quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O que o Argumento Moral diz e o que não diz


"Podemos ser bons sem Deus?" A resposta dessa pergunta parece ser obvia: Claro que naturalistas podem ser pessoas boas. Mas então, estaria o Argumento Moral completamente errado?

O que o argumento realmente diz


Eu apresentei aqui no blog uma versão do Argumento Moral que diz que, se não houver algo depois que morremos (como um Novo Mundo), então o comportamento moral não é racional e não há motivo para obedecermos esses comandos.
Outra versão mais comum diz que se não existir Deus, um padrão de bondade acima da humanidade, então não existem valores e deveres morais objetivos. Então, sem Deus, tudo é permitido. (Isso será topico de uma série onde eu falarei de teorias seculares, dilema de Eutifron, etc.)

A confusão de muitos

Muitos não entendem o argumento e dizem: "Mas eu não acredito em Deus! Esta me chamando de imoral??". Isso é simplesmente uma confusão. O argumento não diz que é necessário acreditar em Deus para ser moral. Mas que, sem Deus, a moralidade é injustificável. Quem é você pra dizer que os nazistas estavam errados se não existe uma Lei Moral? Quem é você pra dizer que machismo é errado? Ou homofobia? Como Rice Brooks colocou, qualquer frase de dever moral pode ser retrucada com um "Quem disse?". Você pode então dizer que a moral é relativa. Mas então não pode fazer julgamento moral nenhum, já que será apenas sua opinião sem importância. 

"Mas pra mim Deus não existe! Então esta dizendo que não posso ser moral??"

Essa afirmação é simplesmente estupida. Não estamos vendo o que pessoas creem ou não, mas a realidade objetiva do universo. Não é se Deus existe pra você ou não. É se Ele existe de fato.

Conclusão

A confusão é normal. Mas que fique claro: O argumento não diz que naturalistas não podem ser morais. Mas sim que eles não podem justificar a moralidade.

2 comentários:

  1. Bela explanação, é preciso mesmo esclarecer esse erro. Nem todo aquele que é moral tem Deus, mas se há moral a Fonte não pode ser outra.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o argumento moral é o mais forte de todos.

    ResponderExcluir