terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os piores argumentos contra o Teísmo #3 - Monstro do Espaguete Voador, Unicórnio Rosa Invisível e Papai Noel


Alguns “livre pensadores super duper racionais” utilizam do “conceito” de um “Deus” obviamente criado por humanos, chamado de “O Monstro do Espaguete Voador”. Basicamente o que eles dizem é “Por que o Deus Cristão e não o Monstro do Espaguete Voador”? Esse não é o único exemplo, muitas vezes também vão usar um “Unicórnio Rosa Invisível” ou o famoso Papai Noel para mostrar que “ausência de evidencia” pode ser evidencia de ausência.

O Conceito de Deus

O conceito tradicional de Deus, de acordo com Santo Anselmo, é o de um ser que é o Maior Ser Concebível. Se você conseguir conceber algo maior que Deus, então este será Deus. Ele deve ser Onipotente, Onisciente, Onipresente, Moralmente Perfeito, etc. Outras características importantes são que ele transcende o tempo, espaço e matéria. Com isso em mente, veremos os problemas dessas “super afirmações de alto QI”.

O Monstro do Espaguete Voador

O MEV é um monstro com massa e almôndegas. O que isso significa é que, alem de ser material, ele poderia ser comido, o que faria dele um ser contingente, portanto, não seria o Maior Ser Concebível. Não apenas isso, mas macarrão com almôndegas é algo criado por seres humanos. Logo, ele não é um Deus eterno.

Unicórnio Rosa Invisível

É fácil mostrar que um conceito de um unicórnio rosa invisível é incoerente. Simples: Unicórnios seriam rosa se eles refletissem a luz rosa. No entanto, para ser invisível, o unicórnio não poderia refletir nenhuma luz. Certamente pessoas que usam esse termo faltaram em muitas aulas de física.

Mas e um Unicórnio Invisível?

É altamente improvável que qualquer ser físico seja invisível, principalmente organismos com vida baseada em carbono. Só isso já garantiria que o unicórnio seria sempre visível. Poderia ser possível que unicórnios fossem invisíveis se fossem feitos de anti-materia, mas esse tipo de existência é extremamente problemática, já que qualquer interação com qualquer matéria iria causar sua destruição.

Papai Noel?

O conceito de Papai Noel é de um “bom velhinho” que vive no Pólo Norte. No entanto, através de observações por satélite não detectaram nenhum Papai Noel. Não é a ausência de evidencia de um Papai Noel que nos faz não crer nele, mas sim nossas evidencias observacionais que nos mostram a ausência dele.

Mas e um Monstro do Espaguete Voador/Unicórnio que é indestrutível, eterno, atemporal, imaterial, imutável, poderoso... Maior Espaguete/Unicórnio Concebível?!?!

O problema com essa opção é que essas são características de Deus. Você esta apenas dando outro nome. Mas o ser é o mesmo.
Essa é exatamente a mesma burrada que Lewis Wolpert fez em seu debate com William Lane Craig.

Conclusão

Me parece então que esses comparativos “super racionais” de seres de “QI altamente elevado” não procedem. Quando você entende o conceito de Deus (e um pouco de física), verá que essas comparações são o ápice da burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário