domingo, 7 de setembro de 2014

Criação e Evolução #7 - Idade da Terra e mortes antes da queda

Criacionistas de Terra Jovem normalmente dizem que não podemos acreditar em uma Terra ou Universo antigo, porque se somarmos as informações genealógicas, então a Bíblia nos diz que Deus criou o universo a alguns milhares de anos. Alem disso, eles dizem que se a Terra for antiga, então houve morte antes da queda do ser humano. Normalmente utilizando passagens para provar seu ponto. Mas será mesmo que a Bíblia é contra a Terra Antiga? O registro fóssil nos diz que houve mortes antes da aparição do ser humano. Será então que a Bíblia esta errada?
A Idade da Terra

Não existe nenhuma parte da Bíblia que diga que a Terra ou Universo tenham 6.000 anos. Alguns podem dizer que se contarmos as genealogias chegamos a contagem de apenas milhares de anos, mas isso não quer dizer muita coisa. Na tradição Hebraica, seqüências de “pai pra filho” podem representar fatos da vida ou longas series de gerações. Mateus, por exemplo, pula varias gerações mencionadas no livro 2Reis.
Os dias também não precisam ser considerados como dias de 24 horas literais. A palavra usada para “dia” em Gênesis é “Yom”, mas essa mesma palavra é usada nas Escrituras para se referir a outras coisas, como “luz do dia” (Gênesis 1:5; João 11:9), “tempo” (Gênesis 4:3; Isaias 30:8), “ano” (1Reis 1:1; Crônicas 4:4), “estação” (Gênesis 40:4; Josué 24:7), “continuamente” (Salmos 139:16) e “era” (Gênesis 18:11, 24:1, 47:28; Josué 23:1, 23:1, 23:2).

Mortes antes da Queda - Uma interpretação diferente

Alguns proponentes de Terra Antiga argumentam que há uma espécie de paralelo entre a morte vinda por um homem e a salvação vinda por Jesus. Pessoas que existiram antes de Cristo foram salvas pelo sacrifício dEle. Similarmente, a morte antes de Adão pode ter acontecido pelo pecado de Adão. Como Hank Hanegraaff colocou:

“Eu não tenho problema algum com a noção de que o pecado de Adão é a causa do mal que precedeu ele assim como é a causa do pecado que procedeu ele [...] O que eu estou fazendo, em um sentido mais especifico, é uma analogia que aponta para a cruz de Cristo. A cruz de Cristo veio em um ponto particular na história e ainda assim ela repara os pecados que a precedem assim como repara os pecados que a procedem. E eu estou usando a mesma idéia para dar o propósito de Deus na criação em um sentido ‘kairológico’ ao invés de cronológico.” [1]

Conclusão

Essa interpretação faz sentido pra mim. Ela é biblicamente consistente e esta de acordo com a evidencia cientifica.
No próximo texto eu vou tentar responder a alguns argumentos que dizem que a Biblia diz que todas as mortes vieram depois de Adão.

Fontes

[1] – Old Earth Creationism and Animal and Plant Death – Hank Hanegraaff, https://www.youtube.com/watch?v=OmDK4LNPU2U

Nenhum comentário:

Postar um comentário