. Ela também diz que não importa o que o ser humano faça, nunca alcançará a Deus. O Deus da Bíblia é descrito como algo extremamente superior a qualquer ser humano e que nenhum humano pode chegar perto de Sua santidade.
Em quase todas as religiões, a salvação vem através do esforço humano. Apenas no Cristianismo a salvação vem como um presente gratuito de Deus. Não pode ser conquistado pelo esforço humano.
A maioria das religiões descreve seus deuses como seres que estão no universo e, em alguns casos, que tem pais. Nenhum desses atributos vale para a realidade do universo em que vivemos. Apenas o Deus da Bíblia transcende o tempo e o espaço, apenas um Deus assim é logicamente possível.

Comparando

O Deus da Bíblia é:
-Onipotente (1 Crônicas 29:11; Jó 11:7; Filipenses 3:20-21)
-Onisciente (1 João 3:20; Colossenses 2:2-3)
-Onipresente (Provérbios 15:3; 2 Corintios 2:14)
-Transcende as dimensões (Clique aqui)
-Maior que o universo (1 Reis 8:27)
-Espiritual - não tem corpo (João 4:24)
-Eterno (Gênesis 21:33; Miquéias 5:2)
-Absolutamente Sagrado (1 Samuel 2:2; Atos 3:14)

O ser humano é:
-Muito limitado em poder
-Muito limitado em conhecimento
-Restrito ao sistema solar
-Tem três dimensões
-Nunca passou de 2,50m~3m
-Corpo físico composto de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio
-Vive aproximadamente 120 anos
-Somos todos pecadores e erramos.

O argumento é circular

Dizer que o homem criou Deus pressupõe que o ateísmo seja verdade sem nenhuma razão, argumento, evidencia ou prova. Portanto, esta pressupondo o ateísmo antes de argumentar já.

Conclusão

Então, claramente esse argumento de “o homem criou Deus a sua imagem” é falso. Pelo menos para o Deus da Bíblia. Alem disso, o argumento é circular por pressupor que Deus seja um ser criado pelo homem. 

Agradecimento:

God and Science, “God Invented in the Image of Mankind?”, http://www.godandscience.org/apologetics/invented.html#n07

Nenhum comentário:

Postar um comentário