domingo, 14 de setembro de 2014

Criação e Evolução #9 - Criacionismo Evolucionario ≠ Evolucionismo Naturalista

Muitos Cristãos vão dizer que a evolução e Deus são incompatíveis porque ela descarta completamente Deus, transformando as espécies em seus estágios atuais por meio de processos não guiados. Como vimos em outro texto, os “processos aleatórios” não excluem a possibilidade de Deus ter guiado a evolução, portanto essa idéia é falsa.
No texto a seguir, vamos ver as diferenças entre o evolucionismo naturalista e o criacionismo evolucionário.

Evolucionismo Naturalista

Os naturalistas acreditam que a vida surgiu espontaneamente por processos naturais e foi gradualmente evoluindo por processos não guiados através de pequenas modificações que foram formando as espécies atuais. O homo sapiens surgiu e vive neste planeta chamado Terra que por algum motivo tinha as condições adequadas para manter vida. Todos nó estamos simplesmente vivendo uma vida sem sentido, esperando a morte. Nossos avanços ajudam a raça humana, mas no final não tem sentido nenhum já que, de acordo com a termodinâmica, o universo chegará a um estado de morte.

Criacionismo Evolucionário/Teísmo Evolucionista

Nessa visão, acreditamos que Deus foi a causa primaria ou causa direta da vida. Depois, Ele guiou o processo da evolução ou deu aos organismo a capacidade de evoluírem de acordo com Sua vontade para atingir Seu objetivo, que eram Adão e Eva. Eles viviam a vida com Deus até a queda da humanidade. As pessoas viveram por milênios buscando conhecer e se reconciliar com Ele, até que Ele mandou Seu Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, para ser o sacrifício supremo para pagar por nossos pecados. No final, a grande justiça será feita, e aqueles que escolheram livremente se separar de Deus encontrarão a separação completa dEle (O tal do inferno). E os que estavam unidos com Ele irão para os novos Céus e nova Terra.

Conclusão

Ambas essas visões estão de acordo com a evidencia cientifica. Não há nada nela que exclua Deus e nem haverá nada que o faça. Na verdade, acho que temos bons motivos para crer que Deus guiou o processo evolutivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário