sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Os piores argumentos contra o Teísmo #4 - Por que apenas um Deus?

Por que apenas um Deus? Não poderiam haver outros? Quem sabe Thor, Krishna, Atena... Por que não poderiam haver outros? Afinal, há tantas religiões pelo mundo e houve tantas pela história!
Por que só um Deus?

Só pode haver um Deus

O conceito de Deus é o de que Ele é o Maior Ser Concebível. Se houvessem dois, nenhum seria o maior, já que existiria outro do mesmo nível.

Navalha de Ockham

A Navalha de Ockham é um principio que diz que não devemos postular causas alem da necessidade. Um só Criador e sustentador é o bastante.

Thor, Atena e outros

Note que esses deuses são apenas humanos com “super poderes”. Eles são limitados por características humanas. Deus deve ser alguém que esta alem de nossa compreensão, mas estes são completamente compreensíveis.

Seria a Trindade Cristã absurda então?

A Trindade não são três deuses, mas sim um Deus que é três pessoas. Um ser com três consciências. Um "o que" que é "três quens". Eles não entram em conflito pois compartilham da mesma essência e perfeição moral. Jesus também não era um "super humano", Ele apenas acrescentou a natureza humana finita a Sua natureza divina. (No futuro falarei do porque apenas a Trindade é o único Deus logicamente possível)

Conclusão

Apenas religiões monoteístas fazem sentido. Isso nos deixa com o Cristianismo, Islã e Judaísmo. Outras religiões postulam mais deuses alem da necessidade, sendo esses apenas humanos super poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário