terça-feira, 14 de outubro de 2014

Um Casamento Muito Esperado


Nesse ultimo fim de semana eu estive em Porto Alegre por causa do casamento de um grande amigo (por isso e por causa da Brasil Game Show que não teve posts). Já que esse meu amigo (e sua esposa) fizeram parte de minha jornada a Cristo, vou contar um pouco aqui sobre “tudo”.

Irmão de fé

Há alguns anos (na época do Orkut ainda), eu era moderador de uma comunidade do Orkut que falava sobre o Nintendo Wii. Em algum momento, um jovem bem (beeeeeeeem) alegre e otimista entrou na comunidade e fez amizade com todos la. Esse jovem “guri” era um grande fã da serie Metroid e do jogo Tales of the Abyss. Sua assinatura de fórum era uma frase que me chamava bastante atenção: “You can do anything, as long as you don’t give up” [você pode fazer qualquer coisa enquanto não desistir). Essa frase vem do jogo “Wild Arms” (se não me engano era pra Playstation 1)
Detalhes iniciais a parte, houve um momento em que eu estava “mal ao extremo”. Algumas coisas aconteceram em minha vida que não me deixavam ter o “otimismo” de antes. Bom, this Guy acabou vindo me consolar, mesmo sem termos conversado muito antes. Ele me contou um pouco da própria vida e sobre Deus. Acabei descobrindo que ele era Adventista, uma religião Cristã que eu não conhecia (serio), e ele me contou também que havia uma guria especial que ele gostava muito.

Uma história de amor bem melhor do que Crepúsculo

Essa guria especial era da mesma igreja que ele. Eles eram “desbravadores” (algo como escoteiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia). Pelo que sei, ela resistiu bastante a ele, mas ele gostava dela de uma forma inacreditável desde o começo. Foram alguns anos de um sentimento forte pela guria, desde o primeiro momento em que ele a viu, até que ela começou a sentir o mesmo por ele.
Eu não sei os detalhes (e nem teria autorização para conta-los se soubesse), mas esse casal que eu gosto muito teve uma longa jornada juntos até agora. Nesse fim de semana eles se casaram em uma cerimônia linda, onde os dois cantaram um para o outro e onde o Pastor falou coisas muito bonitas sobre o casamento, Cristo, união e amor. Depois da cerimônia, houve uma bela festa de casamento, onde estavam todos os familiares, amigos e nossos grandes amigos do Orkut. Foram pessoas de todo o Brasil para a cerimônia desses nossos amados amigos recém-casados.

Para sempre

Esse é um daqueles casais que você olha e vê que é algo que durará para sempre. Isso porque eles tem consciência do que é o Amor de verdade. Deus é amor. Com todo esse momento de amor e união deles, dava pra ver nos olhos de ambos que eles sentiam algo grande um pelo outro e por Aquele que os uniu.
Existem pessoas que tem medo de compromissos e/ou outras que tem medo de ficar com uma só pessoa para sempre. Eu coloco “medo” como palavra, pois dizer que “não quer” é apenas um disfarce. Esse medo vem da grande onda de divórcios e decepções causadas pelo mundo secularizado e sua visão de que só existe corpo e de que tudo é normal. Mas esse medo não existe nesses meus amigos que se casaram. Eles sabem o que é o amor.
O amor não é quando você pensa 24h por dia na mesma pessoa. Isso é paixão. A paixão nos cega e nos da idéias loucas sobre o que pode ou não acontecer. Esse sentimento dura por no maximo alguns anos e depois a imperfeição aparece. E nesse momento, cometemos um erro brutal. Queremos que o relacionamento perfeito venha de dois imperfeitos. Queremos algo para nos satisfazer, sem pensar em algo para satisfazer. Meus dois grandes amigos que se casaram claramente já tinham em mente os defeitos uns dos outros, mas o amor dos dois é maior do que isso. Eles não amam só um ao outro, eles também amam Aquele que é Perfeito.

A visão Cristã sobre o amor

De acordo com Jesus, amar a Deus é o mandamento mais importante. Isso não vai te garantir uma “vida feliz e cheia de flores”, mas com toda a certeza te confortará em momentos difíceis. Você ama e é correspondido. Uma das coisas que o Pastor falou na cerimônia, foi a de que existem muitas pessoas que pensam que Deus não entende o que é o amor não-correspondido. Mas se esquecem de que existem ateus e “falsos cristãos”. Deus ama todos eles, mas eles não correspondem. Deus sabe perfeitamente o que é não ser amado. No principio, ele criou Eva para a companhia de Adão. Abençoou-os e nos mostrou o ideal original para o casamento: Homem e mulher deixarão seu pai e sua mãe e ambos se tornarão uma só carne. O casamento Cristão marca o inicio de uma vida nova. O relacionamento cristão é de Cristão para Cristã, monogâmico e puro (que o leitor entenda esse “puro”). Não apenas os dois estarão envolvidos nessa nova vida, mas Jesus fará parte dela também.
Agora, se esse é o caso, se o Cristianismo for verdadeiro, é bastante obvio porque o mundo esta como esta em relação ao amor. Mas esse não é um post muito filosófico, então vejamos algo relacionado.

Pra tudo se da um jeito

Em muitos momentos da minha vida, eu falho em “ser otimista”. Por muitos anos, minha “frase motivadora” foi “Pra tudo se da um jeito”. Mas depois dos acontecimentos contados rapidamente no inicio do texto (o momento de “mal extremo”), eu acabei criando a idéia de que “nem tudo tem um jeito”. Recentemente, eu tenho me preocupado com algumas coisas relacionadas ao tópico “amor”. Eu pensava em todos os obstáculos possíveis.
No final da festa de casamento, eu estava ajudando os recém-casados a arrumar algumas coisas, então eu virei pra minha amiga recém-casada e perguntei “Pode me dizer uma frase motivadora?”. A resposta dela foi exatamente a frase motivadora do meu passado: “Pra tudo se da um jeito”.
Não só meu amigo me ajudou em um momento ruim, como sua esposa agora me lembrava do que eu havia esquecido. 

Amor existe


Olhando para os dois juntos, em seus momentos de olhares brilhantes, sorrisos “de orelha a orelha”, discussõezinhas por problemas e um dito “sim” após uma pergunta importante do Pastor, a conclusão obvia aparece: Amor existe – Deus é amor

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" 

1 Coríntios 13:7-8

Um comentário:

  1. Quase chorei, mano... Para com isso ae! auehhauehuae

    Como já te disse, sou muito grato ao Senhor por ter te encontrado em meu caminho. Que Ele possa continuar te iluminando com Seu amor e glória, assim como tem feito. Foi uma honra e uma grande benção te ter presente no nosso casamento.

    Hoje e sempre, é nóis mano! Abração do Guy! ;)

    ResponderExcluir