segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Seria a Bíblia machista? #2 - A Igualdade da Mulher

Tendo visto que o ideal original no inicio era a igualdade e parceria entro homem e mulher, agora é hora de ver a igualdade da mulher mostrada na Bíblia.

Lendo o A.T. vemos dois paralelos importantes:

1-      Estruturas sociais patriarcais
2-      A honra das mulheres como iguais, incluindo matriarcas e lideres mulheres em Israel.

Os pais tinham uma responsabilidade legal de serem os “chefes de família”. Quando uma mulher da família (filha ou esposa) faz votos, essas promessas tinham que ser aprovadas pelo pai/marido (Números 30). Isso representa mais do que uma proteção para a mulher. É bem difícil mudar tradições sociais, especialmente no antigo Oriente Médio. Atitudes patriarcais eram fortes no antigo Oriente Médio, atitudes que vão bem longe da igualdade mostrada na criação. Gênesis 2:24 afirma que o homem tinha que deixar seus pais e se “apegar” a sua esposa como uma parceira. Mas a queda da humanidade afetou bastante os relacionamentos humanos. Sara seguia os costumes do Oriente Médio e chamava seu marido de “meu senhor” (Gênesis 18:12). Ela deu sua serva Hagar a Abraão pra eles terem um filho, já que ela não podia (Gênesis 16:3), outra pratica comum no antigo Oriente Médio.
Por outro lado, essas atitudes patriarcais distorcem fortemente grandes afirmações de dignidade e igualdade das mulheres. Mulheres/esposas eram honradas igual a seus maridos/pais, e muitas matriarcas ajudaram a liderar Israel e a comandar famílias. Muitas passagens falam de proteção e cuidado com as viúvas e mulheres divorciadas. Deus se preocupa com a justiça para as viúvas e outros membros vulneráveis da sociedade como órfãos e estranhos não-israelitas. Deus sempre fala que ele esta do lado dos fracos e indefesos. (Êxodo 22:22; Deus. 10:18; 14:29; 24:17; etc).
Estruturas patriarcais tinham uma forte influencia na sociedade Israelita, mas mesmo assim nós vemos varias passagens no A.T. que falam sobre a igualdade:

Gênesis 1:27 Criou, pois, Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á ã sua mulher, e serão uma só carne.

Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Levidico 19:3 Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Provérbios 6:20 Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe;

Provérbios 18:22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

Provérbios 19:26 O que aflige a seu pai, e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra.

Provérbios 23:22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.

Provérbios 23:25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu ã luz.

Cânticos 6:3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios.

O A.T. também esta cheio de poderosas matriarcas que eram muito valorizadas e exerciam uma grande influencia. Mulheres como: Sara, Agar, Rebeca, Raquel, Lia, Tamar, a princesa egípcia, Miriã e as sete filhas de Jetro (sogro de Moises), Zipora (esposa de Moises), Débora, Rute, Naome, Abigail, a mulher em Provérbios 31 entre varias outras.
A lei cerimonial também dizia que a mulher não só era igual ao homem, como também tinham as mesmas responsabilidades. A lei levitica sobre o adultério vale para os dois, sem distinção. Sobre menstruação, isso obviamente afeta apenas mulheres, mas homens também têm seus problemas! (Levidico 15:16-18, 32; 22:4; Deut. 23:10)

Conclusão


Vimos então que existem passagens sobre a igualdade da mulher e esclarecemos alguns pontos. No próximo texto da serie, falarei de passagens que “teoricamente” falam da inferioridade da mulher. (Eu também recomendaria esse vídeo da Alice Barros sobre o assunto.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário