segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O Jesus Histórico #8 - Refutando " O Messias de César" (Jesus foi inventado pelos Romanos?)



Joseph Atwill, um historiador amador, veio ao publico fazendo uma grande “revelação”. De acordo com ele, Jesus foi uma invenção de César pra “acalmar” aos Judeus. Não só Atwill quebra códigos de ética entre historiadores, como sua teoria é repleta de falhas.

Quem é Joseph Atwill?

Ele é meramente um amador. De acordo com ele, é preciso ler os quatro evangelhos junto com a Guerra dos Judeus de Flavio Josefo (historiador do primeiro século) para “compreender o código hiper secreto”. Claro que, somente ele em toda a sua genialidade conseguiu desvendar esse código.
Joseph Atwill não é nem ao menos um academico de respeito. Como Larry Hurtado disse:

“Eu nunca tinha ouvido falar desse cara (Joseph Atwill), em grande parte porque, bem, ele é um zé ninguém no campo de estudos bíblicos. Não tem PhD no assunto (ou assunto relacionado), nunca teve um cargo acadêmico, nunca (até onde eu posso dizer) publicou nada em nenhum jornal respeitável que é revisto por pares, ou em qualquer série de monografia respeitável, ou se apresentou qualquer conferência acadêmica onde as pessoas competentes pudessem avaliar suas afirmações. Em vez disso, de forma retumbante, dirige as suas pretensões ao público em geral, sabendo que são incapazes de avaliá-los e assim, por pura novidade da alegação, espera atrair uma multidão, vendas e publicidade. É o estilo dos oportunistas, não acadêmicos.”
[1]

E P.Z. Myers disse:


“Eu acho que alguns muitos ateus estão vendo essas notícias sobre o Joseph Atwill e pensando ‘nossa! Deve ser um cara muito estudado e acadêmico que sabe do que está falando’ e não estão pensando mais profundamente do que isso. A ideia é ridícula. Se você é um dos muitos ateus que entusiasticamente me encaminham essa notícia do Atwill ou a mencionam no twitter […] Olha lá. Acho que você já conheceu o grande amigo de tantos malucos meia-boca no mundo: o viés de confirmação.”
[2]



Mas, vamos a alguns problemas com a teoria dele.

Cristianismo só depois de 73 d.C.?

Para a teoria funcionar, o cristianismo não pode ter existido antes de 73 d.C. Porem, a grande maioria das cartas de Paulo foi escrita antes disso, por volta de 68 d.C. A data padrão entre os historiadores para os evangelhos é a seguinte:
Mateus (85-90 d.C.)
Marcos (65 d.C.)
Lucas (80-85 d.C.)
João (90-100 d.C.)
Mas também pode ser argumentado que Lucas e Marcos foram escritos ambos antes de 70 d.C. Isso por causa da queda do templo de Jerusalém.
Suponha que seu líder, o qual você segue estando disposto a morrer por ele, dissesse que um grande templo em sua cidade seria destruído e depois de alguns anos ele tivesse sido realmente destruído, você não escreveria isso na biografia desse seu líder?
Isso acontece nos evangelhos. Jesus falou sobre a queda do templo em Jerusalém e, 40 anos após sua morte, o templo foi destruído. Mas nenhum evangelho fala sobre essa destruição. Por isso, apesar de alguns datarem de mais tarde, podemos saber que eles foram escritos antes de 70 d.C.
Norman Geisler e Frank Turek dizem:

“Bem, aqui está um problema para aqueles que dizem que o NT foi escrito depois do ano 70 d.C: não existe absolutamente nenhuma menção do cumprimento dessa tragédia predita em lugar algum nos documentos do NT. Isso significa que a maioria, se não todos os documentos, deve ter sido escrita antes do ano 70 d.C.”
[3]

Em grande parte do livro de Atos, Lucas se dedica a contar a trajetória de Paulo e dos apóstolos detalhadamente. No entanto, ele não menciona a morte de Paulo e Tiago, os dois principais lideres cristãos. Por meio de Clemente de Roma, sabemos que Paulo foi executado no final do reinado de Nero, que terminou no ano de 68 d.C. Por meio de Josefo, sabemos que Tiago foi morto em 62 d.C. F. F. Bruce diz:

“Há fortes argumentos para se datar esse documento histórico (Atos) no final de encerramento de Paulo em Roma (60-62 d.C.)” [4]

Então, podemos dizer que ele foi escrito antes de 62 d.C., e como Atos foi escrito como uma “seqüência” do evangelho de Lucas, nós podemos dizer que o Evangelho de Lucas foi escrito ainda antes.
Depois de ver quão bem o NT encaixa-se com os dados arqueológicos e históricos, o arqueologo liberal William F. Albright escreveu:

“Já podemos dizer enfaticamente que não há mais nenhuma base sólida para considerar que algum livro do NT tenha sido escrito depois do ano 80 d.C.” [5]

As outras cartas do Novo Testamento foram escritas ainda antes. Como F. F. Bruce argumenta:

“A estas epistolas, em ordem cronológica, atribuiria as cartas seguintes: Gálatas: 48; I e II Tessalonicenses: 50; Filipenses 54; I e II Coríntios: 54-56; Romanos: 57; Colossenses, Filemom e Efésios: 60, aproximadamente. As epistolas Pastorais, quer no que concerne a questões no estilo e linguagem, quer no que respeita à atmosfera histórica exibem marcas de data posterior as demais cartas paulinas, o que, entretanto, pouca dificuldade oferece aqueles que admitem um segundo encarceramento do apostolo em Roma por volta do ano 64”
[6]

Alem disso, o historiador romano Tácito diz que Nero estava perseguindo os Cristãos em 64 d.C. Tácito também diz que imensas multidões de Cristãos estavam vivendo em Roma na época.

Os Romanos já tinham derrotado os Judeus

Por que os romanos fariam isso? Eles já tinham esmagado os Judeus em 70 d.C. destruindo a cidade e o templo. Como J. P. Holding colocou:

“Alguém poderia se perguntar porque diabos Tito iria se importar em começar uma nova religião para os judeus que ele já tinha derrotado no campo de batalha. Alguém também poderia se perguntar como e por que uma missão para os Gentios começou; de fato, por que Tito iria permitir seu próprio ‘monstro Frankenstein’ a se envolver com as pessoas que ele não tinha nenhum problema de lealdade.”
[7]

Os Romanos jamais fariam isso

Os ROMANOS, inventando um cara que dizia ter autoridade sobre o Céu e a Terra? (Mateus 28:18)
Os ROMANOS, um povo politeísta, inventando um Deus que proibia a adoração de outros deuses?
Chris White mostra mais problemas:

“Jesus diz a seus seguidores varias e varias vezes que a lealdade a Ele substitui todas as lealdades, incluindo autoridades políticas.
Um exemplo de seus seguidores desobedecendo o governo por causa dos ensinamentos substitutos de Jesus pode ser encontrado em Atos 5:29 e 4:19.É difícil expressar o quão cruel e assustadora essa idéia seria aos romanos. ‘Então, você esta nos dizendo que você tem um rei verdadeiro o qual você é mais leal do que o imperador?’” [8]

Muitos Cristãos morreram por suas crenças, por se recusarem a adorar e a fazer sacrifícios para os deuses romanos.  Plínio, o Jovem, escreveu para o Imperador Trajano para ver o que deveria fazer pois estava tendo que matar muita gente. Trajano respondeu:

“... se eles forem denunciados e provados culpados, eles devem ser púnicos, com essa restrição, aquele que negar que é Cristão e realmente provar isso - quer dizer, adorando nossos deuses – mesmo que estivesse sob suspeita no passado, deve obter o perdão...”

Trajano esta dizendo que a prova de que alguém é Cristão é que essa pessoa não adora os deuses nem o imperador romano.

Ninguém viu?

Os romanos, saindo por ai dizendo que tinha esse cara que curava pessoas, exorcizava pessoas, ressuscitou pessoas, foi julgado em publico, castigado em publico e crucificado na páscoa, quando um eclipse e um terremoto aconteceram e as pessoas disseram “Não vi isso, meus pais nunca falaram isso, ninguém me falou sobre isso... Bom, não importa, vou seguir e morrer por ele.”

Não foi escrito em aramaico/hebraico. E dai?

Atwill argumenta que o fato dos documentos terem sido escritos em Grego é evidencia de que eles não foram escritos pelos Judeus. Mas isso é bobagem. Judeus usavam grego em seus escritos. Como Tom Verenna colocou:

“Era comum os judeus usarem grego na antiguidade – Josefo, Filo, alguns autores dos Pergaminhos do Mar Morto, [...]
Jesus bem Sira (Sirach), varios apocrifos. [...] Dependia de sua educação e do nivel de assimilação que os familiares de qualquer um com o periodo socio-cultural dos periodos Helenisticos-Romanos seriam capazes de explicar facilmente. Atwill claramente não tem noção desses conceitos, provavelmente porque ele não se incomodou em ler nada relacionado a isso...” [9]

O estilo dos escritos é bem diferente

Atwill diz que o Novo Testamento foi todo escrito por Flavio Josefo. Mas isso é extremamente implausivel. Os estilos de escrita e narrativa são diferentes. Alem das datas e dos detalhes secundarios divergirem.
Os Judeus antigos valorizavam muito a tradição oral. Alguns rabinos chegavam até mesmo a decorar todo o Antigo Testamento. É absolutamente improvavel que uma só pessoa tenha escrito todos os evangelhos com seus estilos diferentes e detalhes divergentes (que não são contradições! Falarei disso em outro texto.)

Conclusão

No ultimo texto, eu disse que iria falar da divindade de Cristo, mas ai eu lembrei disso aqui e resolvi escrever sobre. No proximo texto sim, devo começar a falar sobre o assunto.
Sobre o “Messias de Cesar”, é claro que a teoria não deve ser levada a serio e não tem apoio de nenhum historiador serio, alem de não ter absolutamente nenhuma evidencia histórica e ser repleta de problemas de logica e problemas históricos.

Fontes

[1] – FlimFlam of the Month: “Covert Christianity”, http://larryhurtado.wordpress.com/2013/10/11/flimflam-of-the-month-covert-christianity/
[2] – P.Z. Myers, “How can smart atheists be bamboozled by Joseph Atwill?”, http://freethoughtblogs.com/pharyngula/2013/10/10/how-can-smart-atheists-be-bamboozled-by-joseph-atwill/
[3] – Norman Geisler e Frank Turek “Não tenho fé suficiente para ser ateu”, p. 177
[4] – F. F. Bruce, “Merece confiança o Novo Testamento?”, p. 19
[5] – Recent Discoveries em Bible Lantis, p. 136.
[6] – F. F. Bruce, Idem, p. 20
[7] – Tektonics, “Joseph Atwill Caesars messiah review”, http://www.tektonics.org/books/csmessrvw.php
[8] – Ceasar’s Messiah Debunked, http://caesarsmessiahdebunked.com/
[9] – Tom Verenna, “No, Joe Atwill: Rome Did Not Invent Jesus”, https://tomverenna.wordpress.com/2012/09/25/no-joe-atwill-rome-did-not-invent-jesus/

11 comentários:

  1. Por que essa história continua na penumbra? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  2. Por que essa história continua na penumbra? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  3. Em nenhum momento o Joseph Atwill falou que o cristianismo surgiu após o 73 d.c, pelo contrário, ele até chegou a falar que os cristãos messiânicos e militarísticos já existiam bem antes de 66 d.c. Mas o termo cristão é um título dado as pessoas que se ofereciam como messias libertador, a palavra "cristo" já existia antes do nascimento de Jesus e era comum na literatura judaica. A palavra hebraica MESSIAS é traduzido para o grego como KRISTOS OU CRISTO. È só pesquisar. Joseph Atwill falou que em 66 D.C os judeus se rebelaram contra Roma por um movimento messiânico, vários judeus se ofereceram como Messias para lutar contra Roma. Esse movimento Messiânico estava seguindo uma profecia que estava nas suas escrituras que um governante mundial sairia da Palestina e restauraria Israel ao poder e liderança do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Jesus existiu ou não?. Aqui vai mais uma versão a respeito da origem do cristianismo. São muitas e cada dia aparece mais.

    https://www.youtube.com/watch?v=rjgdIVo136E

    Veja:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os americanos derrotaram os japoneses e nem por isso deixaram de doutrina-los

      Excluir
    2. os americanos derrotaram os japoneses e nem por isso deixaram de doutrina-los

      Excluir
  5. minhas conclusões são mais voltadas para o cristianismo ser uma mistura de mitos pagãos, judeus e romanos, por isso aparece de tudo um pouco

    ResponderExcluir
  6. minhas conclusões são mais voltadas para o cristianismo ser uma mistura de mitos pagãos, judeus e romanos, por isso aparece de tudo um pouco

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Amigo eu aconselho vc procurá saber direitinho sobre Flávio Josefo.
    Ele nasceu em 37 d.c. ou seja ou seja 3 anos depois da suposta morte do seu líder ."vamos imaginar que Josefo tenho começado a inventar essa história com 20 anos , então ele começou a escrever o gibi entre o ano 60 e 63 d.c." um livro não se escreve ou no caso aqui inventa da noite para o dia . Vá escrever um artigo para vc vê.
    Outra coisa o templo não foi destruído , foi sim destruído partes do templo. "É só vê a foto na internet".
    Ao contrário que o seu líder disse: "não ficará pedra sobre pedra" ou seja tinha que ser uma distribuição total , coisa que não aconteceu , quem já foi em Israel pode afirmar isso.
    Eu aconselho todos estudarem orarem e pedir a revelação da verdade para o Eterno .
    Ok
    Ficam na paz.

    ResponderExcluir
  9. Amigo eu aconselho vc procurá saber direitinho sobre Flávio Josefo.
    Ele nasceu em 37 d.c. ou seja ou seja 3 anos depois da suposta morte do seu líder ."vamos imaginar que Josefo tenho começado a inventar essa história com 20 anos , então ele começou a escrever o gibi entre o ano 60 e 63 d.c." um livro não se escreve ou no caso aqui inventa da noite para o dia . Vá escrever um artigo para vc vê.
    Outra coisa o templo não foi destruído , foi sim destruído partes do templo. "É só vê a foto na internet".
    Ao contrário que o seu líder disse: "não ficará pedra sobre pedra" ou seja tinha que ser uma distribuição total , coisa que não aconteceu , quem já foi em Israel pode afirmar isso.
    Eu aconselho todos estudarem orarem e pedir a revelação da verdade para o Eterno .
    Ok
    Ficam na paz.

    ResponderExcluir